PS acusa oito vezes Catarina Martins de mentir

Grupo Parlamentar do Partido Socialista / Facebook

O deputado do PS João Paulo Correia

O PS usou, esta sexta-feira, oito vezes a palavra “mentira” para contrariar a acusação do Bloco de Esquerda de que o Governo não quer “avançar mais” no combate à pobreza para transferir dinheiro para o fundo de resolução dos bancos.

Durante nove minutos, o vice-presidente da bancada socialista, João Paulo Correia, falou aos jornalistas no Parlamento para responder à coordenadora do BE e dizer que as acusações de Catarina Martins “estão baseadas numa mentira e essa mentira tem que ser desfeita”.

“Não podemos deixar de o denunciar”, afirmou o deputado, que, apesar destas acusações, afirmou, também por várias vezes, que o partido do Governo “está apostado” e “tem todo o interesse no desfecho positivo das negociações, que viabilizem” o Orçamento do Estado de 2021.

Por três vezes, João Paulo Correia afirmou que o Orçamento do Estado não prevê fundos públicos para o Fundo de Resolução, de onde saem verbas, por exemplo, para o Novo Banco, e que essa foi uma pretensão dos bloquistas aceite pelo Governo.

“Dizer que no próximo ano o OE não prevê um reforço do investimento no SNS, dizer que esse esforço não existe, também é mentira. O OE2021 prevê a contratação de 4200 profissionais, prevê o reforço do investimento nos cuidados paliativos, no plano nacional de saúde mental, na construção de hospitais”, acrescentou o socialista, citado pela rádio TSF.

“Continuamos à espera que o Bloco de Esquerda responda àquilo que foram as últimas propostas que foram apresentadas no sentido de caminharmos para mais uma aproximação. Como todos os portugueses entenderão, não é possível continuar a negociar quando os princípios e acusações que se lançam para o processo negocial são baseados em mentira. Da parte do PS, bom senso e responsabilidade também significa denunciar as mentiras”, concluiu.

Numa conferência de imprensa, na quinta-feira, a coordenadora bloquista assinalou como positivo que o Governo tenha dito publicamente que quer continuar as negociações orçamentais, mas referiu que, “do ponto de vista prático”, ainda não chegaram quaisquer contrapropostas ou pedidos de reunião.

“O que esperamos não é que o Governo aceite todas as propostas do BE, é que pelo menos faça contrapropostas sobre estes objetivos e que mostrem a sua capacidade de ter efeito concreto na vida das pessoas e é por isso que mantemos as portas abertas à negociação, mas também é por isso que dizemos, de uma forma muito franca, que não nos comprometeremos com algo em que os anúncios não correspondam ao efeito real na vida das pessoas”, afirmou Catarina Martins, citada pelo Jornal de Notícias.

A votação na generalidade do OE2021 no Parlamento está agendada para 28 de outubro e os bloquistas só decidem o seu sentido de voto três dias antes, numa reunião da mesa nacional, o órgão mais importante do partido entre congressos.

Esta quinta-feira, em entrevista ao jornal online Observador, Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, admitiu a possibilidade de o Governo aprovar a proposta para o Orçamento do Estado sem o Bloco, embora descarte essa hipótese.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Tá bonito,
    Este baile tá bonito,
    Mas não vejo a Temido
    Onde será q’uela está?. .
    Tá bonito,
    A geringonça tá bonita,
    Mas no Kosta ninguém acredita
    O que é qu’o cajo anda a tramar…
    Tá bonito tá
    O vírus a espalhar…
    Tá bonito…”

  2. O primeiro ministro também não foi muito verdadeiro com a Catarina Martins quando negociaram o problema das rendas da EDP! O deputado João Paulo já se esqueceu deste episódio? Talvez seja retaliação, sabe-se lá!? Gato escaldado de água fria tem medo! Cá se fazem, cá se pagam!

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …