PS abre a porta a quotas no alojamento local

Simon Collison / Flickr

Socialistas consideram que o modelo de quotas é um modelo admissível para regulamentar o alojamento local mas querem esperar pelas audições sobre o tema para formular uma opinião definitiva.

Segundo o Diário de Notícias, os socialistas estão a dar um passo em frente relativamente à futura lei que irá regulamentar o alojamento local, aproximando-se do Bloco e PCP.

Luís Testa, coordenador do PS na comissão parlamentar de Economia e membro do grupo de trabalho sobre este tema, defende que a lei deve ter “cláusulas travão quanto à gentrificação dos centros históricos” e, por isso, a imposição de quotas é “um modelo admissível” num quadro legal que deverá dar um “papel relevante aos municípios”.

O próprio Governo manifestou intenção de avançar com uma proposta, mas acabou por recuar quando dois vice-presidentes da bancada parlamentar apresentaram um texto próprio, que permitiria aos condóminos vetar um alojamento local no seu prédio.

Polémica, esta proposta inicial acabou por cair, substituindo-a pelo cenário de perda de autorização à posteriori. Os socialistas abrem agora a porta a um consenso, escreve o DN.

“As quotas são um modelo admissível. É um modelo que pode merecer acolhimento, mas não temos uma posição fechada, vamos esperar pelas audições“, diz Testa ao jornal, acrescentando que podem ser encontrados outros mecanismos para alcançar o mesmo fim.

Bloco e PCP defendem mais poder para as autarquias nesta regulação, bem como a definição de um sistema de quotas. Nesta perspetiva, o socialista diz ao diário que o texto do BE tem “questões muito interessantes” mas outras merecem a sua recusa como, por exemplo, no caso da limitação do aluguer de curta duração a 90 dias por ano.

De acordo com o DN, o acordo entre Fernando Medina e Ricardo Robles para a Câmara de Lisboa tem uma solução para esta questão, propondo-se “criar um gabinete municipal de fiscalização que atue de forma rápida perante queixa de moradores e retire licenças em caso de comprovada infração com reincidência”.

O mesmo documento dita o lançamento de “um estudo técnico para definição de capacidades máximas de alojamento local por zona da cidade” e dá ao executivo camarário um prazo de três meses (após a aprovação da futura lei) para aprovar o “mapa de quotas definindo a capacidade máxima” para o alojamento local, cita o jornal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma pequena galáxia a orbitar a Via Láctea (e ninguém sabe como foi lá parar)

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendidos os cientistas - pois ninguém sabe ao certo como …

Morreu o virtuoso guitarrista português Phil Mendrix

Filipe Mendes, mais conhecido por Phil Mendrix, faleceu esta segunda-feira. A notícia foi confirmada pela página oficial do músico português no Facebook. Phil Mendrix, um dos mais virtuosos guitarristas nacionais, morre com apenas 70 anos. O …

Finalmente, a Matemática desvendou quem escreveu "In My Life" dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música "In My Life", um dos sucessos dos Beatles, a Matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Com 14 anos Ethan ainda não pode votar, mas já é candidato a governador nos EUA

Ethan Sonnebord ainda não pode votar, mas, aos 14 anos, é candidato do Partido Democrata ao cargo de governador do estado de Vermont, nos Estados Unidos. Ao contrário do que acontece na grande maioria dos estados …

China tenta travar divórcios com “período de reflexão”

Tribunais em toda a China estão a começar a impor aos casais que se querem divorciar um período de espera, de entre duas semanas e três meses, visando travar o aumento no número de separações. Segundo …

Descobertos novos geóglifos que podem reescrever história da Amazónia

Novos geóglifos descobertos no estado brasileiro do Acre reforçam a ideia de que havia uma numerosa população milenar e hierarquizada na Amazónia 2.500 anos antes da chegada dos europeus. Estes dados podem “reescrever” a história …

Ministro da Noruega demite-se após violar regras de segurança em viagem ao Irão

Per Sandberg foi obrigado a demitir-se por ter infringido as regras de segurança do Governo ao não informar sobre uma viagem privada ao Irão e por ter levado o telemóvel profissional. O ministro das Pescas norueguês, …

Bomba de 220 quilos da Segunda Guerra Mundial desativada em França

Uma bomba inglesa de 220 quilos, datada da Segunda Guerra Mundial, encontrada no fim de junho em Rouen, no noroeste de França, foi neutralizada neste domingo, anunciaram as autoridades locais. A operação foi realizada por agentes …

Agência do Ambiente pondera aplicar multas por ruído

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a analisar a aplicação de multas para o incumprimento das regras do ruído, obrigando as grandes cidades e infraestruturas de transportes a ter mapas e planos estratégicos para …

Pelo menos dois mortos e um milhão de pessoas afetadas por inundações nas Filipinas

Pelo menos duas pessoas morreram e uma desapareceu nas Filipinas devido a inundações que afetam mais de um milhão de pessoas após a passagem da tempestade tropical Yagi, informaram esta segunda-feira as autoridades. O centro e …