PS abre a porta a quotas no alojamento local

Simon Collison / Flickr

Socialistas consideram que o modelo de quotas é um modelo admissível para regulamentar o alojamento local mas querem esperar pelas audições sobre o tema para formular uma opinião definitiva.

Segundo o Diário de Notícias, os socialistas estão a dar um passo em frente relativamente à futura lei que irá regulamentar o alojamento local, aproximando-se do Bloco e PCP.

Luís Testa, coordenador do PS na comissão parlamentar de Economia e membro do grupo de trabalho sobre este tema, defende que a lei deve ter “cláusulas travão quanto à gentrificação dos centros históricos” e, por isso, a imposição de quotas é “um modelo admissível” num quadro legal que deverá dar um “papel relevante aos municípios”.

O próprio Governo manifestou intenção de avançar com uma proposta, mas acabou por recuar quando dois vice-presidentes da bancada parlamentar apresentaram um texto próprio, que permitiria aos condóminos vetar um alojamento local no seu prédio.

Polémica, esta proposta inicial acabou por cair, substituindo-a pelo cenário de perda de autorização à posteriori. Os socialistas abrem agora a porta a um consenso, escreve o DN.

“As quotas são um modelo admissível. É um modelo que pode merecer acolhimento, mas não temos uma posição fechada, vamos esperar pelas audições“, diz Testa ao jornal, acrescentando que podem ser encontrados outros mecanismos para alcançar o mesmo fim.

Bloco e PCP defendem mais poder para as autarquias nesta regulação, bem como a definição de um sistema de quotas. Nesta perspetiva, o socialista diz ao diário que o texto do BE tem “questões muito interessantes” mas outras merecem a sua recusa como, por exemplo, no caso da limitação do aluguer de curta duração a 90 dias por ano.

De acordo com o DN, o acordo entre Fernando Medina e Ricardo Robles para a Câmara de Lisboa tem uma solução para esta questão, propondo-se “criar um gabinete municipal de fiscalização que atue de forma rápida perante queixa de moradores e retire licenças em caso de comprovada infração com reincidência”.

O mesmo documento dita o lançamento de “um estudo técnico para definição de capacidades máximas de alojamento local por zona da cidade” e dá ao executivo camarário um prazo de três meses (após a aprovação da futura lei) para aprovar o “mapa de quotas definindo a capacidade máxima” para o alojamento local, cita o jornal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …

Jovem britânico em fuga responde à polícia no Facebook (e é detido)

A polícia de West Yorkshire, no Reino Unido, fez um apelo no Facebook a pedir informações sobre o paradeiro de um jovem. O próprio desaparecido respondeu ao apelo e foi detido. No texto publicado na rede …

Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros. Segundo o Diário de Notícias, o líder do …

Sim, há igrejas para ateus. E são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas. De acordo com o Pew Research Center, os "religiosamente não filiados" são agora o segundo maior grupo religioso …

Mais de 80% dos doentes sem acesso a cuidados paliativos

Entre 69 a 82% dos doentes que morrem em Portugal necessitam de cuidados paliativos, mas mais de 80% não os têm porque as respostas são insuficientes. Os maiores hospitais do país, incluindo o Instituto Português de …

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar, sul do Afeganistão, no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la, anunciaram as autoridades. "Os últimos números disponíveis …

Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro. Giuseppe Conte. É este o nome …

Detidos por álcool e droga vão ser enviados para consultas médicas

Quem conduzir sob o efeito de álcool ou de estupefacientes vai ser encaminhado para consultas médicas em vez de ser punido com penas de prisão ao fim de semana ou trabalho comunitário. Retirar pessoas das cadeias …

Há 20 anos, com muito "cagaço", vulcões e o Gil, a Expo98 mudou Lisboa (e o país)

Foi há 20 anos que a Expo 98, inaugurada a 22 de Maio de 1998, transfigurou a zona oriental de Lisboa, mas também mudou a face do país, naquele que foi o primeiro grande evento …