Esta sexta-feira, no Terreiro do Paço, em Lisboa, António Costa exaltou-se com um popular que acusou o primeiro-ministro de ter estado de férias nos incêndios de 2017.
O último dia de campanha do Partido Socialista (PS) foi marcado por um momento de tensão. António Costa estava no Terreiro do Paço, em Lisboa, quando foi abordado por um transeunte que acusou o também primeiro-ministro de estar de férias durante os incêndios em Pedrógão Grande, no verão de 2017.
Segundo o Observador, o incidente aconteceu minutos antes do fim da arruada, já o líder socialista ia em direção ao carro. Num tom já irritado, Costa começou por responder que “no dia 18 estava lá“, virando as costas logo de seguida.
Quando o homem continuou a atirar a mesma acusação, o líder socialista acabou por voltar atrás e, de dedo em riste, acusou-o de estar a mentir. A comitiva acabou por ter de intervir.
Costa não gostou da acusação e respondeu que interrompeu as férias para se deslocar a Pedrógão. “É um provocador mentiroso“, continuou Costa enquanto avançava em direção ao homem, citado pela TSF.
A mesma rádio avança que o secretário-geral do PS teve de ser agarrado pelos membros do corpo de segurança, acabando por ser afastado à força.
De acordo com o Jornal de Negócios, a questão já tinha sido colocada, depois de Rui Rio, líder do PSD, ter criticado António Costa e o ter acusado de não acompanhar a greve dos motoristas por estar de férias.
“O que está em causa neste caso (na greve nos motoristas) era eu entrar ou não num circo mediático durante quatro ou cinco dias. Mas o que esteve em causa quando ele pura e simplesmente não interrompeu as férias foi a morte de mais de 60 pessoas“, disse Rui Rio na altura.
No entanto, o gabinete do primeiro-ministro desmentiu o líder do PSD. “Em 17 de Junho de 2017, o primeiro-ministro não estava de férias e no dia 18 de manhã estava em Pedrógão reunido com os presidentes de Câmara dos concelhos mais atingidos. Os presidentes de Câmara da Sertã ou da Pampilhosa, por exemplo, podem confirmá-lo. Os deputados do PSD/Leiria também estiveram com o primeiro-ministro quando visitou o posto de comando”, indicou numa nota.
Qualquer Popular tem o direito de se dirigir a um candidato e lhe apontar qualquer falha !…. como acontece com muita frequência durante as arruadas. Este SR. de cabelos brancos, ao acusar o Costa de inacção deveria primeiro certificar-se da presença ou não do 1º Ministro quando o drama se declarou. Se esteve reunido com os respectivos Autarcas e P.C, fez o que lhe é de dever. Ouve falhas e lamentável incompetência dos altos (a) responsáveis no teatro de operações???…com certeza que ouve !…… mas infelizmente enquanto estamos expostos a este tipo de criminalidade ligada a negociata do fogo, seja qualquer governo que esteja no poder, terá de enfrentar este tipo de situações e levar com as criticas mais ou menos “contidas” !!!!!… Quanto a este cidadão que se diz Socialista só lhe resta a desvincular-se do P.S !
Ouve, verbo ouvir. Houve, verbo haver. Qual queria usar?
Obrigado por o reparo….mas trata-se do verbo haver, claro !
E já agora inação e não inacção
Inacção em Português de Portugal; inação nessa língua mal estruturada do ‘novo’ AO (implementada por ‘experts políticos’).
Ah ah ah! Já retiraram o vídeo do Youtube! Que rápidos, os serviços do PS! Mas, pelo texto, deu para perceber que o Costa também sabe utilizar o dedo que criticou a Assunção Cristas! Parece que o valente queria bater no idoso!
O vídeo pode ter sido retirado do Youtube mas passa na televisão! Que palhaçada!
Estas a esquecer-te que o senhor que o acusou é ex autarca do CDS… E esta hein?
Quando fiz este comentário, o vídeo não passava. Mais tarde reapareceu pelo que, no que ao vídeo diz respeito, o comentário perdeu a validade. O idoso é um chato, sem dúvida, e insistiu numa notícia que já se sabe ser falsa. Até ajudou a esclarecer este assunto de uma vez por todas. Se é do CDS, com certeza não foi mandado pelo partido mas terá agido por conta própria. Até se compreende que a mentira tenha irritado o Costa (mentiras têm esse efeito) mas este tem que dar um exemplo de civismo. A sua responsabilidade agrava o ato. Se fosse no futebol, os dois mereceriam cartão sancionatório, podendo o do Costa ser vermelho. Imagine-se que se envolviam à pancada. Seriam os dois intervenientes censurados da mesma maneira por se tratar de agressões físicas entre cidadãos, ou seria o irritante velhote mais severamente punido por ter agredido o primeiro ministro?
Queria imitar o chefe, e apertar o pescoço ao idoso. Que cobardolas.
Queria? E tu querias o que? Querias ganhar as eleições mas lixaste-te…
Loooollll…
Para mim, ser um velhinho ou um novinho, é absolutamente irrelevante! O que, para mim, não é nada irrelevante, é esta mania sabuja, bem tipica deste povinho, que não sabendo nada tem sempre esta mania irritante de julgar que sabe tudo. São inumeros os exemplos de criaturas que, das duas uma, ou são ignorantes mas afirmam a pés juntos o que na cabeça pouco informada julgam ser verdade, ou são simplesmente más pessoas, alimentando o boato, a especulação, o julgamento popular aberrante e desinformado. Este foi mais um triste exemplo disso mesmo.
Depois da confusão, foram os jornalistas vasculhar no tempo e…o velhinho sabujo, afinal, estava a mentir com os dentinhos todos, mas, insistia, no alto da sua ignorancia.
Ser PM não deve nem pode significar que não é uma pessoa, ora, naturalmente tem emoções e toda a legitimidade para reagir a mentiras, cujo propósito é alimentar a maldade, a desinformação, o boato escabroso, nojento e repugnante. Desta vez contrariou a imagem que muitos lhe atribuem de ser uma pessoa “fria” e, por isso, já é criticado. Nåo hä quem entenda esta gente! Por mim, reagiu, e reagiu bem, pois eu, como mero cidadão, já me irrita ver e ouvir tanta baboseira vinda da lingua afiada e boca porca da plebe, na sua imensa ignorancia, sempre prontos a dar palpites e formar juizos sobre os outros (seja quem for o alvo, politicos ou não, não me interessa, é a atitude que é nojenta).
Velhinho, é, vai ser ou foi, o seu Avô, o seu Pai e o Twingo.
Para o Twingo é igual, para a maioria dos Portugueses, velhinho é alguém que ainda necessita de mais, respeito, compreensão e carinho, etc…
Se não fosse a Segurança, ( que deveria estar a proteger o Primeiro ministro e neste caso inédito protegeu o velhote deste Sr Primeiro ministro de Portugal), o velhote ia continuar a ser injuriado e talvez fosse agredido, porque quando voltou não seria apenas para voltar a chamar mentiroso.
Esta atitude do Costa é completamente descabida, quando o Rui Rio lhe disse o mesmo ele não respondeu da mesma forma, e duvido que tenha esta atitude com alguém da idade dele, creio quem o conhece sabe que este senhor Costa é mesmo assim.
Não me recordo de ver um caso parecido, o Homem estava completamente descontrolado,i parecia alguém que num almoço bebeu uns copos a mais.
Sinceramente parecia tudo menos um primeiro ministro de qualquer Pais.
Pois, mas agora que sabemos que o senhor que o acusou com calúnias infundadas é ex-autarca do CDS e o filho pertence ao CDS acho que está tudo dito não é?
Sem duvida!
Fica claro que a abordagem ao PM foi otalmente desonesta no plano moral.
Velhinho significa ser mais idoso, ter mais anos e, supostamente, mais sabedoria, mais bom senso…ora não foi nada disso que o “velhinho” demonstrou ter. O que demonstrou ter foi a mente toldada pela mentira, pela maldade, pela vontade de emitir conscientemente uma opinião infundada, nada “inocente” tendo em conta os objectivos reais da abordagem que fez ao PM, e a isto chama-se, no minimo, desonestidade intelectual. Sabemos agora ao que vinha e quais as intenções do velhinho. Não foi correcto, nem moralmente sério. Merece o meu repúdio.
Quanto à reacção do PM, acho que poderia, simplesmente, ignorar, no entanto, não me chocou a atitude, pois considero que o que demontrou ser foi humano, com uma reacção humana (emocional) que até acaba por esvaziar a acusação frequente de ser demasiado “frio” em certas circunstâncias. Acho que foi uma das raras vezes em que vimos um politico ser “politicamente correcto” para ser ele mesmo, o homem.
Caíu-lhe a máscara:::
De acordo com o jornal «Sol», o individuo que abordou o sr. António Costa, Primeiro-Ministro da República Portuguesa, já foi identificado, chama-se Joaquim Elias e desempenhou funções de autarca eleito pelo Centro Democrático Social (CDS).
– Autarca do PS anuncia identidade do idoso que exaltou António Costa
https://sol.sapo.pt/artigo/673239/autarca-do-ps-anuncia-identidade-do-idoso-que-exaltou-antonio-costa
Um caso curioso a juntar há suposta agressão efectuada por uma popular contra a sr.ª Maria Graça (presidente do Centro Democrático Social), durante a arruada deste partido na Cidade do Porto.
Está todo mundo muito preocupado com o idoso! desde quando é que a idade é factor de benevolência? Não há velhos(as) más ou vigaristas?
Este idoso é óbviamente um agente provocador, tendo sido autarca do CDS , não deve ser analfabeto ou inocente político! O filho parece ser consultor, ou coisa que o valha, também do CDS! Se isto não cheira a fezes. não sei o que poderá cheirar pior.
O “idoso” merecia era ter levado um valente chapadão naquela cara por se ter prestado a esta sujidade. Qualquer ser humano confrontado com aquele tipo de provocação e hostilidade teria reagido ,provavelmente , pior do que o António Costa! eu não quero realmente saber se o homem é idoso ou não! Se é idoso para umas coisas também devia ser para outras, tais como ser agente provocador. Quem não quer ou não pode ser lobo não lhe veste a pele!
Espero bem que o PS o processe e que seja investigado quem levou este homem a tomar esta atitude, durante uma campanha que até se estava a pautar por um grau elevado de civismo, se descontarmos é claro, aquele discurso tolo do DR. Centeno em relação oa Dr. Rui Rio1 Como dizia o diácono Remédios ” não havia nexecidade disso”!
É assim que se deve responder em Portugal para se proteger contra mentiras, seja depois de um acidente de transito ou aqui na política. É a cultura nacional. Quem cala consente. Costa reagiu bem e conforme !
O CDS diz que o homem não é militante do partido (https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/cidadao-envolvido-em-incidente-com-antonio-costa-sera-ex-autarca-com-ligacoes-ao-cds). De qualquer forma, acho que isso é irrelevante. Pelo menos, para mim não é. O que fica é a reação agressiva, descabida, descontrolada e desproporcionada do Costa. Parecia um boçal.
Correção: queria dizer, “pelo menos, para mim é”.