Protesto contra a mudança do nome da Macedónia acaba em confrontos na Grécia

Orestis Panagiotou / EPA

Os manifestantes consideram que, com a nova designação do país, os macedónios poderão reivindicar o território do Norte da Grécia com o mesmo nome.

Milhares de pessoas protestaram contra o novo nome da Macedónia na cidade de Salónica, na Grécia. No dia 30 deste mês os macedónios vão referendar o novo nome oficial do seu país: República do Norte da Macedónia.

Segundo o Público, os manifestantes aproveitaram a visita de Alexis Tsipras a Salónica para voltarem a mostrar o desagrado com o facto de Atenas ter concordado com um nome que inclui a palavra Macedónia. Muitos nacionalistas e membros da extrema-direita nunca aceitaram este nome por causa da região grega com o mesmo nome, precisamente onde fica a cidade de Salónica, a segunda maior do país.

Perante os protestos, a polícia lançou gás lacrimogéneo mas, ainda assim, teve bastantes dificuldades em dispersar a multidão. Além disso, a polícia antimotim perseguiu os que tentavam passar as barreiras montadas em redor do local onde Tsipras iria discursar. O diário avança que, entre os manifestantes, havia muitos jovens de cara tapada.

Assinado em junho, o acordo assinado entre Alex Tsipras e o chefe do Governo macedónio, Zoran Zaev, pôs fim a 27 anos de negociações e protestos. O acordo histórico na Europa é, no entanto, muito polémico nos dois países.

Tsipras já sobreviveu a uma moção de censura no Parlamento por causa do acordo que levanta o veto grego à adesão da Macedónia à União Europeia e à NATO. Os opositores consideram que, com a nova designação, os macedónios poderão reivindicar o território do Norte da Grécia com o mesmo nome.

No final de setembro, os macedónios vão votar em referendo e, depois disso, os dois governos terão ainda de vencer as oposições parlamentares. Zaev precisa de uma maioria de dois terços, um objetivo difícil de alcançar se os eleitores rejeitarem a mudança. Segundo a última sondagem, mais de 50% dos macedónios tencionam votar e a maioria aprova a alteração do nome.

Assim, segundo o acordado, o país que a ONU reconhecia como Ex-República Jugoslava da Macedónia passará a chamar-se República do Norte da Macedónia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fotos mostram que o ARA San Juan sofreu uma implosão. Está a 907m de profundidade

O submarino argentino San Juan, que desapareceu a 15 de novembro de 2017, com 44 tripulantes e foi descoberto na sexta-feira no Oceano Atlântico, sofreu uma "implosão", avançou este sábado o comandante da base naval …

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …