Milhares de tabarneses protestam em Barcelona contra a independência da Catalunha

Milhares de manifestantes percorreram neste domingo o centro da cidade de Barcelona, convocados pela denominada “Plataforma por Tabarnia”, contrária à independência da região da Catalunha, e seus partidários.

Cerca de 15 mil manifestantes, segundo a polícia local, percorreram este domingo o centro da cidade de Barcelona em defesa da criação de Tabarnia, conceito imaginário de um território separado da Catalunha, mas integrado na Espanha, formado por comarcas das províncias de Tarragona e Barcelona.

Esta é uma ideia que ganhou força nos últimos meses como reação ao processo independentista catalão, que esta plataforma ataca com ironia para evidenciar as suas contradições. Nestas duas regiões, os eleitores partidários da independência da Catalunha são menos do que os favoráveis à unidade da Espanha.

A ideia, que surgiu à volta da plataforma Barcelona is not Catalonia, consiste em criar com os dois municípios uma nova comunidade espanhola, independente da Catalunha, para  ajudar a “isolá-los da ameaça separatista”, defendem os seus promotores.

“O termo Tabarnia é um neologismo criado para denominar os territórios costeiros entre Tarragona e Barcelona, que partilham características e necessidades comuns, claramente diferenciados do resto da comunidade autónoma”, pode ler-se na plataforma, activa desde junho do ano passado.

 

A manifestação deste domingo começou com uma oferenda floral no monumento do líder catalão Rafael Casanova (1660-1743) para denunciar a manipulação desta figura histórica pelos independentistas, que pretendem convertê-lo em ícone do soberanismo.

Com o lema “Acabámos com a piada. Viva Tabarnia!“, os participantes pediam “liberdade” enquanto gritavam “Eu sou tabarnês!”, “Eu sou espanhol!” enquanto levavam bandeiras de Espanha, Tabarnia e Catalunha.

O auto-proclamado presidente de Tabarnia, o dramaturgo catalão Albert Boadella, não compareceu na manifestação. A convocatória chamava todos os cidadãos a “exaltar a fraternidade e o optimismo diante da busca pela ruptura”.

Ciberia // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …

Governo anuncia acordo para dívida do sistema de ação social dos militares

Os ministérios da Defesa Nacional e das Finanças assinam “até ao final da semana” um acordo para a regularização de dívidas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) aos prestadores de saúde, foi …