Milhares de tabarneses protestam em Barcelona contra a independência da Catalunha

Milhares de manifestantes percorreram neste domingo o centro da cidade de Barcelona, convocados pela denominada “Plataforma por Tabarnia”, contrária à independência da região da Catalunha, e seus partidários.

Cerca de 15 mil manifestantes, segundo a polícia local, percorreram este domingo o centro da cidade de Barcelona em defesa da criação de Tabarnia, conceito imaginário de um território separado da Catalunha, mas integrado na Espanha, formado por comarcas das províncias de Tarragona e Barcelona.

Esta é uma ideia que ganhou força nos últimos meses como reação ao processo independentista catalão, que esta plataforma ataca com ironia para evidenciar as suas contradições. Nestas duas regiões, os eleitores partidários da independência da Catalunha são menos do que os favoráveis à unidade da Espanha.

A ideia, que surgiu à volta da plataforma Barcelona is not Catalonia, consiste em criar com os dois municípios uma nova comunidade espanhola, independente da Catalunha, para  ajudar a “isolá-los da ameaça separatista”, defendem os seus promotores.

“O termo Tabarnia é um neologismo criado para denominar os territórios costeiros entre Tarragona e Barcelona, que partilham características e necessidades comuns, claramente diferenciados do resto da comunidade autónoma”, pode ler-se na plataforma, activa desde junho do ano passado.

 

A manifestação deste domingo começou com uma oferenda floral no monumento do líder catalão Rafael Casanova (1660-1743) para denunciar a manipulação desta figura histórica pelos independentistas, que pretendem convertê-lo em ícone do soberanismo.

Com o lema “Acabámos com a piada. Viva Tabarnia!“, os participantes pediam “liberdade” enquanto gritavam “Eu sou tabarnês!”, “Eu sou espanhol!” enquanto levavam bandeiras de Espanha, Tabarnia e Catalunha.

O auto-proclamado presidente de Tabarnia, o dramaturgo catalão Albert Boadella, não compareceu na manifestação. A convocatória chamava todos os cidadãos a “exaltar a fraternidade e o optimismo diante da busca pela ruptura”.

Ciberia // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …