Prós e Contras é o campeão das queixas na ERC contra programas de televisão

cv RTP / YouTube

Miguel Sousa Tavares e Octavio Ribeiro no Prós e Contras

A ERC recebeu mais de 400 queixas contra programas de televisão. Os números divulgados no relatório de atividades da Entidade Reguladora para a Comunicação Social indicam que os canais generalistas são os mais visados pelos espectadores.

Cerca de 32% da atividade da ERC em 2015 refere-se a pronúncias sobre programas de televisão de todos os canais que operam em Portugal.

De acordo com os dados do relatório anual de atividade, divulgado no início de agosto, chegaram àquele órgão regulador 405 participações relativas a serviços de programas televisivos durante todo o ano passado.

A RTP1 foi o canal mais visado pelos telespetadores durante o ano passado: 144 queixas referiram-se a programas transmitidos na televisão pública. Já a SIC foi o canal com menos participações (70), praticamente metade das da RTP1, enquanto que a TVI teve ao todo 131 queixas durante 2015.

O programa de debate Prós e Contras foi o que mais reparos mereceu por parte dos espetadores da RTP1, sobretudo no programa transmitido no dia 14 de setembro de 2015.

Prós e Contras motiva mais queixas

A composição do painel de convidados para o tema da justiça em Portugal foi o motivo que mais queixas gerou – para além do episódio em que o diretor do Correio da Manhã, Octavio Ribeiro, e Miguel Sousa Tavares trocaram acusações no ar.

Das 70 queixas recebidas, 59 referiram-se apenas a este debate.

Na TVI, a quinta edição da Casa dos Segredos foi a campeã das reclamações (26), sendo a maior parte delas referentes ao teor do conteúdo transmitido e às horas em que tal foi feito.

Quanto à SIC, a edição 2015 do Ídolos foi a que mais reparos mereceu por parte dos espetadores (14), sobretudo por causa do episódio de alegado bullying a um dos concorrentes.

No cabo o cenário foi mais pacífico. A SIC Notícias foi o canal com mais reparos seguida pela TVI24 e pela CMTV com 13, 12 e 10 queixas, respetivamente.

Ainda assim, os espetadores reclamaram menos do que em 2014. Nesse ano, deram entrada na ERC 830 participações, quase o dobro das que chegaram no ano passado. Na altura, SIC e RTP1 foram os canais mais visados, com 356 e 301 queixas, enquanto que a TVI se ficou pelas 143 reclamações.

Espalha Factos

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Inteiramente de acordo com o Miguel Sousa Tavares.
    Este Otávio Ribeiro, director do “jornalixo Correio da Manhã” é, de facto, do piorio. Falta de rigor jornalístico, odioso, serviçal descarado ( ainda poderia ser discreto mas não, é mesmo descarado ) de interesses obscuros que “martelam” meses e anos a fio situações que, por si só, são objecto de duvida mas que aparecem como certezas absolutas nesse pasquim de 5a categoria.
    Entre um e outro, para mim, Miguel Sousa Tavares é, moralmente, muito mais honesto. É acusado pelo “Otário” Ribeiro de defender Sócrates mas, na verdade, eu já o vi defender mas também atacar Sócrates. A isto chama-se rigor, verticalidade e carácter. É alguém que não vive do jornalismo saloio e oportunista e portanto diz o que lhe vai na alma, parece-me, de forma isenta.
    Toda a gente sabe que, o Jornal Expresso, por exemplo, é um jornal honesto, recheado de jornalistas competentes e experientes, que livremente exprimem as suas opiniões, muitas vezes contraditórias sobre a mesma matéria mas que, deste modo, abrem o espaço para a interpretação livre de cada um de nós leitores.
    Arroga-se este O. Ribeiro que o CM é um jornal de “investigação”, ora essa, e o “Expresso” não é? É e muito mais competente e isento.

  2. No que me toca pouco tenho a reclamar pois pouco mais vejo do que os noticiários que tenho que estar sempre com o telecomando na mão para fugir à publicidade e mais um pouco de futebol que por vezes dá numa soneca no sofá, novelas provocantes ou Casa dos P#tedos e programas musicais carregados de inglesismo, tudo isso dispenso.

  3. ” … mereceu por parte dos espetadores da RTP1, … ” ??
    Acordo ortográfico ?? Não me parece … provavelmente são mesmo “espetadores”, digo eu ! Maldita grafia dupla !!!

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …