Prós e Contras é o campeão das queixas na ERC contra programas de televisão

cv RTP / YouTube

Miguel Sousa Tavares e Octavio Ribeiro no Prós e Contras

A ERC recebeu mais de 400 queixas contra programas de televisão. Os números divulgados no relatório de atividades da Entidade Reguladora para a Comunicação Social indicam que os canais generalistas são os mais visados pelos espectadores.

Cerca de 32% da atividade da ERC em 2015 refere-se a pronúncias sobre programas de televisão de todos os canais que operam em Portugal.

De acordo com os dados do relatório anual de atividade, divulgado no início de agosto, chegaram àquele órgão regulador 405 participações relativas a serviços de programas televisivos durante todo o ano passado.

A RTP1 foi o canal mais visado pelos telespetadores durante o ano passado: 144 queixas referiram-se a programas transmitidos na televisão pública. Já a SIC foi o canal com menos participações (70), praticamente metade das da RTP1, enquanto que a TVI teve ao todo 131 queixas durante 2015.

O programa de debate Prós e Contras foi o que mais reparos mereceu por parte dos espetadores da RTP1, sobretudo no programa transmitido no dia 14 de setembro de 2015.

Prós e Contras motiva mais queixas

A composição do painel de convidados para o tema da justiça em Portugal foi o motivo que mais queixas gerou – para além do episódio em que o diretor do Correio da Manhã, Octavio Ribeiro, e Miguel Sousa Tavares trocaram acusações no ar.

Das 70 queixas recebidas, 59 referiram-se apenas a este debate.

Na TVI, a quinta edição da Casa dos Segredos foi a campeã das reclamações (26), sendo a maior parte delas referentes ao teor do conteúdo transmitido e às horas em que tal foi feito.

Quanto à SIC, a edição 2015 do Ídolos foi a que mais reparos mereceu por parte dos espetadores (14), sobretudo por causa do episódio de alegado bullying a um dos concorrentes.

No cabo o cenário foi mais pacífico. A SIC Notícias foi o canal com mais reparos seguida pela TVI24 e pela CMTV com 13, 12 e 10 queixas, respetivamente.

Ainda assim, os espetadores reclamaram menos do que em 2014. Nesse ano, deram entrada na ERC 830 participações, quase o dobro das que chegaram no ano passado. Na altura, SIC e RTP1 foram os canais mais visados, com 356 e 301 queixas, enquanto que a TVI se ficou pelas 143 reclamações.

Espalha Factos

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Inteiramente de acordo com o Miguel Sousa Tavares.
    Este Otávio Ribeiro, director do “jornalixo Correio da Manhã” é, de facto, do piorio. Falta de rigor jornalístico, odioso, serviçal descarado ( ainda poderia ser discreto mas não, é mesmo descarado ) de interesses obscuros que “martelam” meses e anos a fio situações que, por si só, são objecto de duvida mas que aparecem como certezas absolutas nesse pasquim de 5a categoria.
    Entre um e outro, para mim, Miguel Sousa Tavares é, moralmente, muito mais honesto. É acusado pelo “Otário” Ribeiro de defender Sócrates mas, na verdade, eu já o vi defender mas também atacar Sócrates. A isto chama-se rigor, verticalidade e carácter. É alguém que não vive do jornalismo saloio e oportunista e portanto diz o que lhe vai na alma, parece-me, de forma isenta.
    Toda a gente sabe que, o Jornal Expresso, por exemplo, é um jornal honesto, recheado de jornalistas competentes e experientes, que livremente exprimem as suas opiniões, muitas vezes contraditórias sobre a mesma matéria mas que, deste modo, abrem o espaço para a interpretação livre de cada um de nós leitores.
    Arroga-se este O. Ribeiro que o CM é um jornal de “investigação”, ora essa, e o “Expresso” não é? É e muito mais competente e isento.

  2. No que me toca pouco tenho a reclamar pois pouco mais vejo do que os noticiários que tenho que estar sempre com o telecomando na mão para fugir à publicidade e mais um pouco de futebol que por vezes dá numa soneca no sofá, novelas provocantes ou Casa dos P#tedos e programas musicais carregados de inglesismo, tudo isso dispenso.

  3. ” … mereceu por parte dos espetadores da RTP1, … ” ??
    Acordo ortográfico ?? Não me parece … provavelmente são mesmo “espetadores”, digo eu ! Maldita grafia dupla !!!

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …