Prós e Contras é o campeão das queixas na ERC contra programas de televisão

cv RTP / YouTube

Miguel Sousa Tavares e Octavio Ribeiro no Prós e Contras

A ERC recebeu mais de 400 queixas contra programas de televisão. Os números divulgados no relatório de atividades da Entidade Reguladora para a Comunicação Social indicam que os canais generalistas são os mais visados pelos espectadores.

Cerca de 32% da atividade da ERC em 2015 refere-se a pronúncias sobre programas de televisão de todos os canais que operam em Portugal.

De acordo com os dados do relatório anual de atividade, divulgado no início de agosto, chegaram àquele órgão regulador 405 participações relativas a serviços de programas televisivos durante todo o ano passado.

A RTP1 foi o canal mais visado pelos telespetadores durante o ano passado: 144 queixas referiram-se a programas transmitidos na televisão pública. Já a SIC foi o canal com menos participações (70), praticamente metade das da RTP1, enquanto que a TVI teve ao todo 131 queixas durante 2015.

O programa de debate Prós e Contras foi o que mais reparos mereceu por parte dos espetadores da RTP1, sobretudo no programa transmitido no dia 14 de setembro de 2015.

Prós e Contras motiva mais queixas

A composição do painel de convidados para o tema da justiça em Portugal foi o motivo que mais queixas gerou – para além do episódio em que o diretor do Correio da Manhã, Octavio Ribeiro, e Miguel Sousa Tavares trocaram acusações no ar.

Das 70 queixas recebidas, 59 referiram-se apenas a este debate.

Na TVI, a quinta edição da Casa dos Segredos foi a campeã das reclamações (26), sendo a maior parte delas referentes ao teor do conteúdo transmitido e às horas em que tal foi feito.

Quanto à SIC, a edição 2015 do Ídolos foi a que mais reparos mereceu por parte dos espetadores (14), sobretudo por causa do episódio de alegado bullying a um dos concorrentes.

No cabo o cenário foi mais pacífico. A SIC Notícias foi o canal com mais reparos seguida pela TVI24 e pela CMTV com 13, 12 e 10 queixas, respetivamente.

Ainda assim, os espetadores reclamaram menos do que em 2014. Nesse ano, deram entrada na ERC 830 participações, quase o dobro das que chegaram no ano passado. Na altura, SIC e RTP1 foram os canais mais visados, com 356 e 301 queixas, enquanto que a TVI se ficou pelas 143 reclamações.

Espalha Factos

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Inteiramente de acordo com o Miguel Sousa Tavares.
    Este Otávio Ribeiro, director do “jornalixo Correio da Manhã” é, de facto, do piorio. Falta de rigor jornalístico, odioso, serviçal descarado ( ainda poderia ser discreto mas não, é mesmo descarado ) de interesses obscuros que “martelam” meses e anos a fio situações que, por si só, são objecto de duvida mas que aparecem como certezas absolutas nesse pasquim de 5a categoria.
    Entre um e outro, para mim, Miguel Sousa Tavares é, moralmente, muito mais honesto. É acusado pelo “Otário” Ribeiro de defender Sócrates mas, na verdade, eu já o vi defender mas também atacar Sócrates. A isto chama-se rigor, verticalidade e carácter. É alguém que não vive do jornalismo saloio e oportunista e portanto diz o que lhe vai na alma, parece-me, de forma isenta.
    Toda a gente sabe que, o Jornal Expresso, por exemplo, é um jornal honesto, recheado de jornalistas competentes e experientes, que livremente exprimem as suas opiniões, muitas vezes contraditórias sobre a mesma matéria mas que, deste modo, abrem o espaço para a interpretação livre de cada um de nós leitores.
    Arroga-se este O. Ribeiro que o CM é um jornal de “investigação”, ora essa, e o “Expresso” não é? É e muito mais competente e isento.

  2. No que me toca pouco tenho a reclamar pois pouco mais vejo do que os noticiários que tenho que estar sempre com o telecomando na mão para fugir à publicidade e mais um pouco de futebol que por vezes dá numa soneca no sofá, novelas provocantes ou Casa dos P#tedos e programas musicais carregados de inglesismo, tudo isso dispenso.

  3. ” … mereceu por parte dos espetadores da RTP1, … ” ??
    Acordo ortográfico ?? Não me parece … provavelmente são mesmo “espetadores”, digo eu ! Maldita grafia dupla !!!

RESPONDER

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …

Sá Carneiro, hipocrisia e maçonaria. Após troca de ataques, candidatos à liderança do PSD concordaram (mas pouco)

Os três candidatos à liderança do PSD trocaram esta quarta-feira acusações de hipocrisia e de maus resultados em diferentes momentos da história do partido, com Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz a negarem pertencer à …