O “Projeto S” permitiu que uma pequena cidade brasileira respirasse de alívio

Rungroj Yongrit / EPA

A pequena cidade de Serrana, no Brasil, está a respirar de alívio depois de quase toda a população ter sido vacinada contra a covid-19, numa experiência médica batizada de “Projeto S”.

Quatro meses depois do arranque do Projeto S, a pacata cidade brasileira de Serrana, cercada de plantações de açúcar, ganhou um novo fôlego.

Agora, “está tudo praticamente aberto e o ambiente é muito diferente, muito mais leve e alegre”, disse Ricardo Luiz, dono de um conhecido restaurante em Serrana, em declarações à CNN. “Sentimo-nos seguros, ao contrário de outras cidades à nossa volta que estão numa situação muito difícil.”

O Brasil tem o segundo maior número de mortes por covid-19 do mundo, depois dos Estados Unidos, e está a entrar na sua terceira vaga. Só 10% da população brasileira está totalmente vacinada, mas, graças ao Projeto S, os habitantes de Serrana dizem estar a viver uma realidade muito diferente.

Segundo a cadeia britânica, a iniciativa foi coordenada pelo centro biomédico do Instituto Butantan, em colaboração com a Universidade de Medicina de São Paulo, em Ribeirão Preto.

Nesta primavera, os investigadores administraram as duas doses completas da Coronavac a 27.160 adultos, cerca de 95% da população adulta da cidade. A vacina demonstrou eficácia geral de 50,8% em testes da fase III.

As descobertas resultantes do projeto ainda não passaram a revisão por pares, nem foram publicadas numa revista científica. No entanto, de acordo com os resultados preliminares publicados no dia 1 de junho, o estudo mostrou uma redução de 80% no número de casos sintomáticos.

Os internamentos reduziram em 86% e a mortalidade em 95%, números saudados pelo governador de São Paulo, João Doria, como um bom presságio para o resto do país.

A imunização criou uma espécie de “cinturão imunológico” em Serrana, que reduziu drasticamente a transmissão do novo coronavírus no município, mesmo quando o vírus se espalhou pelo país.

“O resultado mais importante foi entender que podemos controlar a pandemia mesmo sem vacinar toda a população. Quando a cobertura chegou a 70%, 75%, a queda na incidência foi percebida mesmo no grupo que ainda não havia completado o esquema de vacinação”, explicou Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisas clínicas do Instituto Butantan, à CNN.

O método utilizado no ensaio clínico chama-se staggered wedge trial e baseia-se em dividir a cidade em 25 subzonas, formando quatro grandes grupos populacionais que receberam a vacina em semanas sucessivas entre fevereiro e abril.

Ainda assim, é preciso esperar que os resultados sejam validados e publicados numa revista científica. A vida em Serrana não voltou totalmente ao normal, uma vez que o vírus continua fora de controlo na região: os habitantes ainda necessitam de usar máscaras e respeitar o distanciamento social, regras básicas de saúde que se aplicam a todo o estado.

Os resultados completos do estudo devem ser divulgados no início de julho, mas o Projeto S vai continuar até fevereiro do próximo ano, com a equipa a monitorizar continuamente os moradores de Serrana.

À medida que novas variantes virais continuam a surgir, os cientistas esperam que a Coronavac mantenha a sua eficácia e que a cidade brasileira continue a desfrutar da sua aparente vitória.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo brasileiro acusa revista "The Economist" de criar narrativa contra Bolsonaro

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Brasil acusou a revista britânica The Economist de criar uma narrativa "falaciosa, histriónica e exagerada" contra o Presidente do país, Jair Bolsonaro, após a publicação de reportagens …

El Salvador pode tornar-se o primeiro país a aceitar a Bitcoin como meio de pagamento legal

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no sábado que enviará ao congresso do país uma proposta para adotar a bitcoin como moeda legal. O anúncio foi feito através de um vídeo, divulgado durante …

EUA aprovam novo medicamento para o tratamento do Alzheimer

A Food and Drug Administration (FDA), a autoridade dos Estados Unidos da América para a alimentação e medicamentos, aprovou pela primeira vez desde 2003 uma nova forma de tratamento para o alzheimer. O Aduhelm é o …

Jeff Bezos vai ao espaço a 20 de julho. Será um dos passageiros no primeiro voo espacial da Blue Origin

Jeff Bezos tenciona tornar-se num dos primeiros civis a viajar até ao espaço. O ainda CEO da multinacional de tecnologia norte-americana Amazon vai viajar para o espaço a 20 de julho. O fundador da Amazon revelou …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: à terceira...foram 11 contra 11

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/alemanha-1-0-portugal-o-musical-final-europeu-sub-21 Terceira tentativa. Itália nos anos 90, não resultou. Suécia já com Rui Jorge, quase deu. Alemanha, à terceira é de vez. Ou não há duas sem três? Estou na dúvida. Vou ficar à espera do …

Uma em cada quatro brasileiras sofreu violência na pandemia

Uma em cada quatro brasileiras com mais de 16 anos sofreu algum tipo de violência durante a pandemia no ano passado, informou hoje uma sondagem do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública …

EUA enviam avião militar carregado de vacinas para Taiwan. China fala em "provocação"

Numa altura em que o seu processo de vacinação está tão atrasado, Taiwan recebeu uma ajuda preciosa dos Estados Unidos. Aos olhos da China, a oferta é vista como uma "grande provocação". Uma delegação de senadores …

Pescadores encontram tesouro de 1,8 milhões de euros na barriga de cachalote

Um grupo de 35 pescadores encontrou na semana passada 127 quilos de âmbar cinzento dentro do estômago de um cachalote que tinha dado à costa no Golfo de Adem, no sul do Iémen. Uma carcaça de …

Rússia prepara-se para vacinar animais contra a covid-19

A Rússia revelou ter desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19 para animais, que mostrou gerar anticorpos contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em cães, gatos, raposas e visões. A vacina, batizada Carnivak-Cov, irá começar a …

Novo Banco avança com providência cautelar para receber 112 milhões do Fundo de Resolução

O Novo Banco anunciou hoje que irá tomar “todas as medidas”, incluindo “a obtenção de uma providência cautelar”, para receber 112 milhões de euros do Fundo de Resolução, depois de a entidade ter transferido 317 …