Agora é proibido comer nas ruas do centro histórico de Florença

A medida, que entrou em vigor a 4 de setembro, proíbe as pessoas de comerem em quatro ruas do centro histórico de Florença, em Itália, para reduzir o congestionamento e o lixo.

Segundo o Independent, as pessoas que sejam apanhadas a comer nas ruas do centro histórico de Florença, em Itália, podem agora enfrentar coimas de 150 a 500 euros.

A nova medida, que entrou em vigor a 4 de setembro, é parte de um esforço da autarquia para reduzir o congestionamento das ruas estreitas da cidade italiana. Geralmente, os turistas tendem a aglomerar-se em torno das lojas nestas áreas, dificultando o acesso.

São quatro as ruas afetadas pela nova lei – Via de’ Neri, Piazzale degli Uffizi, Piazza del Grano and Via della Ninna – que estará ativa ao longo dos próximos quatro meses e que se aplica entre as 12h00 e as 15h00 e das 18h00 às 22h00.

Além de reduzir o congestionamento provocado pelos turistas, as autoridades locais também pretendam que esta legislação permita reduzir o lixo nas ruas.

De acordo com o The Local, citado pelo jornal britânico, os estabelecimentos instalados naquelas ruas tiveram de colocar um sinal bilingue nas montras que pede aos visitantes para “respeitarem os moradores, comerciantes e trabalhadores”.

(dr)

O sinal bilingue colocado nos estabelecimentos das ruas do centro histórico de Florença

O presidente da Câmara, Dario Nardella, considera que a medida “não é punitiva, mas sim dissuasora”. “Se os turistas se comportarem em Florença como se estivessem em casa, serão sempre bem-vindos, especialmente se quiserem provar as nossas especialidades gastronómicas”, afirmou.

Esta não é a primeira vez que a autarquia causa controvérsia. No verão do ano passado, Nardella ordenou que as escadarias das igrejas fossem molhadas para evitar que os turistas se sentassem lá a comer.

Florença é uma das cidades europeias que recebe mais turistas, a par de sítios como Veneza e Barcelona, e por isso está a tentar alcançar um equilíbrio entre as necessidades dos turistas e dos respetivos residentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …