Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

António Pedro Santos / Lusa

A situação epidemiológica em Portugal é agora “mais preocupante”, pelo que “dificilmente” o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva.

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, começou a conferência de imprensa desta quinta-feira avisando que a “situação epidemiológica se tem vindo a deteriorar“. A incidência é agora de 90,5 e o R(t) é de 1.13, anunciou a governante, após a reunião semanal de Conselho de Ministros.

Estes dados poderão significar que o país não deverá desconfinar na próxima semana.

Face ao elevado número de casos na região de Lisboa, o Governo decidiu aplicar uma medida extraordinária: fica assim proibida a circulação de e para a área metropolitana de Lisboa (AML) durante o fim-de-semana.

As restrições de circulação aplicam-se a partir das 15h desta sexta-feira, dia 18 de junho, e dizem apenas respeito à AML como um todo. Ou seja, a circulação entre os concelhos na Área Metropolitana de Lisboa continua a ser permitida.

“Impedir que a elevada incidência da pandemia passe para fora” da capital é o principal objetivo desta medida do Governo.

Relativamente às exceções a esta proibição, a resolução do Conselho de Ministros remete para o artigo 11.º do decreto de 21 de novembro, salientando que “são aplicáveis com as necessárias adaptações”. O artigo 11.º estabelece 18 exceções à proibição de circulação.

Mariana Vieira da Silva revelou ainda que há um “número muito alargado” de concelhos em alerta face aos registados na avaliação da última semana, sendo que a maioria se localiza na região de Lisboa.

São eles: Alcochete; Águeda; Almada; Amadora; Barreiro; Grândola; Lagos; Loures; Mafra; Moita; Montijo; Odivelas; Oeiras; Palmela; Sardoal; Seixal; Setúbal; Sines; Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Há ainda dez outros concelhos que não acompanham o país no desconfinamento, por terem registado, em duas avaliações consecutivas, uma incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes: Albufeira; Arruda dos Vinhos; Braga; Cascais; Lisboa; Loulé; Odemira; Sertã; Sintra e Sesimbra.

No caso deste último concelho, que registou outra vez 240 a 480 casos por 100 mil habitantes, a restauração e os estabelecimentos vão encerrar às 15h30 durante os fim de semana.

Apesar dos números, nem tudo são más notícias. A ministra anunciou que Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra são concelhos a recuperar, “apesar da deterioração a nível nacional”.

Também esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decidiu que o certificado digital pode substituir a apresentação de testes em eventos.

A ministra lembrou, contudo, que “há uma diversidade de testes a preços mais reduzidos”, elogiando a possibilidade de existirem eventos com testes, para que não tenham de ser proibidos.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Alguém faça o favor de DEFINIR: Área Metropolitana de Lisboa.
    e
    Se as restrições se aplicam a quem quer ENTRAR ou SAIR dessa Área Metropolitana, ou se é aplicável, também, à circulação entre Conselhos dentro dessa Área

  2. O comportamento dos estados em conluio com a OMS, VIOLA tanto o CÓDIGO DE NUREMBERGA e impõe aos médicos a violação da Declaração de Genebra:[§ 3 – “A saúde do meu paciente será minha primeira consideração”] como o Código Internacional de Ética Médica [Um médico deve agir no melhor interesse do paciente quando fornecer cuidados médicos.]! Até quando?

RESPONDER

UEFA: Paços de Ferreira e Santa Clara ganham com tranquilidade

Equipas portuguesas perto de continuarem na nova Liga Conferência Europa. Pacenses conseguiram mesmo uma goleada. O play-off de acesso à fase de grupos da Liga Conferência Europa deverá ter duas equipas portuguesas. Na primeira "mão" da …

China usa drones e bananas para levar elefantes de volta para casa

Na China, uma manada de elefantes selvagens afastou-se do seu habitat há mais de um ano. Nos últimos meses, uma equipa especial está a tentar fazê-los regressar a casa. Primeiro, pede-se à população que fique em …

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …