Parte do programa do PDR é (literalmente) igual ao do PSD

António Cotrim / Lusa

O presidente do PDR, Marinho e Pinto

O programa eleitoral do PDR para as legislativas de 6 de outubro é “exactamente igual” ao programa do PSD. São parágrafos inteiros e medidas exactamente iguais, diz o Público.

Os programas eleitorais do Partido Democrático Republicano, de Marinho e Pinto, e do PSD, têm partes exactamente iguais, revela a edição deste sábado do jornal Público. O programa dos social democratas foi apresentado antes, salienta o diário português.

A primeira frase exactamente igual, “Melhorar as condições previstas no RFAI – Regime Fiscal Apoio ao Investimento“, é apresentada no 4.º capítulo do programa do PDR, relativo à justiça fiscal, e na página 31 do programa do PSD, no capítulo intitulado “Mais e Melhores Oportunidades”.

Segundo o Público, a coincidência de articulado entre os dois programas é mais extensa na parte relativa à “Agricultura e Pescas” do programa do partido de Marinho e Pinto, que repete trechos inteiros do texto sobre “Agricultura, Inovação e Sustentabilidade” do programa do PSD.

O diário cita como exemplo o trecho “Portugal é dos países da UE com a população agrícola mais envelhecida, com uma idade média de 65 anos, 55% com idade superior a esta média e apenas 4% com menos de 40 anos. Impõe-se, assim, uma política robusta de apoio aos jovens agricultores em geral e nos que iniciam a sua actividade em particular. A robustez desta nova política deverá ser acompanhada de uma maior exigência, a fim de reduzirem as taxas de insucesso“, que aparece repetido no programa dos dois partidos.

Há ainda coincidência total entre um conjunto de sete medidas apresentadas pelo PSD e sete medidas propostas pelo PDR, que têm exactamente com o mesmo conteúdo e até a mesma ordenação cronológica.

Contactado pelo jornal português, o lídeor dos renovadores, Marinho e Pinto, disse desconhecer o programa do PSD, alegou haver “convergências entre partidos” e rejeitou a paternidade do programa eleitoral. “Quem escreveu o programa foi o Bruno Fialho”.

O dirigente renovador, contactado também pelo Público, recusa ter sido o autor do programa eleitoral do partido, alegando ter sido apenas o “compilador das ideias de várias pessoas”.

Confrontado com a semelhança entre as frases constantes nos dois programas, Bruno Fialho diz que “são dados objectivos que podem ter sido tirados de algum lado. São dados objectivos, não são considerações. Sendo o PDR um partido do centro, é natural que tenha ideias à esquerda ou à direita”.

Entre as quais, “criar um regime diferenciado de apoio a projectos de primeira instalação na agricultura de cidadãos entre os 25 e os 45 anos que optem por residir de forma permanente nas zonas de muito baixa densidade e preencham os demais requisitos a respeito da viabilidade dos investimentos e das qualificações técnicas“.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas criam ondas de luz que atravessam materiais opacos

Uma equipa de cientistas descobriu que é possível criar feixes de luz "indestrutíveis" que praticamente não se alteram quando atravessam um meio. Só se tornam fracos. Cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e da …

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …