Parte do programa do PDR é (literalmente) igual ao do PSD

António Cotrim / Lusa

O presidente do PDR, Marinho e Pinto

O programa eleitoral do PDR para as legislativas de 6 de outubro é “exactamente igual” ao programa do PSD. São parágrafos inteiros e medidas exactamente iguais, diz o Público.

Os programas eleitorais do Partido Democrático Republicano, de Marinho e Pinto, e do PSD, têm partes exactamente iguais, revela a edição deste sábado do jornal Público. O programa dos social democratas foi apresentado antes, salienta o diário português.

A primeira frase exactamente igual, “Melhorar as condições previstas no RFAI – Regime Fiscal Apoio ao Investimento“, é apresentada no 4.º capítulo do programa do PDR, relativo à justiça fiscal, e na página 31 do programa do PSD, no capítulo intitulado “Mais e Melhores Oportunidades”.

Segundo o Público, a coincidência de articulado entre os dois programas é mais extensa na parte relativa à “Agricultura e Pescas” do programa do partido de Marinho e Pinto, que repete trechos inteiros do texto sobre “Agricultura, Inovação e Sustentabilidade” do programa do PSD.

O diário cita como exemplo o trecho “Portugal é dos países da UE com a população agrícola mais envelhecida, com uma idade média de 65 anos, 55% com idade superior a esta média e apenas 4% com menos de 40 anos. Impõe-se, assim, uma política robusta de apoio aos jovens agricultores em geral e nos que iniciam a sua actividade em particular. A robustez desta nova política deverá ser acompanhada de uma maior exigência, a fim de reduzirem as taxas de insucesso“, que aparece repetido no programa dos dois partidos.

Há ainda coincidência total entre um conjunto de sete medidas apresentadas pelo PSD e sete medidas propostas pelo PDR, que têm exactamente com o mesmo conteúdo e até a mesma ordenação cronológica.

Contactado pelo jornal português, o lídeor dos renovadores, Marinho e Pinto, disse desconhecer o programa do PSD, alegou haver “convergências entre partidos” e rejeitou a paternidade do programa eleitoral. “Quem escreveu o programa foi o Bruno Fialho”.

O dirigente renovador, contactado também pelo Público, recusa ter sido o autor do programa eleitoral do partido, alegando ter sido apenas o “compilador das ideias de várias pessoas”.

Confrontado com a semelhança entre as frases constantes nos dois programas, Bruno Fialho diz que “são dados objectivos que podem ter sido tirados de algum lado. São dados objectivos, não são considerações. Sendo o PDR um partido do centro, é natural que tenha ideias à esquerda ou à direita”.

Entre as quais, “criar um regime diferenciado de apoio a projectos de primeira instalação na agricultura de cidadãos entre os 25 e os 45 anos que optem por residir de forma permanente nas zonas de muito baixa densidade e preencham os demais requisitos a respeito da viabilidade dos investimentos e das qualificações técnicas“.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …