Programa de Governo. Costa avança com alterações para agradar à esquerda

O Programa de Governo será aprovado no sábado e vai conter parâmetros que tentam ir ao encontro de algumas das propostas que o PCP, o BE, o Livre e o PAN colocaram em cima da mesa.

No Programa de Governo, António Costa vai tentar aproximar-se, uma vez mais, dos partidos que procurou para um acordo escrito logo após as eleições legislativas de outubro. O Observador apurou junto de fontes socialistas que o PS pretende dar um sinal de abertura para um diálogo permanente com o PCP, Bloco de Esquerda, PEV, PAN e Livre.

De acordo com o matutino, um dos pontos que voltará a cair do programa eleitoral do PS é a reforma do sistema político, que os partidos mais pequenos sempre contestarem, por perderem representatividade.

O mesmo aconteceu em 2015. Contudo, o PS voltou a incluir no seu programa eleitoral a defesa da “introdução de círculos uninominais [círculos que elegem apenas um deputado, aquele que for mais votado], sem prejuízo da adoção de mecanismos que garantam a proporcionalidade da representação partidária”.

Quando iniciaram as conversações com os partidos de esquerda, no dia 8 de outubro, uma das preocupações que a comitiva socialista ouviu foi, precisamente, a da reforma do sistema eleitoral. Em estilo de “moeda de troca”, como sublinha o Observador, o PS quer retirar esta medida que incomoda os partidos mais pequenos para, assim, manter “tudo igual” no Parlamento.

Ainda assim, segundo o diário, haverá outros acertos face ao programa eleitoral socialista. O Programa do Governo vai ainda incluir “algumas expressões pontuais”, em matéria de reformas e investimento público, que vão ao encontro de algumas das ideias que os cinco partidos defenderam nas reuniões com o PS.

Há uma linha vermelha

No entanto, o PS tem uma linha vermelha que resiste em mexer: a da legislação laboral. Como Costa já admitiu publicamente, essa não é uma prioridade. Os outrora parceiros PCP e BE consideraram insuficientes as alterações feitas ao Código do Trabalho, mas o PS não quer mesmo voltar a mexer nessa área.

No caderno de encargos que levou para a reunião com António Costa, Catarina MArtins colocou à cabeça a legislação laboral, pedindo a redução dos dias de férias, o pagamento das horas extraordinárias, o combate à precariedade, a proteção dos trabalhadores por turnos e o fim do duplo corte nas pensões com fator de sustentabilidade.

O Bloco queria ainda a nacionalização dos CTT e o reforço do investimento público na saúde, habitação e transportes, mas o acordo não se fez e o partido de Catarina Martins declarou morte à “geringonça”.

Desta forma, os partidos da esquerda preparam-se para negociar apenas Orçamentos o Estado, e, segundo o Observador, apresentam já algumas reservas. Fonte do partido adiantou ao matutino que no BE se acredita que o PS vai deixar esta negociação para a 25ª hora, “como nos dois últimos anos”, para limitar o espaço de influência dos partidos de esquerda.

Já do lado dos comunistas, o PS ouviu exigências relativas ao aumento geral dos salários, um objetivo que coincide com o que o PS inscreveu no seu programa eleitoral e que o próprio António Costa definiu como prioridade – apesar de ter avisado que a evolução será feita através de aumentos indiretos, nomeadamente com alterações na fiscalidade e no acesso a serviços públicos (SNS, Educação e transportes).

É precisamente neste campo que os socialistas pretendem aproximar-se dos partidos da esquerda, uma vez que o reforço do investimento no SNS e nos transportes também é uma ambição inscrita no programa eleitoral.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …