Programa de Governo. Costa avança com alterações para agradar à esquerda

O Programa de Governo será aprovado no sábado e vai conter parâmetros que tentam ir ao encontro de algumas das propostas que o PCP, o BE, o Livre e o PAN colocaram em cima da mesa.

No Programa de Governo, António Costa vai tentar aproximar-se, uma vez mais, dos partidos que procurou para um acordo escrito logo após as eleições legislativas de outubro. O Observador apurou junto de fontes socialistas que o PS pretende dar um sinal de abertura para um diálogo permanente com o PCP, Bloco de Esquerda, PEV, PAN e Livre.

De acordo com o matutino, um dos pontos que voltará a cair do programa eleitoral do PS é a reforma do sistema político, que os partidos mais pequenos sempre contestarem, por perderem representatividade.

O mesmo aconteceu em 2015. Contudo, o PS voltou a incluir no seu programa eleitoral a defesa da “introdução de círculos uninominais [círculos que elegem apenas um deputado, aquele que for mais votado], sem prejuízo da adoção de mecanismos que garantam a proporcionalidade da representação partidária”.

Quando iniciaram as conversações com os partidos de esquerda, no dia 8 de outubro, uma das preocupações que a comitiva socialista ouviu foi, precisamente, a da reforma do sistema eleitoral. Em estilo de “moeda de troca”, como sublinha o Observador, o PS quer retirar esta medida que incomoda os partidos mais pequenos para, assim, manter “tudo igual” no Parlamento.

Ainda assim, segundo o diário, haverá outros acertos face ao programa eleitoral socialista. O Programa do Governo vai ainda incluir “algumas expressões pontuais”, em matéria de reformas e investimento público, que vão ao encontro de algumas das ideias que os cinco partidos defenderam nas reuniões com o PS.

Há uma linha vermelha

No entanto, o PS tem uma linha vermelha que resiste em mexer: a da legislação laboral. Como Costa já admitiu publicamente, essa não é uma prioridade. Os outrora parceiros PCP e BE consideraram insuficientes as alterações feitas ao Código do Trabalho, mas o PS não quer mesmo voltar a mexer nessa área.

No caderno de encargos que levou para a reunião com António Costa, Catarina MArtins colocou à cabeça a legislação laboral, pedindo a redução dos dias de férias, o pagamento das horas extraordinárias, o combate à precariedade, a proteção dos trabalhadores por turnos e o fim do duplo corte nas pensões com fator de sustentabilidade.

O Bloco queria ainda a nacionalização dos CTT e o reforço do investimento público na saúde, habitação e transportes, mas o acordo não se fez e o partido de Catarina Martins declarou morte à “geringonça”.

Desta forma, os partidos da esquerda preparam-se para negociar apenas Orçamentos o Estado, e, segundo o Observador, apresentam já algumas reservas. Fonte do partido adiantou ao matutino que no BE se acredita que o PS vai deixar esta negociação para a 25ª hora, “como nos dois últimos anos”, para limitar o espaço de influência dos partidos de esquerda.

Já do lado dos comunistas, o PS ouviu exigências relativas ao aumento geral dos salários, um objetivo que coincide com o que o PS inscreveu no seu programa eleitoral e que o próprio António Costa definiu como prioridade – apesar de ter avisado que a evolução será feita através de aumentos indiretos, nomeadamente com alterações na fiscalidade e no acesso a serviços públicos (SNS, Educação e transportes).

É precisamente neste campo que os socialistas pretendem aproximar-se dos partidos da esquerda, uma vez que o reforço do investimento no SNS e nos transportes também é uma ambição inscrita no programa eleitoral.

Liliana Malainho LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …