Subsídio de risco já devia ter começado a ser pago, mas profissionais do SNS ainda não o receberam

Minsa

O subsídio extraordinário de risco foi aprovado no Orçamento de Estado (OE) para 2021, mas os profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à pandemia de  ainda não receberam. Este prémio deve ser pago de dois em dois meses e aplica-se durante estados de emergência, calamidade ou contingência.

O subsídio devia ter sido processado no salário do mês de Fevereiro, mas isso não aconteceu. Agora, os profissionais mostram-se indignados e querem respostas. De acordo com o Público, o subsídio também não deverá ser processado no final deste mês.

Questionado pelo jornal, o Ministério da Saúde e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) não clarificaram em que altura o subsídio seria pago.

O jornal Público avança que a principal causa deste atraso é o facto de os SPMS ainda não terem criado os códigos que permitem aos recursos humanos de cada entidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) processarem o subsídio juntamente com os salários.

O dirigente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), Emanuel Boieiro, considera “lamentável que os enfermeiros e restantes profissionais de saúde continuem sem receber o subsídio que lhes é devido”, acrescentando que “é mais uma falha grave deste Ministério da Saúde. A responsabilidade é da ministra e, sobretudo, do primeiro-ministro, que a mantém em funções”.

Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), disse ao Público que lamenta que, “mais uma vez, o Governo esteja a criar expectativas e não cumpra”.

Marta Moreira, da Comissão de Trabalhadores do INEM, confirmou que tanto ela como os seus colegas receberam a informação de que o subsídio extraordinário de risco não seria pago este mês.

De recordar que este subsídio de risco foi aprovado pelo Parlamento no Orçamento de Estado e abrange os profissionais de saúde que contactem diretamente com doentes com covid-19.

Na altura em que foi aprovado, ficou estabelecido que seria pago de dois em dois meses e que corresponderia a 20% da remuneração base, mas não pode ultrapassar os 219 euros por mês, metade do indexante de apoios sociais (IAS).

Contudo, os atrasos no pagamento de aumentos salariais e de prémios, aos profissionais de saúde têm sido frequentes.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …