Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

Alejandro Garcia / EPA

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil.

Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, o número total de horas suplementares trabalhadas pelos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentou 17%. Face ao período homólogo de 2019, contam-se mais 1,163 milhões de horas trabalhadas.

De acordo com o matutino, que cita os dados mais recentes do portal de monitorização do SNS, entre janeiro e junho contabilizaram-se 8,112 milhões de horas suplementares trabalhadas.

Em maio, a subida situou-se em quase mais meio milhão de horas extra (471 mil), sendo o mês em que se verificou uma maior variação mensal. Tal como recorda o JN, foi nesta altura que o SNS começou a retomar, de forma gradual, a atividade suspensa pela pandemia de covid-19.

“Em 2019, foram mais de seis milhões de horas extraordinárias [apenas médicos]. O que se gastou [mais de 100 milhões] dava para contratar cerca de 5500 médicos como assistentes hospitalares em regime de 40 horas semanais”, afirma ao jornal Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.

Do lado dos enfermeiros, a bastonária da Ordem, Ana Rita Cavaco, diz que não está surpreendida com estes números. “Tivemos sempre uma falta crónica de enfermeiros e a pandemia veio obrigar a um esforço complementar”, disse.

Segundo o jornal, a maior carga de trabalho também está a provocar o esgotamento dos profissionais de saúde, levando a um aumento das faltas: 2,744 milhões de dias de ausências no primeiro semestre, mais 30% do que no período homólogo de 2019.

“Haverá um momento em que irão dar um grito de Ipiranga. Basta um clique. É a Champions? Este pessoal está a brincar connosco!”, critica ainda Miguel Guimarães.

Esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu que já está em curso o plano para o inverno, com o reforço de recursos humanos, da capacidade dos hospitais, da vacinação e da rede de testagem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …