/

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

Alejandro Garcia / EPA

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil.

Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, o número total de horas suplementares trabalhadas pelos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentou 17%. Face ao período homólogo de 2019, contam-se mais 1,163 milhões de horas trabalhadas.

De acordo com o matutino, que cita os dados mais recentes do portal de monitorização do SNS, entre janeiro e junho contabilizaram-se 8,112 milhões de horas suplementares trabalhadas.

Em maio, a subida situou-se em quase mais meio milhão de horas extra (471 mil), sendo o mês em que se verificou uma maior variação mensal. Tal como recorda o JN, foi nesta altura que o SNS começou a retomar, de forma gradual, a atividade suspensa pela pandemia de covid-19.

“Em 2019, foram mais de seis milhões de horas extraordinárias [apenas médicos]. O que se gastou [mais de 100 milhões] dava para contratar cerca de 5500 médicos como assistentes hospitalares em regime de 40 horas semanais”, afirma ao jornal Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.

Do lado dos enfermeiros, a bastonária da Ordem, Ana Rita Cavaco, diz que não está surpreendida com estes números. “Tivemos sempre uma falta crónica de enfermeiros e a pandemia veio obrigar a um esforço complementar”, disse.

Segundo o jornal, a maior carga de trabalho também está a provocar o esgotamento dos profissionais de saúde, levando a um aumento das faltas: 2,744 milhões de dias de ausências no primeiro semestre, mais 30% do que no período homólogo de 2019.

“Haverá um momento em que irão dar um grito de Ipiranga. Basta um clique. É a Champions? Este pessoal está a brincar connosco!”, critica ainda Miguel Guimarães.

Esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu que já está em curso o plano para o inverno, com o reforço de recursos humanos, da capacidade dos hospitais, da vacinação e da rede de testagem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.