Professores do ensino superior exigem regresso das aulas presenciais em setembro

Rodrigo Antunes / Lusa

Os professores das universidades e politécnicos exigem o regresso do ensino presencial em todas as atividades letivas no próximo ano académico, que começa entre setembro e outubro.

O “regresso à normalidade” é defendido pelo Sindicato Nacional Ensino Superior (SNESup) que, em comunicado, justifica a sua posição com base na evolução do programa de vacinação contra a covid-19 e dos casos de infeção.

O SNESup “não encontra qualquer justificação para que a partir de setembro/outubro todas as atividades letivas – aulas teóricas, práticas, teórico-práticas e avaliações – não decorram de forma presencial”, defende o sindicato no comunicado.

A posição foi assumida de forma unânime pelos docentes do Ensino Superior durante a última reunião do Conselho Nacional do SNESup.

Os docentes entendem que “o risco de surtos ou de novos casos será residual”, tendo em conta as regras de segurança e higiene introduzidas nas instituições de ensino superior, a vacinação da maior parte dos professores e funcionários e até, de alguns alunos, até ao início do próximo ano letivo.

O SNESUp recorda os efeitos da pandemia nos dois últimos anos letivos, que obrigaram a recorrer ao ensino à distância generalizado, sublinhando que “mais de metade das licenciaturas – que na esmagadora maioria têm a duração de três anos letivos – foram realizadas sem o contacto presencial entre alunos e professores, através de um ecrã de computador”.

Para os professores do ensino superior, este modelo terá “graves repercussões na formação desta geração de estudantes”, uma vez que nada substitui o contacto entre os alunos e os docentes em sala de aula.

O sindicato recorda ainda que todos os cursos que passaram pelo crivo da Agência de Avaliação e Acreditação (A3ES) foram acreditados com base no ensino presencial e não no modelo de ensino à distância.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Morreu o poeta e tradutor Pedro Tamen, aos 86 anos

O poeta e tradutor, de 86 anos, morreu, esta quinta-feira, em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Pedro Tamen, que além de poeta também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …