/

Polícia alemã confiscou 50 milhões em bitcoin, mas não consegue aceder ao dinheiro. Golpista não revela a senha

A polícia alemã apreendeu mais de 50 milhões de euros em bitcoin, mas não consegue aceder ao dinheiro, uma vez que o proprietário da carteira digital, condenado por obter ilegalmente este valor, não revela a senha de acesso.

De acordo com a agência Reuters, o homem, que se encontra a cumprir pena de prisão, continua sem nada dizer sobre a password da carteira digital, apesar das repetidas investidas da polícia germânica para aceder às mais de 1.700 bitcoins.

“Nós perguntamos-lhe [sobre a password], mas ele não disse. Talvez não saiba“, disse Sebastian Murer, procurador na cidade de Kempten, em declarações à agência.

Esta moeda digital é armazenada num software conhecido como carteira digital que, por sua vez, é protegido por criptografia. É utilizada uma senha de acesso como chave para descriptografar a carteira e aceder às bitcoins armazenadas.

Sem uma senha, o utilizador não consegue “abrir” a carteira digital.

O homem em causa foi condenado a mais de dois anos de prisão por instalar secretamente um sofware noutros computadores para utilizar o seu poder de “minerar” – processo computacional através do qual são mantidas em movimento as transações na cadeia de blocos para obter mais moedas ou taxas de transação – ou produzir bitcoin.

Quando foi preso, o valor da sua carteira digital valeria uma fração do preço atual.

O preço da bitcoin disparou no ano passado, alcançando um recorde de 42.000 dólares me meados de janeiro. Na passada sexta-feira, estava a ser negociada a 37.577 euros, de acordo com o site Coindesk, especializado em criptomoeda e blockchain.

Os procuradores deixaram claro que mesmo que o homem saiba a senha de acesso e pretenda usá-la quando for libertado, não conseguirá fazê-lo.

Recentemente, um programador alemão a viver nos Estados Unidos revelou, em declarações ao jornal norte-americano The New York Times, que está com problemas em aceder à sua carteira digital que guarda 236 milhões de dólares.

Stefan Thomas não se recorda da sua password da carteira digital e já só lhe restam duas das dez tentativas para inserir a senha correta.

Sara Silva Alves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.