Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a cotação atual, 220 milhões de dólares.

Em declarações ao jornal norte-americano The New York Times, Stefan Thomas revelou que lhe restam apenas duas das dez tentativas para inserir a senha correta.

Já tentou, sem sucesso, inserir oito combinações que usa normalmente. Caso erre nas duas tentativas que lhe restam, perderá as suas moedas digitais para sempre.

A senha correta permitirá a Thomas desbloquear um pequeno disco rígido, conhecido como IronKey, onde estão as chaves privadas para a carteira digital que “guarda” as mais de sete mil bitcoins. O grande problema é que o programador perdeu o papel onde anotou a senha do seu IronKey, que dá dez tentativas antes de bloquear totalmente o acesso.

“Ficava simplesmente deitado na cama e pensava a propósito desta situação. Depois, voltava ao computador com uma estratégia nova que voltava a não funcionar e acabava por ficar novamente desesperado“, confessou.

Apesar de parecer insólito, este é um problema que se tem revelado comum ao ponto de estar a emergir uma indústria de especialistas em segurança cibernética para ajudar investidores a aceder ao seu dinheiro digital depois de se terem esquecido da password.

“Até investigadores sofisticadas têm sido completamente incapazes de fazer qualquer tipo de gestão de senhas privadas“, disse ao jornal norte-americano Diogo Monica, co-fundador da startup de segurança de moeda digital Anchorage

De acordo com o mesmo jornal, esta situação deixou Thomas e outros investidores na mesma situação desagradado com a ideia de utilizar uma moeda descentralizada como a bitcoin, cujo valor de mercado há semanas bate recordes.

Toda essa ideia de ser o seu próprio banco… Deixe-me colocar desta forma: ‘Fazemos os nossos próprios sapatos?'”, questionou o programado, concluindo o seu raciocínio: “A razão pela qual temos bancos é precisamente porque não queremos lidar com todas as coisas que os bancos fazem”.

  Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …