Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a cotação atual, 220 milhões de dólares.

Em declarações ao jornal norte-americano The New York Times, Stefan Thomas revelou que lhe restam apenas duas das dez tentativas para inserir a senha correta.

Já tentou, sem sucesso, inserir oito combinações que usa normalmente. Caso erre nas duas tentativas que lhe restam, perderá as suas moedas digitais para sempre.

A senha correta permitirá a Thomas desbloquear um pequeno disco rígido, conhecido como IronKey, onde estão as chaves privadas para a carteira digital que “guarda” as mais de sete mil bitcoins. O grande problema é que o programador perdeu o papel onde anotou a senha do seu IronKey, que dá dez tentativas antes de bloquear totalmente o acesso.

“Ficava simplesmente deitado na cama e pensava a propósito desta situação. Depois, voltava ao computador com uma estratégia nova que voltava a não funcionar e acabava por ficar novamente desesperado“, confessou.

Apesar de parecer insólito, este é um problema que se tem revelado comum ao ponto de estar a emergir uma indústria de especialistas em segurança cibernética para ajudar investidores a aceder ao seu dinheiro digital depois de se terem esquecido da password.

“Até investigadores sofisticadas têm sido completamente incapazes de fazer qualquer tipo de gestão de senhas privadas“, disse ao jornal norte-americano Diogo Monica, co-fundador da startup de segurança de moeda digital Anchorage

De acordo com o mesmo jornal, esta situação deixou Thomas e outros investidores na mesma situação desagradado com a ideia de utilizar uma moeda descentralizada como a bitcoin, cujo valor de mercado há semanas bate recordes.

Toda essa ideia de ser o seu próprio banco… Deixe-me colocar desta forma: ‘Fazemos os nossos próprios sapatos?'”, questionou o programado, concluindo o seu raciocínio: “A razão pela qual temos bancos é precisamente porque não queremos lidar com todas as coisas que os bancos fazem”.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …