Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a cotação atual, 220 milhões de dólares.

Em declarações ao jornal norte-americano The New York Times, Stefan Thomas revelou que lhe restam apenas duas das dez tentativas para inserir a senha correta.

Já tentou, sem sucesso, inserir oito combinações que usa normalmente. Caso erre nas duas tentativas que lhe restam, perderá as suas moedas digitais para sempre.

A senha correta permitirá a Thomas desbloquear um pequeno disco rígido, conhecido como IronKey, onde estão as chaves privadas para a carteira digital que “guarda” as mais de sete mil bitcoins. O grande problema é que o programador perdeu o papel onde anotou a senha do seu IronKey, que dá dez tentativas antes de bloquear totalmente o acesso.

“Ficava simplesmente deitado na cama e pensava a propósito desta situação. Depois, voltava ao computador com uma estratégia nova que voltava a não funcionar e acabava por ficar novamente desesperado“, confessou.

Apesar de parecer insólito, este é um problema que se tem revelado comum ao ponto de estar a emergir uma indústria de especialistas em segurança cibernética para ajudar investidores a aceder ao seu dinheiro digital depois de se terem esquecido da password.

“Até investigadores sofisticadas têm sido completamente incapazes de fazer qualquer tipo de gestão de senhas privadas“, disse ao jornal norte-americano Diogo Monica, co-fundador da startup de segurança de moeda digital Anchorage

De acordo com o mesmo jornal, esta situação deixou Thomas e outros investidores na mesma situação desagradado com a ideia de utilizar uma moeda descentralizada como a bitcoin, cujo valor de mercado há semanas bate recordes.

Toda essa ideia de ser o seu próprio banco… Deixe-me colocar desta forma: ‘Fazemos os nossos próprios sapatos?'”, questionou o programado, concluindo o seu raciocínio: “A razão pela qual temos bancos é precisamente porque não queremos lidar com todas as coisas que os bancos fazem”.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …