A moeda digital ‘bitcoin’ tornou-se rival do ouro e o seu preço pode chegar aos 146 mil dólares (cerca de 118 mil euros), se for estabelecida como um ativo seguro, disse o banco de investimentos JP Morgan (JPM) na terça-feira.
Os investidores veem a criptomoeda como uma proteção contra a inflação e uma alternativa para a desvalorização do dólar. O seu preço triplicou nos últimos seis meses, para um recorde de 34.800 dólares (aproximadamente 28.340 euros), valor atingido a 02 de janeiro, noticiou a agência Reuters.
À hora desta edição, a valorização da bitcoin tinha acabado de ultrapassar, pela primeira vez, os 31 mil euros.
“A competição da ‘bitcoin’ com o ouro já começou nas nossas mentes”, indicaram os estrategistas do JPM em comunicado.
Esta pode ser uma fase de mudança para a moeda digital, após anos a ser vista como uma opção para especuladores e apostadores. “Considerando o quão grande é o investimento financeiro em ouro, uma migração para uma moeda ‘alternativa’ implica uma grande vantagem para a ‘bitcoin’ a longo prazo”, referiu o JPM.
O JPM considerou que a criptomoeda provavelmente ultrapassará o ouro à medida que a atuação da geração deste milénio for aumentando no mercado de investimentos, devido à sua preferência pelo “ouro digital”. Esta vantagem está, contudo, condicionada pela volatilidade da ‘bitcoin’ em convergência com a do ouro a longo prazo.
O banco de investimentos sublinhou que, considerando que a capitalização de mercado atual da criptomoeda é de cerca de 575 mil milhões de dólares (à volta de 468 mil milhões de euros), o seu preço teria que ser multiplicado por cinco para igualar o valor da riqueza privada do ouro em barras, moedas ou fundos negociados em bolsa.
A instituição financeira considerou ainda que, embora a atual especulação pode levar a ‘bitcoin’ a atingir entre 50 mil e 100 mil dólares (entre 41 e 81 mil euros), essa situação é insustentável até que a sua volatilidade se estabilize.
A recuperação da ‘bitcoin’ “nas últimas semanas trouxe” a moeda digital “para um território mais desafiador, não apenas em termos de posicionamento, mas também em termos de avaliação”, afirmou o banco.
Vai ser tudo muito lindo até os estados olharem para isto como uma forma obscura de guardar/gastar/lavar, dinheiro. Nesse momento vão legislar, apertar, controlar e o preço vai cair.
Ainda vamos ver na TV os «Espoliados da BitCoin» a fazer manifestações frente à Assembleia da Republica.