Ouro digital. JP Morgan diz que bitcoins podem chegar aos 118 mil euros

A moeda digital ‘bitcoin’ tornou-se rival do ouro e o seu preço pode chegar aos 146 mil dólares (cerca de 118 mil euros), se for estabelecida como um ativo seguro, disse o banco de investimentos JP Morgan (JPM) na terça-feira.

Os investidores veem a criptomoeda como uma proteção contra a inflação e uma alternativa para a desvalorização do dólar. O seu preço triplicou nos últimos seis meses, para um recorde de 34.800 dólares (aproximadamente 28.340 euros), valor atingido a 02 de janeiro, noticiou a agência Reuters.

À hora desta edição, a valorização da bitcoin tinha acabado de ultrapassar, pela primeira vez, os 31 mil euros.



“A competição da ‘bitcoin’ com o ouro já começou nas nossas mentes”, indicaram os estrategistas do JPM em comunicado.

Esta pode ser uma fase de mudança para a moeda digital, após anos a ser vista como uma opção para especuladores e apostadores. “Considerando o quão grande é o investimento financeiro em ouro, uma migração para uma moeda ‘alternativa’ implica uma grande vantagem para a ‘bitcoin’ a longo prazo”, referiu o JPM.

O JPM considerou que a criptomoeda provavelmente ultrapassará o ouro à medida que a atuação da geração deste milénio for aumentando no mercado de investimentos, devido à sua preferência pelo “ouro digital”. Esta vantagem está, contudo, condicionada pela volatilidade da ‘bitcoin’ em convergência com a do ouro a longo prazo.

O banco de investimentos sublinhou que, considerando que a capitalização de mercado atual da criptomoeda é de cerca de 575 mil milhões de dólares (à volta de 468 mil milhões de euros), o seu preço teria que ser multiplicado por cinco para igualar o valor da riqueza privada do ouro em barras, moedas ou fundos negociados em bolsa.

A instituição financeira considerou ainda que, embora a atual especulação pode levar a ‘bitcoin’ a atingir entre 50 mil e 100 mil dólares (entre 41 e 81 mil euros), essa situação é insustentável até que a sua volatilidade se estabilize.

A recuperação da ‘bitcoin’ “nas últimas semanas trouxe” a moeda digital “para um território mais desafiador, não apenas em termos de posicionamento, mas também em termos de avaliação”, afirmou o banco.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vai ser tudo muito lindo até os estados olharem para isto como uma forma obscura de guardar/gastar/lavar, dinheiro. Nesse momento vão legislar, apertar, controlar e o preço vai cair.

    Ainda vamos ver na TV os «Espoliados da BitCoin» a fazer manifestações frente à Assembleia da Republica.

RESPONDER

Aos 29 anos, "sucessor" de Mourinho estreia-se a vencer e faz história

Ryan Mason, o novo treinador interino do Tottenham, estreou-se a ganhar e tornou-se o treinador mais jovem da história da Premier League. Com a saída de José Mourinho do Tottenham, esta segunda-feira, Ryan Mason assumiu interinamente …

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …

Ministério Público e defesa de Sócrates concordam: Ivo Rosa fez uma alteração ilegal à acusação

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates já pediram a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês. Os dois requerimentos defendem que o juiz fez …

Depois da Superliga Europeia, pode chegar agora a Superliga Britânica

Depois de os planos de uma Superliga Europeia terem aparentemente caído por terra, os clubes ingleses preparam uma "Superliga Britânica", que poderá trazer o Celtic e o Rangers para a Premier League. Os planos de uma …

Parlamento admite repensar fim do dia de reflexão. Iniciativa Liberal vai forçar partidos a decidir já

A proposta da Iniciativa Liberal para acabar com o dia de reflexão no sábado que antecede o dia das eleições pode, para já, ficar à espera de uma decisão da Assembleia da República. Esta quarta-feira, na …

O café está sob ameaça das alterações climáticas — mas uma espécie selvagem pode salvá-lo

As plantações de café a nível mundial estão sob ameaça das alterações climáticas. Uma espécie selvagem redescoberta por cientistas pode salvar a bebida favorita de milhões. O mundo adora café. Mais precisamente, adora café arábica. Do …