Ouro digital. JP Morgan diz que bitcoins podem chegar aos 118 mil euros

A moeda digital ‘bitcoin’ tornou-se rival do ouro e o seu preço pode chegar aos 146 mil dólares (cerca de 118 mil euros), se for estabelecida como um ativo seguro, disse o banco de investimentos JP Morgan (JPM) na terça-feira.

Os investidores veem a criptomoeda como uma proteção contra a inflação e uma alternativa para a desvalorização do dólar. O seu preço triplicou nos últimos seis meses, para um recorde de 34.800 dólares (aproximadamente 28.340 euros), valor atingido a 02 de janeiro, noticiou a agência Reuters.

À hora desta edição, a valorização da bitcoin tinha acabado de ultrapassar, pela primeira vez, os 31 mil euros.

“A competição da ‘bitcoin’ com o ouro já começou nas nossas mentes”, indicaram os estrategistas do JPM em comunicado.

Esta pode ser uma fase de mudança para a moeda digital, após anos a ser vista como uma opção para especuladores e apostadores. “Considerando o quão grande é o investimento financeiro em ouro, uma migração para uma moeda ‘alternativa’ implica uma grande vantagem para a ‘bitcoin’ a longo prazo”, referiu o JPM.

O JPM considerou que a criptomoeda provavelmente ultrapassará o ouro à medida que a atuação da geração deste milénio for aumentando no mercado de investimentos, devido à sua preferência pelo “ouro digital”. Esta vantagem está, contudo, condicionada pela volatilidade da ‘bitcoin’ em convergência com a do ouro a longo prazo.

O banco de investimentos sublinhou que, considerando que a capitalização de mercado atual da criptomoeda é de cerca de 575 mil milhões de dólares (à volta de 468 mil milhões de euros), o seu preço teria que ser multiplicado por cinco para igualar o valor da riqueza privada do ouro em barras, moedas ou fundos negociados em bolsa.

A instituição financeira considerou ainda que, embora a atual especulação pode levar a ‘bitcoin’ a atingir entre 50 mil e 100 mil dólares (entre 41 e 81 mil euros), essa situação é insustentável até que a sua volatilidade se estabilize.

A recuperação da ‘bitcoin’ “nas últimas semanas trouxe” a moeda digital “para um território mais desafiador, não apenas em termos de posicionamento, mas também em termos de avaliação”, afirmou o banco.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vai ser tudo muito lindo até os estados olharem para isto como uma forma obscura de guardar/gastar/lavar, dinheiro. Nesse momento vão legislar, apertar, controlar e o preço vai cair.

    Ainda vamos ver na TV os «Espoliados da BitCoin» a fazer manifestações frente à Assembleia da Republica.

RESPONDER

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …