Procurador-geral do Brasil investiga campanhas eleitorais de Rousseff e Lula

Antonio Cruz / Agência Brasil

Lula da Silva e Dilma Rousseff

Lula da Silva e Dilma Rousseff

O procurador-geral do Brasil, Rodrigo Janot, solicitou formalmente ao Supremo tribunal federal a investigação de diversas campanhas eleitorais da Presidente Dilma Rousseff e do seu antecessor Lula da Silva por supostas irregularidades, referiram hoje diversos media locais.

De acordo com o diário Estado de São Paulo, o procurador Rodrigo Janot, responsável pela investigação do escândalo de corrupção da petrolífera Petrobras, solicitou oficialmente a investigação das campanhas de Dilma Rousseff em 2014 e 2010, e de Lula da Silvaem 2006, por alegadas irregularidades no financiamento.

A decisão de Janot fundamenta-se numa declaração do empresário Ricardo Pessoa, dono da empresa de energia UTC, que assegurou ter doado 7,5 milhões de reais (1,77 milhões de euros) para a campanha de Rousseff, uma verba proveniente da corrupção na Petrobras.

Segundo as investigações efetuadas até ao momento, a estatal Petrobras seria o centro de um esquema de corrupção no qual se inflacionavam até 4% os valores da concessão de contratos, que depois eram repartidos entre os diretores desta companhia estatal e os partidos políticos também envolvidos.

Pessoa, proprietário da construtora UTC Engenharia e um dos indiciados que aceitou colaborar com a investigação em troca de uma redução da pena, afirmou que as doações eram combinadas diretamente com João Vaccari Neto, na ocasião tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), a formação da Presidente brasileira e do seu antecessor, e padrinho político, Lula da Silva.

Janot, cujo mandato foi renovado pelo Senado em finais de agosto, foi criticado a semana passada por alguns partidos da oposição por ter decidido arquivar a investigação sobre supostas irregularidades na campanha eleitoral do PT em 2004, quando Rousseff venceu as eleições presidenciais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …