Procura de casas para compra voltou a aumentar e continua a superar a oferta

A procura de casas para compra voltou a aumentar em agosto nas regiões de Lisboa, Porto e Algarve, dinâmica que continua a superar a oferta existente, segundo o mais recente inquérito Portuguese Housing Market Survey, divulgado esta quinta-feira.

Com base nas respostas de 150 inquiridos de empresas do setor imobiliário, “o Verão não abrandou a procura de casas em Portugal, a qual continuou a crescer em agosto de forma sólida”, com reflexo nos preços de compra, que “aumentaram ainda mais” neste mês.

No entanto, o inquérito PHMS revela que “as expectativas para as vendas a curto prazo, apesar de positivas, terão abrandado” em agosto, com os operadores imobiliários a defenderem que é necessário assegurar “estabilidade fiscal e o robustecimento da concessão de crédito” para manter o dinamismo da procura de casas.

“No âmbito dos clientes estrangeiros, é necessário garantir a estabilidade fiscal, assegurando a previsibilidade nas condições de mercado”, afirmou, em comunicado, o diretor da empresa de informação Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães.

“Já para o público nacional, destacam a necessidade de fortalecer o sistema financeiro, mantendo, assim, a dinâmica por parte das famílias”, acrescenta Ricardo Guimarães.

Para Simon Rubinsohn, economista do Royal Institution of Chartered Surveyors, a melhoria contínua das condições de crédito será “fundamental para suportar a atividade do mercado de compra e venda de casa”.

De acordo com o inquérito PHMS, a dinâmica da procura de casas para compra continua a superar a oferta, verificando-se “uma redução da entrada de novos fogos para venda em todas as regiões” analisadas: Lisboa, Porto e Algarve.

Esta situação de desequilíbrio está a conduzir a um aumento dos preços das casas”, verificado nas regiões de Lisboa, Porto e Algarve, revelou o inquérito, adiantando que é expectável que “os preços das casas cresçam ainda mais ao longo dos próximos três meses e, num horizonte a 12 meses, os inquiridos continuam a projetar um crescimento dos preços de pouco menos de 3%”.

Segundo dados do inquérito, as vendas acordadas no mês de agosto apresentaram um resultado “bastante positivo”, com todas as regiões a exibir “um ligeiro aumento no volume das transações”.

Em relação ao mercado de arrendamento habitacional, o inquérito PHMS indica que “o ritmo de crescimento das rendas deverá acelerar ainda mais”, uma vez que a tendência de subida dos preços resulta do desequilíbrio entre a oferta e procura, tendo em conta que “o interesse para arrendar casa registou um forte aumento e a oferta por parte dos proprietários continua a cair”.

“Outra pretensão dos agentes é a concessão de incentivos ao mercado de arrendamento, no qual a falta de oferta tem pressionado as rendas em alta”, adiantou o diretor da empresa de informação Confidencial Imobiliário.

O PHMS é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Confidencial Imobiliário e o RICS, para publicação de um Índice de Confiança e de Expectativas nas regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …