“Temos um problema sério a nível de centrais”. E só vão três ao Euro

Etienne Laurent / EPA

O antigo futebolista internacional Fernando Meira considera que Portugal tem “um problema sério a nível de centrais” e não se mostra surpreendido com a chamada de “apenas três”, para ajudar a defender o título continental no Euro2020.

“Temos um problema sério a nível de centrais. Não é por acaso que o nosso selecionador apenas convocou três. Sem dúvida, Pepe e Rúben Dias são duas grandes referências da atualidade do futebol”, diz Fernando Meira.

Pepe já numa fase final da carreira, mas numa forma incrível. O Rúben Dias, claramente, será a referência da nossa seleção a nível defensivo e é também um dos melhores centrais da atualidade, pela maturidade que tem e a força já que apresenta”, analisou à Lusa o ex-central, que representou Portugal no Mundial2006 e no Euro2008.

Fernando Meira lamenta que “não se vejam grandes soluções para o futuro“, no que diz respeito a defesas centrais de raiz, para, de forma natural, substituir os veteranos José Fonte e Pepe, com 37 e 38 anos, respetivamente.

“Acredito que Portugal possa vir a ter no futuro algumas dificuldades nesse setor. Em todos os outros, Portugal está, claramente, recheado. É uma das melhores seleções do Mundo a nível de qualidade. É importante que tenhamos isso bem presente e continuarmos a acreditar na nossa seleção, para que possamos fazer um grande europeu. É o que todos esperamos”, disse.

Inserido num Grupo F “muito difícil”, juntamente com Hungria e as poderosas Alemanha e França, a seleção lusa é uma das “favoritas” do torneio, mas vai ter de “provar o valor e a qualidade que tem”, segundo o antigo jogador de Vitória de Guimarães, Benfica e Estugarda, pelo qual se sagrou campeão alemão em 2006/2007.

Perspetivando os três duelos, Meira, de 42 anos, que de ‘quinas’ ao peito somou alcançou 54 internacionalizações ‘AA’, acredita que a terceira e última jornada será para discutir o primeiro lugar com França, atual campeã mundial e vice-campeã da Europa.

“Espero que nessa altura Portugal já tenha o apuramento garantido. Acredito que, contra a Hungria, teoricamente o jogo mais fácil do grupo, Portugal possa ganhar. Depois, temos uma Alemanha poderosa no nome, mas não tão poderosa a nível coletivo, como tem sido nos últimos anos”, explica Meira.

Portugal, que é o detentor do troféu, integra o Grupo F do Euro2020, juntamente com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para 15 de junho, diante dos húngaros, em Budapeste, antes de defrontar os germânicos, em 19, em Munique, e os franceses, em 23, novamente na capital magiar.

O Euro2020, que foi adiado para este ano devido à pandemia de covid-19, realiza-se em 11 cidades de 11 países diferentes, entre 11 de junho e 11 de julho.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …