Problema elétrico no Kosovo atrasa relógios europeus

De acordo com a entidade que agrega os gestores de redes de transporte de eletricidade de 36 países, os relógios de aparelhos elétricos que não foram modificados desde janeiro contam com um atraso de seis minutos.

A rede elétrica interligada sofreu um problema de fornecimento de energia no Kosovo, afetando a distribuição de eletricidade em 25 países, indicou esta quarta-feira a ENTSO-E, entidade que agrega os gestores de redes de transporte de eletricidade de 36 países.

O problema, que está a ocorrer desde meados de janeiro, provoca atrasos nos relógios dos dispositivos ligados à rede elétrica, de que são exemplo os micro-ondas, despertadores, rádios ou fornos.

Citada pela agência noticiosa AFP, a porta-voz da ENTSO-E, Claire Camus, disse que é normal existirem pequenos desvios de frequência elétrica. No entanto, desde janeiro, o problema “tem sido permanente”, devido a “um desequilíbrio” no Kosovo.

Conforme indica a responsável, os relógios de aparelhos elétricos que não foram modificados, desde meados de Janeiro, têm um atraso de cerca de seis minutos.

O desvio da frequência elétrica está a afetar a rede “de Espanha à Turquia e da Polónia à Holanda”, informa o comunicado, sendo que Portugal é um dos países incluídos.

Para Claire Camus, na base desta interferência está “um problema político”, uma vez que a Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, opondo-se à entrada do país na ONU e em várias organizações internacionais, como é o caso da ENTSO-E. Desta forma, o acesso à rede passa pela Sérvia.

Por sua vez, a EMS, empresa sérvia de transmissão de energia elétrica, já admitiu haver escassez de eletricidade na rede comum, desde o mês em causa e acusa o operador elétrico do Kosovo (KOSTT) de utilizar quantidades de energia, para além das que estavam acordadas. Porém, a EMS garante que está a fazer todos os esforços para resolver a situação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Maldita sorte a nossa, não só caíram na asneira de roubarem aquele território aos sérvios como agora ainda temos energia de má qualidade devido aos muçulmanos libaneses que ocupam o território!.

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …