Caso Epstein. Príncipe André deu dois álibis, mas não batem certo

Jamie J Gray / Flickr

O Príncipe André de Inglaterra

Uma reportagem do Daily Mail põe em xeque os álibis que o príncipe André apresentou para se defender das acusações de abuso sexual. 

O Daily Mail avança que há dois elementos nas declarações do príncipe André que não batem certo com a sua agenda nem com a versão dos factos apresentada por outras pessoas ouvidas pelas autoridades, incluindo a própria filha.

O filho da rainha Isabel II é alvo de acusações de abusos sexuais a Virginia Roberts. O príncipe argumentou que, na noite de 10 de março de 2001, não se teria encontrado com a jovem porque, nesse dia, estava a tomar conta das filhas e tinha levado a mais velha, Beatriz, a uma festa de aniversário marcada para as 16h no Pizza Express de Woking.

Contudo, o Daily Mail investigou as declarações do príncipe à BBC e concluiu que a agenda de André, nesse mesmo dia, menciona uma ida matinal ao teatro e a uma sessão de manicure à tarde.

Além disso, a família da aniversariante, os funcionários da casa onde morava e o guarda-costas da altura não se lembram de ver o príncipe de York naquela comemoração. Aliás, segundo o tabloide, nem mesmo Beatriz se lembra de o pai a ter levado à festa.

Virginia Roberts referiu também que o príncipe André tinha abusado sexualmente dela em abril de 2010, na casa de Jeffrey Epstein em Nova Iorque, e que o duque tinha lá passado a noite. André sempre negou estas declarações, assegurando que não tinha pernoitado na casa de Epstein.

No entanto, segundo a reportagem do Daily Mail, o monarca também mentiu sobre os acontecimentos desse dia: o príncipe terá passado três dias nos EUA, sendo que na primeira noite terá dormido no consulado britânico em Nova Iorque, no segundo dia viajou para Boston e pernoitou lá e no terceiro dia, dia 11 de abril, ficou “num endereço privado”, que seria a casa de Epstein.

A informação consta em “cartas oficiais, itinerários e voos” consultadas pelo jornal.

Os registos indicam ainda que, no terceiro dia nos Estados Unidos, o monarca britânico guardou algumas horas na agenda para “tempo pessoal”. Nenhum dos funcionários do príncipe conseguiu precisar a natureza deste intervalo temporal.

O Daily Mail escreve que André terá viajado com Jeffrey Epstein e Virginia Roberts para Teterboro, um aeroporto a 20 quilómetros da mansão que o magnata mantinha em Manhattan, e daí para uma ilha privada nas Caraíbas.

O The Guardian questionou a assessoria do príncipe sobre estas acusações, mas esta recusou-se a comentar. “Não estamos a emitir nenhum comentário. Nada mesmo”, referiu o porta-voz.

O nome do príncipe André foi mencionado em 2015 num caso de alegado abuso sexual de menores nos Estados Unidos. O envolvimento foi desmentido pelo Palácio de Buckingham.  O monarca é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Roberts, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001.

Jeffrey Epstein foi detido em Nova Jersey, no dia 6 de julho, e a polícia encontrou diversas fotografias de raparigas nuas na sua mansão, em Nova Iorque. O bilionário já se tinha declarado culpado de abusar sexualmente várias raparigas em Nova Iorque e Florida no início dos anos 2000.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …