/

Caso Epstein. Príncipe André deu dois álibis, mas não batem certo

Jamie J Gray / Flickr

O Príncipe André de Inglaterra

Uma reportagem do Daily Mail põe em xeque os álibis que o príncipe André apresentou para se defender das acusações de abuso sexual. 

O Daily Mail avança que há dois elementos nas declarações do príncipe André que não batem certo com a sua agenda nem com a versão dos factos apresentada por outras pessoas ouvidas pelas autoridades, incluindo a própria filha.

O filho da rainha Isabel II é alvo de acusações de abusos sexuais a Virginia Roberts. O príncipe argumentou que, na noite de 10 de março de 2001, não se teria encontrado com a jovem porque, nesse dia, estava a tomar conta das filhas e tinha levado a mais velha, Beatriz, a uma festa de aniversário marcada para as 16h no Pizza Express de Woking.

Contudo, o Daily Mail investigou as declarações do príncipe à BBC e concluiu que a agenda de André, nesse mesmo dia, menciona uma ida matinal ao teatro e a uma sessão de manicure à tarde.

Além disso, a família da aniversariante, os funcionários da casa onde morava e o guarda-costas da altura não se lembram de ver o príncipe de York naquela comemoração. Aliás, segundo o tabloide, nem mesmo Beatriz se lembra de o pai a ter levado à festa.

Virginia Roberts referiu também que o príncipe André tinha abusado sexualmente dela em abril de 2010, na casa de Jeffrey Epstein em Nova Iorque, e que o duque tinha lá passado a noite. André sempre negou estas declarações, assegurando que não tinha pernoitado na casa de Epstein.

No entanto, segundo a reportagem do Daily Mail, o monarca também mentiu sobre os acontecimentos desse dia: o príncipe terá passado três dias nos EUA, sendo que na primeira noite terá dormido no consulado britânico em Nova Iorque, no segundo dia viajou para Boston e pernoitou lá e no terceiro dia, dia 11 de abril, ficou “num endereço privado”, que seria a casa de Epstein.

A informação consta em “cartas oficiais, itinerários e voos” consultadas pelo jornal.

Os registos indicam ainda que, no terceiro dia nos Estados Unidos, o monarca britânico guardou algumas horas na agenda para “tempo pessoal”. Nenhum dos funcionários do príncipe conseguiu precisar a natureza deste intervalo temporal.

O Daily Mail escreve que André terá viajado com Jeffrey Epstein e Virginia Roberts para Teterboro, um aeroporto a 20 quilómetros da mansão que o magnata mantinha em Manhattan, e daí para uma ilha privada nas Caraíbas.

O The Guardian questionou a assessoria do príncipe sobre estas acusações, mas esta recusou-se a comentar. “Não estamos a emitir nenhum comentário. Nada mesmo”, referiu o porta-voz.

O nome do príncipe André foi mencionado em 2015 num caso de alegado abuso sexual de menores nos Estados Unidos. O envolvimento foi desmentido pelo Palácio de Buckingham.  O monarca é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Roberts, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001.

Jeffrey Epstein foi detido em Nova Jersey, no dia 6 de julho, e a polícia encontrou diversas fotografias de raparigas nuas na sua mansão, em Nova Iorque. O bilionário já se tinha declarado culpado de abusar sexualmente várias raparigas em Nova Iorque e Florida no início dos anos 2000.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.