“Ele sabe o que aconteceu”. Alegada vítima do príncipe André detalha abusos e pede apoio dos britânicos

Uma jovem norte-americana que diz ter sido trazida para o Reino Unido com 17 anos para ter relações sexuais com o Príncipe André implorou ao público britânico para “ficar do seu lado” e “não aceitar o que lhe aconteceu”.

Virginia Giuffre, uma das acusadoras do agressor sexual condenado Jeffrey Epstein, que se suicidou na prisão, contou à BBC que foi traficada para Londres por Epstein em 2001. À emissora britânica, a mulher disse que a namorada de Epstein lhe disse o que “fazer por André”.

A mulher deu a sua primeira entrevista à BBC como parte de um programa especial de uma hora. A entrevista inclui o seu relato sobre como foi apresentada ao príncipe Andrew.

Giuffre disse que o príncipe, Epstein e a sua então namorada, a socialite Ghislaine Maxwell, levaram-na para o clube noturno Tramp, em Londres, onde o príncipe pediu que dançasse. “Ele é o dançarino mais hediondo que eu já vi na minha vida”, contou. “O seu suor era como se estivesse chovendo basicamente em todo o lado“.

Quando deixaram a discoteca, Giuffre disse que Ghislaine Maxwell lhe deu instruções. “No carro, Ghislaine disse-me que tenho que fazer por André o que faço por Jeffrey e isso deixou-me doente”. Mais tarde, naquela mesma noite, a jovem teve relações sexuais com o príncipe.

À BBC, o membro da família real foi questionado sobre o caso, negando categoricamente qualquer envolvimento com Virginia Giuffre. André disse que, nesse dia, estava “em casa com os filhos” e relembra que levou a princesa Beatriz a uma festa no restaurante Pizza Express, em Woking.

Questionado sobre uma fotografia em que aparece com o braço em volta da cintura de Virginia Giuffre, o príncipe disse que não se lembrava da fotografia que havia sido tirada e questionou se era mesmo a mão dele.

Nesta entrevista à BBC, Giuffre disse que “as pessoas de dentro continuarão a inventar essas desculpas ridículas, como se o braço dele fosse alongado ou a foto fosse adulterada”. “Ele sabe o que aconteceu, eu sei o que aconteceu. E há apenas um de nós a dizer a verdade”, afirmou.

O príncipe André tinha uma relação de amizade com Jeffrey Epstein e até se demitiu do cargo de embaixador comercial britânico após Epstein ter sido condenado à prisão.

O Palácio de Buckingham, contudo, diz que o duque “lamenta inequivocamente a sua associação mal julgada com Jeffrey Epstein” e “simpatiza profundamente com os afetados que desejam alguma forma de conclusão”.

Jeffrey Epstein, bilionário de 66 anos foi detido em Nova Jersey, no dia 6 de julho, e a polícia encontrou diversas fotografias de raparigas nuas na sua mansão, em Nova Iorque.

Epstein esteve sob vigilância especial porque, a 23 de julho, foi encontrado no chão da sua cela com hematomas no pescoço. Uma semana antes de ser encontrado morto tinha sido retirado desse sistema de vigilância mais apertado, que normalmente é aplicado a reclusos que demonstrar altos risco de tentarem o suicídio.

O médico legista determinou que a morte de Epstein foi um suicídio, mas há diversas teorias da conspiração que diferem dessa opinião. O relatório do médico diz que o pescoço de Epstein estava partido em vários sítios, incluindo o osso hioide, que fica perto da maçã de Adão. Vários especialistas dizem que essa lesão acontece em casos de enforcamento, mas é mais comum em situações de estrangulamento.

A morte de Epstein impediu que se levasse a cabo um julgamento que envolveria figuras importantes de todo o mundo, facto que motiva ainda mais as suspeições sobre a natureza em que aconteceu. Dois dias antes da sua morte, o magnata assinou um testamento canalizando 577 milhões de dólares (520 milhões de euros) em ativos para um fundo fiduciário.

Jeffrey Epstein já se tinha declarado culpado de abusar sexualmente várias raparigas em Nova Iorque e Florida no início dos anos 2000. O Departamento da Justiça deixou claro que vai prosseguir as investigações e trazer à justiça todos os que estiverem envolvidos nestes casos de abuso sexual de menores. Epstein tinha uma rede poderosa de amigos, entre eles o atual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o antigo Presidente Bill Clinton.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …