Princesa Leonor inicia em Portugal o seu futuro reinado com um “mergulho” no Oceanário

1

Miguel A. Lopes / EPA

A Princesa Leonor de Espanha em Portugal

A Princesa Leonor de Espanha em Portugal, com Marcelo Rebelo de Sousa.

A Princesa Leonor de Espanha está em Portugal, para a sua primeira visita oficial ao estrangeiro sem os Reis. É um momento que assinala o início do futuro reinado da jovem que vai almoçar com Marcelo Rebelo de Sousa e “mergulhar” no Oceanário de Lisboa.

Já chegou a Portugal a Princesa das Astúrias que visita o nosso país nesta sexta-feira, 12 de Julho, na sua primeira deslocação oficial ao exterior enquanto membro da realeza espanhola.

É uma visita simbólica, com a Princesa de 18 anos a seguir as pisadas do pai, o Rei Felipe VI, que também escolheu Portugal para fazer as suas primeiras visitas oficiais na preparação do seu futuro reinado.

A futura Rainha de Espanha veio a convite do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

A escolha de Portugal para a primeira viagem oficial da Princesa “reflecte e fortalece os laços de fraternidade e proximidade que unem os dois países”, aponta a Presidência numa nota aos jornalistas.

Primeiro discurso fora de Espanha e “mergulho” no Oceanário

A Princesa Leonor esteve no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde depositou uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões.

Marcelo vai condecorar Leonor com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo num momento em que a Princesa vai fazer o seu primeiro discurso fora de Espanha.

Após o almoço oferecido pelo Presidente da República, a Princesa vai visitar a Fundação Oceano Azul, no Oceanário de Lisboa, naquele que será um dos momentos altos da sua passagem por Portugal.

A visita da Princesa tem “um enfoque particular na protecção do ambiente e na conservação dos oceanos, temas prioritários para Portugal e Espanha”, como repara a Presidência portuguesa.

A Princesa das Astúrias está a fazer o caminho que se espera de uma futura Rainha.

Quando atingiu a maioridade em Outubro de 2023, prestou juramento perante deputados, senadores e Governo, prometendo que quando se tornar Rainha, vai respeitar os direitos definidos na Constituição do país.

Na altura, os populares saudaram-na nas ruas e a jovem teve oportunidade de falar, pela primeira vez, ao povo. “Confiem em mim”, pediu.

Antes disso, a Princesa Leonor iniciou a sua formação militar, ingressando no Exército na Academia Geral Militar de Saragoça. Neste ano lectivo, vai frequentar a Escola Militar Naval de Marín e no seu último ano, ingressará na Academia General del Aire em San Javier.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.