Felipe VI e Letizia de Espanha visitam Portugal a 7 de Julho

jlmaral / Flickr

Príncipe Felipe e Princesa Letízia, os novos Reis de Espanha

Príncipe Felipe e Princesa Letízia, os novos Reis de Espanha

Felipe VI e Letizia vão visitar o Vaticano no dia 30, na primeira das suas viagens internacionais como monarcas de Espanha, seguindo-se Portugal a 07 de julho e depois Marrocos e França, anunciaram hoje fontes oficiais.

Segundo as mesmas fontes, citadas pela agência Efe, está prevista uma visita oficial a Portugal no dia 07 de julho e a Marrocos dia 14, enquanto a viagem a França ainda não tem data marcada.

O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, já tinha convidado os novos monarcas espanhóis a visitar o país, quando enviou a sua felicitação no passado dia 19, expressando que Espanha é uma nação com a qual Portugal mantém “laços especiais de amizade”.

As mesmas fontes precisaram que o facto de a primeira visita oficial dos monarcas ser ao Vaticano, onde serão recebidos pelo papa Francisco, não tem nada a ver com tradições nem com a ausência de símbolos e cerimónias religiosas nos atos do dia da proclamação de Felipe VI.

Felipe e Letizia deslocaram-se à Santa Sé em marco de 2013 para assistir à missa solene de início de pontificado do atual papa, a quem o príncipe das Astúrias convidou a visitar Espanha.

Após a viagem a França, onde se reunirão com o Presidente François Hollande, Felipe e Letícia foram convidados a assistir, a 04 de agosto, em Liège, na Bélgica, aos atos comemorativos do centenário da primeira guerra mundial.

Está também sobre a mesa a participação de Felipe VI na delegação espanhola que irá a Nova Iorque para participar na assembleia-geral das Nações Unidas, em setembro.

Juan Carlos com novo estatuto e confrontado com pedido de paternidade

O parlamento de Espanha prepara-se para definir o estatuto a aplicar a Juan Carlos, que perdeu a inviolabilidade jurídica, depois de ter abdicado, e se confronta agora com um pedido de reconhecimento de paternidade.

“Ele já não é inviolável e, segundo a lei, somos nós que temos razão”, disse à AFP o advogado Francesc Bueno, que representa Alberto Sola Jimenez, o qual, nascido em 1956 em Barcelona, afirma ser filho ilegítimo de Juan Carlos.

d.r. Tura Soler

Alberto Sola Jimenez (ao centro), 52 anos, alega ser filho ilegítimo de Juan Carlos (à esquerda, com 50 anos)

Alberto Sola Jimenez (ao centro), 52 anos, alega ser filho ilegítimo de Juan Carlos (à esquerda, com 50 anos)

Com 76 anos, Juan Carlos anunciou a sua abdicação, em 2 de junho, deixando o trono ao seu filho, Felipe VI, de 46 anos, que tomou posse na quinta-feira.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.