Rei Juan Carlos não vai à coroação do filho

Carlos Alvarez / Flickr

Juan Carlos, Felipe, Reis de Espanha, presente, passado, futuro

Juan Carlos, Felipe, Reis de Espanha, presente, passado, futuro

O rei de Espanha, Juan Carlos, estará ausente da cerimónia de coroação do filho, Felipe, a 19 de junho, anunciou hoje a Casa Real, que pretende assim “dar um papel mais importante” ao novo soberano.

Contudo, “está previsto” que Juan Carlos acompanhe Felipe VI e a nova rainha Letizia quando estes saudarem os madrilenos a partir da varanda do Palácio Real, depois de atravessarem de carro a cidade, indicou um porta-voz da Casa Real.

O rei de Espanha, de 76 anos, anunciou a 02 de junho a decisão de abdicar do trono de Espanha, após quase 39 anos de reinado, os últimos dos quais foram marcados por múltiplos problemas de saúde e escândalos, como o processo judicial que visa a sua filha mais nova, a infanta Cristina.

O príncipe herdeiro Felipe, de 46 anos, suceder-lhe-á e prestará juramento a 19 de junho perante os deputados e os senadores que, até lá, aprovarão a lei que permite a abdicação de Juan Carlos.

À cerimónia que se realizará no dia 19 de manhã na Câmara dos Deputados, assistirão, além do novo casal real, as suas duas filhas – a nova princesa herdeira, Leonor, de oito anos, e a sua irmã mais nova, Sofia -, bem como a rainha Sofia, a infanta Elena, irmã mais velha de Felipe, e ainda as duas irmãs de Juan Carlos, Pilar e Margarita.

A ausência de Juan Carlos foi decidida para “dar um papel mais importante ao novo rei”, sublinhou o porta-voz.

Também ausente, estará a infanta Cristina, formalmente acusada de fraude fiscal e branqueamento de dinheiro num processo por corrupção instaurado ao marido, Iñaki Urdangarin, e agora afastada das atividades oficiais da família.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …