/

Rei Juan Carlos não vai à coroação do filho

Carlos Alvarez / Flickr

Juan Carlos, Felipe, Reis de Espanha, presente, passado, futuro

Juan Carlos, Felipe, Reis de Espanha, presente, passado, futuro

O rei de Espanha, Juan Carlos, estará ausente da cerimónia de coroação do filho, Felipe, a 19 de junho, anunciou hoje a Casa Real, que pretende assim “dar um papel mais importante” ao novo soberano.

Contudo, “está previsto” que Juan Carlos acompanhe Felipe VI e a nova rainha Letizia quando estes saudarem os madrilenos a partir da varanda do Palácio Real, depois de atravessarem de carro a cidade, indicou um porta-voz da Casa Real.

O rei de Espanha, de 76 anos, anunciou a 02 de junho a decisão de abdicar do trono de Espanha, após quase 39 anos de reinado, os últimos dos quais foram marcados por múltiplos problemas de saúde e escândalos, como o processo judicial que visa a sua filha mais nova, a infanta Cristina.

O príncipe herdeiro Felipe, de 46 anos, suceder-lhe-á e prestará juramento a 19 de junho perante os deputados e os senadores que, até lá, aprovarão a lei que permite a abdicação de Juan Carlos.

À cerimónia que se realizará no dia 19 de manhã na Câmara dos Deputados, assistirão, além do novo casal real, as suas duas filhas – a nova princesa herdeira, Leonor, de oito anos, e a sua irmã mais nova, Sofia -, bem como a rainha Sofia, a infanta Elena, irmã mais velha de Felipe, e ainda as duas irmãs de Juan Carlos, Pilar e Margarita.

A ausência de Juan Carlos foi decidida para “dar um papel mais importante ao novo rei”, sublinhou o porta-voz.

Também ausente, estará a infanta Cristina, formalmente acusada de fraude fiscal e branqueamento de dinheiro num processo por corrupção instaurado ao marido, Iñaki Urdangarin, e agora afastada das atividades oficiais da família.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.