/

Princesa Leonor em Portugal na sua primeira visita oficial ao exterior

Dona Leonor de Borbón y Ortiz, herdeira da coroa espanhola.

Herdeira da coroa de Espanha será recebida pelo Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, no Palácio de Belém a 12 de julho. Proteção do ambiente será o foco da conversa.

A princesa das Astúrias visita Portugal no dia 12 de julho, anunciou esta quinta-feira a Presidência da República Portuguesa, que sublinha tratar-se da primeira deslocação oficial ao exterior da filha mais velha do rei de Espanha, Felipe VI.

“A convite do Presidente da República, Sua Alteza Real a Princesa das Astúrias visitará Portugal no próximo dia 12 de julho. Na sua primeira deslocação oficial ao exterior, Dona Leonor de Borbón y Ortiz, herdeira da coroa, será recebida no Palácio de Belém pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa”, anunciou o Palácio de Belém. Também presentes estarão o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, e o seu homologo português, Paulo Rangel.

Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República, detalha-se que “o programa desta visita terá um enfoque particular na proteção do ambiente e na conservação dos oceanos, temas prioritários para Portugal e Espanha”.

A visita, que durará apenas um dia, contará ainda com a participação num evento dedicado aos oceanos, avança o Observador, e com uma reunião na Embaixada de Espanha, onde a Princesa se irá encontrar com um grupo de jovens espanhóis residentes em Portugal.

“A escolha de Portugal como destino da primeira viagem oficial ao estrangeiro de Sua Alteza Real a Princesa das Astúrias reflete e fortalece os laços de fraternidade e proximidade que unem os dois países”, lê-se ainda na mesma nota.

Já pode ser a primeira rainha em 150 anos

Aos 13 anos discursava pela primeira vez, na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, comprometendo-se com a entrega e o esforço de servir Espanha e os espanhóis”, um desafio que assume com “responsabilidade” e “muita honra”.

Quatro anos mais tarde, a Princesa das Astúrias atingiu a maioridade, em outubro de 2023, tendo jurado fidelidade a uma constituição que mantém a vantagem dos homens sobre as mulheres nos direitos de herança da Coroa.

Nesse dia, Leonor de Borbón assumiu a sua disponibilidade para um dia ser chefe de Estado e assegurar a continuidade da Coroa em Espanha. Passou a a poder ser rainha: a primeira em mais de 150 anos.

Nos ecrãs, Leonor de Borbón, depois do juramento e de receber uma condecoração do Governo e do próprio pai, dirigiu as primeiras palavras aos espanhóis e respondeu assim a Guillermo: “Confiem em mim”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.