Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

Alberto Morante / EPA

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso “pessoal e institucional” que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma manifestação de protesto.

Felipe VI dirigiu-se à herdeira da Coroa para lhe recordar que a “obrigação” de servir Espanha e os espanhóis deve ser “o maior orgulho e a máxima honra” que possa alcançar e pedir-lhe que atue sempre “com o ânimo de esperança, com coragem e com valentia; crescendo em responsabilidade, em bondade e em exemplaridade”.

O rei disse ainda que a princesa herdeira deverá ser “dia a dia uma referência de serviço” para o país e um mundo onde “inevitavelmente” encontrará “desencontros e incertezas”.

Na sua intervenção, o primeiro discurso que pronunciou enquanto futuras rainha, a princesa Leonor afirmou que a sua condição de herdeira a “compromete com a entrega e o esforço de servir Espanha e os espanhóis”, um desafio que assume com “responsabilidade” e “muita honra”.

Leonor de Bourbon interveio pela primeira vez na cerimónia de entrega dos Prémios Princesa de Astúrias no Teatro Campoamor de Oviedo, juntamente com os reis e a sua irmã, a infanta Sofia, num momento que considerou “inolvidável”.

Hoje é um dia muito importante na minha vida e que aguardei com muito desejo”, afirmou a princesa, que pronunciou a sua primeira alocução com 13 anos, a mesma idade com que se estreou o seu pai, Filipe VI, em 1981, no mesmo local.

No exterior do Teatro, cerca de 500 pessoas, segundo a agência noticiosa Efe, concentraram-se na praça de La Escandalera de Oviedo para rejeitar os Prémios Princesa de Astúrias 2019, um protesto acompanhado por bandeiras e cartazes favoráveis à República e críticas às autoridades e galardoados.

“República Asturiana. Lutando pela soberania” foram algumas das frases inscritas nos cartazes, e enquanto erguiam bandeiras republicanas e independentistas. A poucos metros, outro grupo elogiava a monarquia, com as bandeiras de Espanha.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Porque será que os independentistas e os republicanos não se juntam em partidos e se sujeitam a plesbicito? Porque sabem que nunca ganharão quaisquer eleições e, assim, preferem a revolta e o golpe de estado como foi o caso de Portugal, Brasil e outros?

    • Eh lá… onde tens andado nas ultimas décadas?!
      Sinceramente, fiquei sem perceber se o teu comentário é irónico ou se estás mesmo a falar a sério… espero que seja a primeira!…
      Não há partidos independentistas e republicanos em Espanha?!
      “Porque sabem que nunca ganharão quaisquer eleições”?!
      O quê?!..
      Pois “nunca ganharão”… por isso é que no Parlamento da Catalunha, os independentes “só” estão em maioria há muitos anos e, no referendo “ilegal” de 2017 sobre a independência, o SIM ganhou com 90%!!
      E, porque não se sujeita o Reino de Espanha a um referendo para saber a vontade dos catalães?!
      Pois…
      .
      Já agora, porque há uma “herdeira” à Coroa?!
      Porque não se sujeita a Coroa a votos?!
      Pois…

      • Estou a falar a sério. Se há partidos republicanos (pelo menos um), então nunca ganharam as eleições legislativas. Não ouço os partidos nacionais a questionarem a monarquia. Para que há de a coroa sujeitar-se a votos se apenas tem um papel representativo? Para quê gastar dinheiro em mais eleições se não tem poder legislativo, nem executivo, muito menos judicial. Por falar em judicial, porque não se sujeita, em Portugal, o Procurador Geral da República a votos? Afinal não é o Ministério Público que representa os interesses do povo? Além disso, se o Chefe de Estado representa o país, então é um símbolo do país. Deve-se mudar de símbolo de 4 em 4 anos? Isso ajuda à estabilidade do Estado?
        Pense nos países mais progressistas da Europa. São repúblicas? E Canadá, Austrália, Japão, Nova Zelândia?

  2. Ui… que confusão para aí vai…
    Estás a baralhar tudo!…
    “Se há partidos republicanos (pelo menos um), então nunca ganharam as eleições legislativas”
    Se há? 1?
    A Izquierda Unida é um partido nacional e sempre foi republicano e há muitos partidos republicanos regionais!!
    Nunca ganharam eleições legislativas (nacionais) porque normalmente são isso mesmo: regionais!!
    E sendo boa parte deles independentistas, só tem representação na sua região e, como é óbvio, não tem votos (ou sequer concorrem) no resto de Espanha!!
    “Não ouço os partidos nacionais a questionarem a monarquia”
    Não? Ou andas muito distraído, ou não conheces nada sobre a realidade espanhola!…
    O Podemos ainda há pouco falou num referendo à monarquia e a Izquierda Unida sempre pediu a abolição da monarquia.
    Ouve-se isso agora muito bem isso na Catalunha!…
    E na população espanhola em geral:
    “Espanha. Seis em cada dez querem referendo à monarquia”
    expresso.pt/internacional/2019-01-06-Espanha.-Seis-em-cada-dez-querem-referendo-a-monarquia
    .
    Essa teoria dos países progressistas (o que quer que isso seja!) serem monarquias não tem ponta por onde se lhe peque até porque a “realeza” só serve para enfeitar (e para fazer cenas, como acontece frequentemente na Espanha ou no RU) e não tem qualquer poder ou relevância na gestão dos países!!
    Aposto que se o povo desses países fosse agora a escolher pela primeira vez (do “zero”), nenhum escolheria ser representado por um palerma qualquer que não foi eleito e que tem mais direitos do que o resto do povo, só porque nasceu em determinada família.
    Além de que isso é anti-democrático e vai contra a declaração universal dos direitos humanos…
    Eu sou a favor da monarquia, desde que seja eu o rei!!
    Isto sem esquecer que há países monárquicos que são atrasados (Brunei, Cambodja, etc) ou até ditaduras radicais (como a Arábia Saudita, Qatar, Emirados, etc).
    Se o Canada, Austrália e Nova Zelândia são monarquias, gostava de saber quem é o rei/rainha, família real, príncipes, palácios, etc, etc…

RESPONDER

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …