Primeiro telemóvel preparado para o 5G chega às lojas portuguesas este sábado

Apesar do lançamento comercial da quinta geração móvel (5G) não ter começado, ainda, a NOS vai lançar nas suas lojas o primeiro smartphone com capacidade para usar rede 5G.

Trata-se de um smartphone da Huawei que chega às lojas no sábado, 3 de agosto, e terá um custo superior a mil euros. O Huawei Mate 20 X 5G é, atualmente, o smartphone topo de gama da empresa chinesa

Em comunicado, citado pelo Jornal Económico, a empresa liderada por Miguel Almeida quer ser “pioneira no lançamento da tecnologia”, depois de ter lançado o primeiro serviço eSIM e do primeiro tarifário para smartwatch.

“A NOS dá mais um passo decisivo no caminho para o 5G com o lançamento do primeiro smartphone 5G ready”, disse o diretor de marketing particulares da Nos, Daniel Beato. citado no comunicado.

O Huawei Mate 20 X 5G tem um ecrã OLED de 7,2 polegadas, um processador Kirin 980, memória RAM de 8GB, armazenamento de 256GB, câmara traseira tripla 40MP+8MP+20MP e câmara frontal de 24MP. Resumidamente, é uma versão do Huawei Mate 20 lançado em 2018, que foi amplamente elogiado pela crítica, melhorada.

Para já este telemóvel que será comercializado por 1.099,99 euros – com possibilidade de adquiri-lo com recurso a prestações, implicam uma fidelização à operadora por dois ou três anos – estará disponível para compra nas lojas NOS no Centro Comercial Colombo (em Lisboa) NorteShopping (Porto) Forum Coimbra, Braga Parque e no Centro Comercial La vie (Funchal, Madeira).

Em declarações a jornalistas durante o anúncio do centro de suporte da Huawei no Parque das Nações que vai abrir em setembro, como noticiou o Sapo Tek, Tiago Flores, responsável pela área de consumo da Huawei Portugal, afirmou que lançar um equipamento 5G num país sem redes 5G “é uma prova de inovação”.

O 5G deverá ser lançado em Portugal já em 2020, de acordo com o calendário da União Europeia para a implementação da tecnologia. Contudo, algumas empresas do setor, como a Altice ou a Ericsson, queixam-se de atrasos no processo de implementação do 5G.

Bruxelas definiu o ano de 2020 como o ponto de arranque da disponibilização do 5G, de forma comercial, em pelo menos uma cidade de cada Estado-membro. O objetivo é alcançar uma cobertura global de 5G na UE até 2025.

Em Portugal, apesar da Autoridade Nacional já ter emitido licenças para que as operadoras testem o 5G, ainda não há informação sobre possíveis cidade piloto, nem quanto ao leilão do espectro ou modelo de atribuição de frequências. O valor que o Estado poderá encaixar com um possível leilão também não foi calculado.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Campanha publicitaria das operadoras, ainda não esta disponível no Mercado rede 5G mas andam a vender isso como banha da cobra. Tipico num país onde existem apenas 2 ou 3 operadoras …Para nao falar que existem zonas do país que nem sinal tem de tv quando mais de telemovel e zonas estas abrangidas por rede fraca de adsl enfim ….

RESPONDER

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …