Primeiro telemóvel preparado para o 5G chega às lojas portuguesas este sábado

Apesar do lançamento comercial da quinta geração móvel (5G) não ter começado, ainda, a NOS vai lançar nas suas lojas o primeiro smartphone com capacidade para usar rede 5G.

Trata-se de um smartphone da Huawei que chega às lojas no sábado, 3 de agosto, e terá um custo superior a mil euros. O Huawei Mate 20 X 5G é, atualmente, o smartphone topo de gama da empresa chinesa

Em comunicado, citado pelo Jornal Económico, a empresa liderada por Miguel Almeida quer ser “pioneira no lançamento da tecnologia”, depois de ter lançado o primeiro serviço eSIM e do primeiro tarifário para smartwatch.

“A NOS dá mais um passo decisivo no caminho para o 5G com o lançamento do primeiro smartphone 5G ready”, disse o diretor de marketing particulares da Nos, Daniel Beato. citado no comunicado.

O Huawei Mate 20 X 5G tem um ecrã OLED de 7,2 polegadas, um processador Kirin 980, memória RAM de 8GB, armazenamento de 256GB, câmara traseira tripla 40MP+8MP+20MP e câmara frontal de 24MP. Resumidamente, é uma versão do Huawei Mate 20 lançado em 2018, que foi amplamente elogiado pela crítica, melhorada.

Para já este telemóvel que será comercializado por 1.099,99 euros – com possibilidade de adquiri-lo com recurso a prestações, implicam uma fidelização à operadora por dois ou três anos – estará disponível para compra nas lojas NOS no Centro Comercial Colombo (em Lisboa) NorteShopping (Porto) Forum Coimbra, Braga Parque e no Centro Comercial La vie (Funchal, Madeira).

Em declarações a jornalistas durante o anúncio do centro de suporte da Huawei no Parque das Nações que vai abrir em setembro, como noticiou o Sapo Tek, Tiago Flores, responsável pela área de consumo da Huawei Portugal, afirmou que lançar um equipamento 5G num país sem redes 5G “é uma prova de inovação”.

O 5G deverá ser lançado em Portugal já em 2020, de acordo com o calendário da União Europeia para a implementação da tecnologia. Contudo, algumas empresas do setor, como a Altice ou a Ericsson, queixam-se de atrasos no processo de implementação do 5G.

Bruxelas definiu o ano de 2020 como o ponto de arranque da disponibilização do 5G, de forma comercial, em pelo menos uma cidade de cada Estado-membro. O objetivo é alcançar uma cobertura global de 5G na UE até 2025.

Em Portugal, apesar da Autoridade Nacional já ter emitido licenças para que as operadoras testem o 5G, ainda não há informação sobre possíveis cidade piloto, nem quanto ao leilão do espectro ou modelo de atribuição de frequências. O valor que o Estado poderá encaixar com um possível leilão também não foi calculado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Campanha publicitaria das operadoras, ainda não esta disponível no Mercado rede 5G mas andam a vender isso como banha da cobra. Tipico num país onde existem apenas 2 ou 3 operadoras …Para nao falar que existem zonas do país que nem sinal tem de tv quando mais de telemovel e zonas estas abrangidas por rede fraca de adsl enfim ….

RESPONDER

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …