Primeiro telemóvel preparado para o 5G chega às lojas portuguesas este sábado

Apesar do lançamento comercial da quinta geração móvel (5G) não ter começado, ainda, a NOS vai lançar nas suas lojas o primeiro smartphone com capacidade para usar rede 5G.

Trata-se de um smartphone da Huawei que chega às lojas no sábado, 3 de agosto, e terá um custo superior a mil euros. O Huawei Mate 20 X 5G é, atualmente, o smartphone topo de gama da empresa chinesa

Em comunicado, citado pelo Jornal Económico, a empresa liderada por Miguel Almeida quer ser “pioneira no lançamento da tecnologia”, depois de ter lançado o primeiro serviço eSIM e do primeiro tarifário para smartwatch.

“A NOS dá mais um passo decisivo no caminho para o 5G com o lançamento do primeiro smartphone 5G ready”, disse o diretor de marketing particulares da Nos, Daniel Beato. citado no comunicado.

O Huawei Mate 20 X 5G tem um ecrã OLED de 7,2 polegadas, um processador Kirin 980, memória RAM de 8GB, armazenamento de 256GB, câmara traseira tripla 40MP+8MP+20MP e câmara frontal de 24MP. Resumidamente, é uma versão do Huawei Mate 20 lançado em 2018, que foi amplamente elogiado pela crítica, melhorada.

Para já este telemóvel que será comercializado por 1.099,99 euros – com possibilidade de adquiri-lo com recurso a prestações, implicam uma fidelização à operadora por dois ou três anos – estará disponível para compra nas lojas NOS no Centro Comercial Colombo (em Lisboa) NorteShopping (Porto) Forum Coimbra, Braga Parque e no Centro Comercial La vie (Funchal, Madeira).

Em declarações a jornalistas durante o anúncio do centro de suporte da Huawei no Parque das Nações que vai abrir em setembro, como noticiou o Sapo Tek, Tiago Flores, responsável pela área de consumo da Huawei Portugal, afirmou que lançar um equipamento 5G num país sem redes 5G “é uma prova de inovação”.

O 5G deverá ser lançado em Portugal já em 2020, de acordo com o calendário da União Europeia para a implementação da tecnologia. Contudo, algumas empresas do setor, como a Altice ou a Ericsson, queixam-se de atrasos no processo de implementação do 5G.

Bruxelas definiu o ano de 2020 como o ponto de arranque da disponibilização do 5G, de forma comercial, em pelo menos uma cidade de cada Estado-membro. O objetivo é alcançar uma cobertura global de 5G na UE até 2025.

Em Portugal, apesar da Autoridade Nacional já ter emitido licenças para que as operadoras testem o 5G, ainda não há informação sobre possíveis cidade piloto, nem quanto ao leilão do espectro ou modelo de atribuição de frequências. O valor que o Estado poderá encaixar com um possível leilão também não foi calculado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Campanha publicitaria das operadoras, ainda não esta disponível no Mercado rede 5G mas andam a vender isso como banha da cobra. Tipico num país onde existem apenas 2 ou 3 operadoras …Para nao falar que existem zonas do país que nem sinal tem de tv quando mais de telemovel e zonas estas abrangidas por rede fraca de adsl enfim ….

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …