Primeiro telemóvel preparado para o 5G chega às lojas portuguesas este sábado

Apesar do lançamento comercial da quinta geração móvel (5G) não ter começado, ainda, a NOS vai lançar nas suas lojas o primeiro smartphone com capacidade para usar rede 5G.

Trata-se de um smartphone da Huawei que chega às lojas no sábado, 3 de agosto, e terá um custo superior a mil euros. O Huawei Mate 20 X 5G é, atualmente, o smartphone topo de gama da empresa chinesa

Em comunicado, citado pelo Jornal Económico, a empresa liderada por Miguel Almeida quer ser “pioneira no lançamento da tecnologia”, depois de ter lançado o primeiro serviço eSIM e do primeiro tarifário para smartwatch.

“A NOS dá mais um passo decisivo no caminho para o 5G com o lançamento do primeiro smartphone 5G ready”, disse o diretor de marketing particulares da Nos, Daniel Beato. citado no comunicado.

O Huawei Mate 20 X 5G tem um ecrã OLED de 7,2 polegadas, um processador Kirin 980, memória RAM de 8GB, armazenamento de 256GB, câmara traseira tripla 40MP+8MP+20MP e câmara frontal de 24MP. Resumidamente, é uma versão do Huawei Mate 20 lançado em 2018, que foi amplamente elogiado pela crítica, melhorada.

Para já este telemóvel que será comercializado por 1.099,99 euros – com possibilidade de adquiri-lo com recurso a prestações, implicam uma fidelização à operadora por dois ou três anos – estará disponível para compra nas lojas NOS no Centro Comercial Colombo (em Lisboa) NorteShopping (Porto) Forum Coimbra, Braga Parque e no Centro Comercial La vie (Funchal, Madeira).

Em declarações a jornalistas durante o anúncio do centro de suporte da Huawei no Parque das Nações que vai abrir em setembro, como noticiou o Sapo Tek, Tiago Flores, responsável pela área de consumo da Huawei Portugal, afirmou que lançar um equipamento 5G num país sem redes 5G “é uma prova de inovação”.

O 5G deverá ser lançado em Portugal já em 2020, de acordo com o calendário da União Europeia para a implementação da tecnologia. Contudo, algumas empresas do setor, como a Altice ou a Ericsson, queixam-se de atrasos no processo de implementação do 5G.

Bruxelas definiu o ano de 2020 como o ponto de arranque da disponibilização do 5G, de forma comercial, em pelo menos uma cidade de cada Estado-membro. O objetivo é alcançar uma cobertura global de 5G na UE até 2025.

Em Portugal, apesar da Autoridade Nacional já ter emitido licenças para que as operadoras testem o 5G, ainda não há informação sobre possíveis cidade piloto, nem quanto ao leilão do espectro ou modelo de atribuição de frequências. O valor que o Estado poderá encaixar com um possível leilão também não foi calculado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Campanha publicitaria das operadoras, ainda não esta disponível no Mercado rede 5G mas andam a vender isso como banha da cobra. Tipico num país onde existem apenas 2 ou 3 operadoras …Para nao falar que existem zonas do país que nem sinal tem de tv quando mais de telemovel e zonas estas abrangidas por rede fraca de adsl enfim ….

RESPONDER

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …