Primeiro monge Shaolin com um MBA transforma o templo em negócio

yuyang226 / Flickr

-

Monges Shaolin praticam Kung Fu, a sua famosa arte marcial

Não há quem nunca tenha ouvido falar dos monges do Templo Shaolin, na China, famosos pela sua associação ao Kung Fu, mas pouco se sabe sobre o misterioso abade que transformou o mosteiro budista num empreendimento de sucesso global.

A única certeza sobre o Grande Mestre Shi Yongxin é que ele é um monge fora do comum.

Antes de mais, o Grande Mestre tem um MBA – um mestrado em administração de negócios. Shi Yongxin foi o primeiro monge budista a obter esta qualificação académica.

Estes estudos em gestão e marketing ajudaram Shi Yongxin a liderar a modernização do Templo Shaolin, fundado há 1.500 anos, e que hoje funciona como um negócio.

O sentido comercial de Yongxin já o levou por exemplo a ameaçar com processos judiciais, por infracção de propriedade intelectual, os centros de artes marciais em todo o mundo que usem indevidamente o nome do templo Shaolin.

Localizado nas montanhas de Henan, a sul de Pequim, o Templo Shaolin ganhou fama pela perícia marcial dos seus monges, que inspirou livros, filmes e até um musical na Broadway.

Os monges apresentam-se até em palco, pelo mundo fora, num conhecido espectáculo de artes marciais.

BBC

Shi Yongxin, Grande Mestre Shaolin, ou CEO do Templo

Shi Yongxin, Grande Mestre Shaolin, ou CEO do Templo

Monge ou CEO?

O monge, porém, também desperta críticas na China, em particular pelo que alguns consideram uma excessiva comercialização das actividades do templo.

Segundo alguns relatos, o monge terá carros de luxo e usa um iPad. Nas redes sociais chinesas, conta a BBC, circulam rumores de contas bancárias secretas, mansões em países ocidentais e de que teria mulher e filho.

Numa recente passagem por Londres, quando questionado directamente sobre estes rumores, Shi Yongxin respondeu de forma enigmática: “Se essas coisas fossem um problema, por esta altura já teriam se tornado um problema”.

Na mesma entrevista, o monge recusou-se também a demonstrar os seus conhecimentos de kung fu.

Aos 49 anos, ele diz estar “muito velho para esse tipo de coisas” e que não tem se exercitado com frequência.

Tal não deveria causar grande surpresa, já que o Grande Mestre passa boa parte do tempo a viajar.

Nos últimos anos, o Grande Mestre promoveu uma expansão das actividades do templo, que hoje tem filiais nos Estados Unidos e na Europa.

Yongxin tornou-se uma celebridade, foi fotografado junto de políticos, e, como fazem desses muitos políticos mais experientes, consegue sempre encontrar saídas para perguntas mais delicadas.

Recentemente, quando inquirido para que que revelasse as actividades financeiras do Templo Shaolin, recusou-se a fazê-lo, alegando que tal teria implicações para outros templos budistas.

Pesando bem, em vez de chamar Grande Mestre a Yongxin, talvez seja mesmo mais apropriado tratá-lo por CEO do Templo.

larique / Flickr

Jovem Shaolin aprendiz de Kung Fu

Jovem Shaolin aprendiz de Kung Fu

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas. Seguem-se os profissionais dos setores privado e social

Os profissionais de saúde dos serviços prioritários de hospitais do setor privado e social começam a ser vacinados esta sexta-feira, dia em que o Ministério da Saúde revelou que já foram vacinadas mais de 100 …

Detetados em Portugal 101 casos de mutilação genital feminina em 2020

Os profissionais de saúde detetaram 101 casos de mutilação genital feminina em 2020, num ano em que os serviços foram afetados pela pandemia, mas mesmo assim prosseguiram sensibilizados para este crime, que obteve recentemente a …

CMVM fez seis comunicações à Polícia Judiciária no caso Luanda Leaks

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse, esta sexta-feira, que a entidade fez seis comunicações à Polícia Judiciária (PJ) no âmbito do caso Luanda Leaks. "Houve seis comunicações à Unidade de Investigação …

Impeachment na Dinamarca. Ex-ministra vai ser julgada por ter separado casais de refugiados menores

A ex-ministra da Imigração da Dinamarca Inger Stojberg, conhecida pela sua postura rígida nessa função, está a enfrentar um julgamento de impeachment por ordenar ilegalmente a separação de casais menores de idade que procuram asilo. De …

"Depende de todos nós". Marcelo espera que confinamento não ultrapasse um mês

O Presidente da República e recandidato ao cargo espera que o atual confinamento, com dever geral de recolhimento e encerramento de um conjunto de atividades, não ultrapasse um mês. "Esperamos que não ultrapasse um mês, mas …

Supremo sul-coreano confirma condenação da ex-Presidente Park Geun-hye

Esta quinta-feira, o Supremo Tribunal da Coreia do Sul confirmou a pena de prisão de 20 anos para a ex-Presidente Park Geun-hye, acusada de corrupção e abuso de poder. O Supremo Tribunal da Coreia do Sul …

Ventura evocou legado de Sócrates, em Castelo Branco, "o símbolo do que não deve ser a política"

André Ventura esteve em Castelo Branco, que diz que "pode bem ser o símbolo do que não deve ser a política em Portugal", evocando o legado de José Sócrates na região. Em contrarrelógio, André Ventura fez …

#VermelhoemBelem. Ventura criticou os "lábios muito vermelhos" de Marisa e nasceu uma onda de apoio à bloquista

O batom vermelho de Marisa Matias não agrada ao líder do Chega. André Ventura fez um comentário depreciativo sobre a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda e o Twitter pintou-se de vermelho em forma de …

Pfizer atrasa entrega de vacinas na Europa para melhorar produção

O laboratório norte-americano advertiu para uma quebra, "a partir da próxima semana", nas entregas das vacinas anti-covid na Europa, com vista a melhorar a sua capacidade de produção. "Recebemos esta mensagem hoje um pouco antes das …

Cabrita, Van Dunem e Temido. Metade dos portugueses quer uma remodelação no Governo

Metade dos portugueses (52%) defende que deve ser levada a cabo uma remodelação no Governo, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã. Segundo a mesma pesquisa …