Primeiro monge Shaolin com um MBA transforma o templo em negócio

yuyang226 / Flickr

-

Monges Shaolin praticam Kung Fu, a sua famosa arte marcial

Não há quem nunca tenha ouvido falar dos monges do Templo Shaolin, na China, famosos pela sua associação ao Kung Fu, mas pouco se sabe sobre o misterioso abade que transformou o mosteiro budista num empreendimento de sucesso global.

A única certeza sobre o Grande Mestre Shi Yongxin é que ele é um monge fora do comum.

Antes de mais, o Grande Mestre tem um MBA – um mestrado em administração de negócios. Shi Yongxin foi o primeiro monge budista a obter esta qualificação académica.

Estes estudos em gestão e marketing ajudaram Shi Yongxin a liderar a modernização do Templo Shaolin, fundado há 1.500 anos, e que hoje funciona como um negócio.

O sentido comercial de Yongxin já o levou por exemplo a ameaçar com processos judiciais, por infracção de propriedade intelectual, os centros de artes marciais em todo o mundo que usem indevidamente o nome do templo Shaolin.

Localizado nas montanhas de Henan, a sul de Pequim, o Templo Shaolin ganhou fama pela perícia marcial dos seus monges, que inspirou livros, filmes e até um musical na Broadway.

Os monges apresentam-se até em palco, pelo mundo fora, num conhecido espectáculo de artes marciais.

BBC

Shi Yongxin, Grande Mestre Shaolin, ou CEO do Templo

Shi Yongxin, Grande Mestre Shaolin, ou CEO do Templo

Monge ou CEO?

O monge, porém, também desperta críticas na China, em particular pelo que alguns consideram uma excessiva comercialização das actividades do templo.

Segundo alguns relatos, o monge terá carros de luxo e usa um iPad. Nas redes sociais chinesas, conta a BBC, circulam rumores de contas bancárias secretas, mansões em países ocidentais e de que teria mulher e filho.

Numa recente passagem por Londres, quando questionado directamente sobre estes rumores, Shi Yongxin respondeu de forma enigmática: “Se essas coisas fossem um problema, por esta altura já teriam se tornado um problema”.

Na mesma entrevista, o monge recusou-se também a demonstrar os seus conhecimentos de kung fu.

Aos 49 anos, ele diz estar “muito velho para esse tipo de coisas” e que não tem se exercitado com frequência.

Tal não deveria causar grande surpresa, já que o Grande Mestre passa boa parte do tempo a viajar.

Nos últimos anos, o Grande Mestre promoveu uma expansão das actividades do templo, que hoje tem filiais nos Estados Unidos e na Europa.

Yongxin tornou-se uma celebridade, foi fotografado junto de políticos, e, como fazem desses muitos políticos mais experientes, consegue sempre encontrar saídas para perguntas mais delicadas.

Recentemente, quando inquirido para que que revelasse as actividades financeiras do Templo Shaolin, recusou-se a fazê-lo, alegando que tal teria implicações para outros templos budistas.

Pesando bem, em vez de chamar Grande Mestre a Yongxin, talvez seja mesmo mais apropriado tratá-lo por CEO do Templo.

larique / Flickr

Jovem Shaolin aprendiz de Kung Fu

Jovem Shaolin aprendiz de Kung Fu

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …