/

Antigo primeiro-ministro escocês detido após acusações de assédio sexual

O antigo primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, foi detido na quarta-feira à noite após acusações de assédio sexual. O ex-governante deverá apresentar-se em breve a tribunal, mas desconhecem-se mais detalhes da acusação.

“Podemos confirmar que um indivíduo de 64 anos foi detido e acusado. Um relatório sobre o caso já foi remetido para o procurador”, limitou-se a dizer um porta-voz da polícia escocesa, de acordo com a CNN.

A ordem de detenção surge depois de o Governo escocês ter enviado um relatório sobre assédio sexual para as autoridades em agosto do ano passado.

O ex-líder do Partido Nacional Escocês (SPN) está a ser alvo de uma investigação solicitada pelo Governo escocês na sequência de queixas de assédio sexual por parte de duas mulheres. Os casos remontam a 2013, quando Salmond era chefe do executivo da Escócia.

O antigo primeiro-ministro escocês nega ter tido qualquer comportamento inadequado com mulheres, garantindo que “não é culpado de qualquer crime”.

Este mês, Salmond venceu uma batalha legal contra o Governo da Escócia, após a sua defesa ter alegado que a investigação foi mal conduzida. Mas esta ordem de detenção corresponde a um volte-face no processo face a possíveis novas provas.

Em agosto, Alex Salmond anunciou que ia abandonar o Partido Nacional Escocês para “evitar uma divisão interna”, uma semana depois de terem sido tornadas públicas acusações por assédio sexual.

As denúncias contra Alex Salmond, o antigo dirigente independentista que em 2014 levou a Escócia ao limiar da independência com um referendo, foram tornadas públicas pelo jornal britânico Daily Record.

 

 

Alex Salmond renunciou ao cargo de primeiro-ministro em novembro de 2014, poucas semanas depois da vitória do “não” no referendo sobre a independência da Escócia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.