/

“NÃO” venceu com 55%, o Reino continua Unido

mike138

Os eleitores escoceses rejeitaram a independência escocesa do Reino Unido, com um pouco mais de 10 pontos percentuais de diferença, indicam os dados oficiais.

A contagem das 32 circunscrições escoceses indica esta sexta-feira a vitória do Não no referendo para a independência com 55,3 por cento dos votos, enquanto o Sim obteve 44,7 por cento, de acordo com dados oficiais.

Para vencer o referendo, um dos dois campos tinha de alcançar 1.852.828 votos, sendo que o Não obteve 2.001.926 eleitores, contra 1.617.989 do Sim.

A participação no referendo que decorreu na quinta-feira atingiu um número recorde de 85,6 por cento em eleições no país.

O ministro principal escocês, Alex Salmond, reconheceu hoje a derrota no referendo de independência no país e disse aceitar o “veredito” da população, postura que devem ter todos os partidários do sim.

David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, manifestou hoje a sua satisfação pela decisão do povo escocês em manter unidas as «quatro nações» depois da vitória do Não no referendo da independência da Escócia.

Numa declaração em frente da residência oficial de Downing Street, David Cameron disse que o “resultado foi claro” e que é uma “oportunidade” de mudar a forma como o país é governado.

ZAP  / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.