Primeiro-ministro da Irlanda volta a ser médico durante a pandemia

Aidan Crawley / EPA

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, médico de formação, decidiu oferecer-se para voltar a exercer como profissional de saúde durante a pandemia de covid-19, que já fez 174 vítimas mortais naquele país.

“Muitos dos seus familiares e amigos estão a trabalhar nos serviços de saúde (…) Quis ajudar ainda que de forma pequena”, disse um porta-voz, citado pelo Expresso.

Uma vez por semana, Varadkar fará avaliações de doentes pelo telefone, ou seja, estará na fase inicial de alguém exposto ao novo coronavírus.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o regresso do primeiro-ministro à medicina terá já acontecido neste domingo, num hospital de Dublin.

Leo Varadkar é filho de um médico e de uma enfermeira e exerceu durante sete anos antes de ser eleito para o Parlamento irlandês. O seu companheiro é cirurgião e duas irmãs e os respetivos maridos também trabalham nessa área, detalha ainda o semanário.

A meio da pandemia, o Ministério da Saúde irlandês está a tentar recrutar profissionais de saúde para o sistema público, tendo já tido resposta por parte de milhares de médicos, enfermeiros e estudantes de medicina. Profissionais reformados e a residir no estrangeiro também se mostraram disponíveis para ajudar.

Às 10 horas desta terça-feira, a Irlanda registava 5364 casos positivos de covid-19, tendo a lamentar 174 vítimas mortais. Há ainda registo de 25 pessoas recuperadas.

Neste momento, o país tenta duplicar a sua capacidade de fazer testes para os 4500 diários, mas a falta de produtos químicos usados no reagente revela-se uma dificuldade.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está deparecida. De acordo com o jornal espanhol Maitha al …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …