/

Primeiro-ministro da Irlanda volta a ser médico durante a pandemia

Aidan Crawley / EPA

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, médico de formação, decidiu oferecer-se para voltar a exercer como profissional de saúde durante a pandemia de covid-19, que já fez 174 vítimas mortais naquele país.

“Muitos dos seus familiares e amigos estão a trabalhar nos serviços de saúde (…) Quis ajudar ainda que de forma pequena”, disse um porta-voz, citado pelo Expresso.

Uma vez por semana, Varadkar fará avaliações de doentes pelo telefone, ou seja, estará na fase inicial de alguém exposto ao novo coronavírus.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o regresso do primeiro-ministro à medicina terá já acontecido neste domingo, num hospital de Dublin.

Leo Varadkar é filho de um médico e de uma enfermeira e exerceu durante sete anos antes de ser eleito para o Parlamento irlandês. O seu companheiro é cirurgião e duas irmãs e os respetivos maridos também trabalham nessa área, detalha ainda o semanário.

A meio da pandemia, o Ministério da Saúde irlandês está a tentar recrutar profissionais de saúde para o sistema público, tendo já tido resposta por parte de milhares de médicos, enfermeiros e estudantes de medicina. Profissionais reformados e a residir no estrangeiro também se mostraram disponíveis para ajudar.

Às 10 horas desta terça-feira, a Irlanda registava 5364 casos positivos de covid-19, tendo a lamentar 174 vítimas mortais. Há ainda registo de 25 pessoas recuperadas.

Neste momento, o país tenta duplicar a sua capacidade de fazer testes para os 4500 diários, mas a falta de produtos químicos usados no reagente revela-se uma dificuldade.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.