A pressão intracraniana pode ser medida com um sensor (e enviada via Bluetooth)

A tecnologia permite detetar problemas neurológicos sem a necessidade de um procedimento invasivo. Já está a ser usada em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos.

A pressão intracraniana é a pressão exercida pelo crânio no tecido cerebral, no líquido cefalorraquidiano e no sangue circulante no cérebro. Para a controlar, o médico necessita de perfurar o crânio do paciente. Este procedimento, conhecido como craniotomia, é muito invasivo mas pode estar prestes a mudar, graças ao sensor desenvolvido pela empresa brasileira Brain4care.

Sérgio Mascarenhas, um físico brasileiro da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, desenvolveu um sensor que, após ser preso ao redor da cabeça do paciente, mede a pressão intracraniana. Depois, os dados obtidos são enviados via Bluetooth para uma aplicação que mostra a curva da pressão exercida dentro do crânio.

Plinio Targa, CEO da Brain4care, explicou, citado pela revista SaluDigital, que “o objetivo é estabelecer a pressão intracraniana como um sinal vital a ser usado por médicos em unidades de terapia intensiva ou exames neurológicos de rotina, como pressão arterial, temperatura e frequência cardíaca e respiratória”.

Com o uso desta tecnologia, os profissionais de saúde conseguem detetar problemas neurológicos – como hidrocefalia, Acidente Vascular Cerebral (AVC), hipertensão arterial e meningite – e definir um diagnóstico. Este sensor já é usado em pesquisas em Portugal e nos Estados Unidos e em alguns hospitais no Brasil.

A empresa quer expandir a tecnologia e o próximo passo é que este sensor seja usado em ambulâncias ou até no domicílio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Portugal vs Alemanha em direto: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …

Botswana descobre diamante que pode ser o terceiro maior do mundo

A empresa de diamantes Debswana, que se situa no Botswana, anunciou a descoberta de uma pedra de 1.098 quilates que descreveu como a terceira maior do seu tipo em todo o mundo. Contudo, ainda é …

Hungria 1-1 França | Magiares travam campeões do Mundo

A Hungria empatou hoje 1-1 com a França, em encontro da segunda jornada do grupo F do Euro2020 de futebol em que travou a campeã mundial, algo desinspirada no ataque, graças a uma atuação organizada …

Governo diz que limites à circulação na AML está protegida por Lei de Bases

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que a medida que impõe limites à circulação na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está “bem protegida e consolidada” naquilo que é a Lei de …

Cidade australiana está coberta de teias de aranha. Fenómeno tem explicação

Uma região australiana está a ser inundada por teias de aranha, após se deparar com severas inundações que obrigaram os habitantes - e os aracnídeos - a procurar terras mais secas para se estabelecerem. A região …