Presidente sul-coreana diz que ato do capitão de navio afundado é “assassínio”

Republic of Korea / Flickr

A presidente da Coreia do Sul,  Park Geun-hye

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye

A Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, criticou esta segunda-feira a decisão do capitão do ferry, que naufragou na quarta-feira, de abandonar o barco deixando para trás os passageiros, qualificando a sua conduta como um “ato de assassínio”.

“A atuação do capitão e de alguns membros da tripulação é completamente incompreensível, inaceitável e equivalente a assassínio”, afirmou Park Geun-hye, durante uma reunião com os seus assessores, citada num comunicado da presidência, reproduzido pela agência Yonhap.

A chefe de Estado sul-coreana prometeu envidar esforços para apurar todas as irregularidades em torno do ferry Sewol, frisando que todas as partes envolvidas – dos proprietários, aos inspetores de segurança até aos membros da tripulação – serão investigadas e que os culpados serão “criminalmente responsabilizados”.

A Presidente da Coreia do Sul afirmou ser cada vez mais claro que o capitão Lee Joon-Seok atrasou desnecessariamente a evacuação do barco quando o ferry se começou a afundar, “abandonando-os”, ao escapar primeiro.

“Não apenas o meu coração, mas os corações de todos os sul-coreanos estão destroçados e repletos de choque e de raiva”, disse Park Geun-hye, que foi vaiada na quinta-feira quando se reuniu com os familiares das vítimas das centenas de passageiros que continuam desaparecidos – a maioria dos quais jovens.

Detidos mais quatro membros da tripulação

Além de criticar o capitão do barco, a quem são atribuídas várias decisões erradas, Park Geun-hye também reconheceu que houve graves problemas na resposta inicial por parte do Governo à tragédia humana.

Os familiares das vítimas têm tecido duras críticas à Presidente e ao seu Governo, acusando-os de não envidarem os esforços suficientes no resgate, assim como de tomar decisões erradas que impediram que vidas fossem salvas e de facultar informações incorretas.

O capitão foi detido na passada sexta-feira, a par de outros dois membros da tripulação, por ter abandonado o navio deixando para trás a maioria dos passageiros, descuidando, portanto, a sua segurança. Esta segunda-feira também foram emitidas ordens de detenção contra outros três tripulantes e contra um engenheiro do ferry que se afundou na quarta-feira.

Número de mortes sobe para 64

As equipas de salvamento recuperaram hoje os corpos de mais cinco passageiros, elevando para 64 o número de mortos confirmados no acidente, prosseguindo as operações de busca pelos 238 desaparecidos.

Os corpos recuperados, que foram localizados no quarto piso do barco, pertencem, segundo a imprensa sul-coreana, a cinco dos 325 estudantes do ensino secundário que seguiam a bordo do barco e que compõem a maior
parte dos desaparecidos.

O navio Sewol começou a afundar-se quando fazia a ligação entre Incheon, oeste de Seul, e a ilha turística de Jeju, no sudoeste do país. Dos 476 passageiros que seguiam a bordo, 174 foram resgatados logo após o acidente. 

O acidente figura como o mais grave na Coreia do Sul desde que, em 1993, morreram 292 pessoas também num naufrágio.

Entretanto, a operadora do ferry, a Cheonghaejin Marine, anunciou a suspensão de todas as suas rotas, num total de três, as quais têm como base o porto de Incheon, a oeste de Seul.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …