Ferry sul-coreano Sewol naufragou devido a sobrecarga e incompetência da tripulação

BBC / YouTube

O Sewol afunda-se

O Sewol afunda-se

A sobrecarga, a incompetência da tripulação e obras de redimensionamento ilegais levaram ao desastre do ‘ferry’ sul-coreano Sewol em abril, que causou mais de 300 mortes, na maioria estudantes, segundo um relatório divulgado hoje pela procuradoria.

O relatório adianta que a inadequada resposta inicial dos guarda-costeiros também explica o pesado balanço do naufrágio, ao largo da ponta sul da península coreana.

De acordo com os resultados de cinco meses de investigação, o navio estava sobrecarregado e não tinha lastro suficiente para o seu equilíbrio.

Na altura do desastre, o ‘ferry’ transportava 3.606 toneladas de carga e de veículos, três vezes o máximo recomendado, e a construção em 2012 de mais cabinas prejudicou a estabilidade do navio.

Confrontada com uma forte corrente, a tripulação quis mudar o rumo do navio bruscamente.

A “incompetência do timoneiro” levou a que a carga se concentrasse num dos lados do navio e que este naufragasse. “O capitão não estava na sala de controlo e deixou o timoneiro no leme. A sua negligência é parcialmente responsável” pelo naufrágio, refere o relatório.

O julgamento da tripulação iniciou-se a 10 de junho em Gwangju, a 265 quilómetros a sul de Seul.

O capitão do Sewol, Lee Joon-Seok, que deve falar pela primeira vez sobre o desastre na terça-feira, e três oficiais acusados de homicídio por negligência arriscam a pena de morte.

Os outros 11 tripulantes sobreviventes — alguns morreram afogados — respondem por acusações menos pesadas.

Além de terem abandonado o ‘ferry’ com centenas de pessoas a bordo, a tripulação é acusada de ter ordenado aos passageiros que não saíssem dos seus lugares, mesmo quando o navio já se estava a afundar.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.