/

“Matem-nos”. Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

Noel Celis / EPA

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar “problemas” durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19.

De acordo com o site Rappler, citado pelo Observador, numa declaração emitida na noite de quarta-feira, Duterte disse: “Não hesitarei. As minhas ordens são para a polícia e para o exército, e também para os barangay [órgãos administrativos de bairro]: se houver problemas ou se surgir uma situação em que as pessoas resistem e as vossas vidas estiverem em risco, matem-nos. Compreendem? Mortos. Em vez de provocarem problemas, vou mandar-vos para a cova”.

O anúncio do Presidente surgiu depois de um protesto em Sitio San Roque, um bairro de Quezon, no qual os residentes exigiram apoio económico, acabando detidas 21 pessoas.

“Lembrem-se, seus esquerdistas: vocês não são o governo”, declarou Duterte. “Não andem por aí a provocar problemas e motins, porque ordeno que sejam detidos até que este surto de Covid [acabe]”, acrescentou.

À Al Jazeera, a líder do protesto explicou que a manifestação prende-se com as dificuldades económicas. “Estamos aqui a pedir ajuda por causa da fome. Não nos deram comida, arroz, compras ou dinheiro. Não podemos trabalhar. Viramo-nos para onde?”, questionou Jocy Lopez, que acabaria por ser detida.

As declarações do Presidente já foram criticadas pela Amnistia Internacional, que as classificou como “perigoso incitamento à violência”. As Filipinas têm neste momento mais de dois mil casos de infeção por Covid-19 confirmadas. Ao todo, 96 pessoas morreram.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.