“Matem-nos”. Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

Noel Celis / EPA

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar “problemas” durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19.

De acordo com o site Rappler, citado pelo Observador, numa declaração emitida na noite de quarta-feira, Duterte disse: “Não hesitarei. As minhas ordens são para a polícia e para o exército, e também para os barangay [órgãos administrativos de bairro]: se houver problemas ou se surgir uma situação em que as pessoas resistem e as vossas vidas estiverem em risco, matem-nos. Compreendem? Mortos. Em vez de provocarem problemas, vou mandar-vos para a cova”.

O anúncio do Presidente surgiu depois de um protesto em Sitio San Roque, um bairro de Quezon, no qual os residentes exigiram apoio económico, acabando detidas 21 pessoas.

“Lembrem-se, seus esquerdistas: vocês não são o governo”, declarou Duterte. “Não andem por aí a provocar problemas e motins, porque ordeno que sejam detidos até que este surto de Covid [acabe]”, acrescentou.

À Al Jazeera, a líder do protesto explicou que a manifestação prende-se com as dificuldades económicas. “Estamos aqui a pedir ajuda por causa da fome. Não nos deram comida, arroz, compras ou dinheiro. Não podemos trabalhar. Viramo-nos para onde?”, questionou Jocy Lopez, que acabaria por ser detida.

As declarações do Presidente já foram criticadas pela Amnistia Internacional, que as classificou como “perigoso incitamento à violência”. As Filipinas têm neste momento mais de dois mil casos de infeção por Covid-19 confirmadas. Ao todo, 96 pessoas morreram.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …