Presidente da COP21 apresenta esboço de acordo do clima

Laurent Fabius, ministro dos Negócios Estrangeiros da França (foto: Cyclotron / Wikimedia)

Laurent Fabius, ministro dos Negócios Estrangeiros da França (foto: Cyclotron / Wikimedia)

O presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), o ministro dos Negócios Estrangeiros francês Laurent Fabius, apresentou esta quarta-feira o primeiro esboço do acordo sobre a redução de emissões de gases de efeito de estufa (GEE), elaborado pelos 14 ministros que moderam as negociações.

Fabius reconheceu que o esboço continua a não resolver os três principais pontos de discórdia da negociação, que são a diferenciação entre países ricos e pobres no que diz respeito a assumir responsabilidades de redução de emissões, a ambição do futuro acordo e a transferência financeira para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, nos países em desenvolvimento.

“Temos feito progressos, mas ainda falta muito trabalho nas próximas 48 horas”, disse o presidente da COP21 sobre o texto do acordo que, desde sábado, passou de 48 para 29 páginas, das quais 14 se relacionam ao acordo em si e 15 a uma decisão que o viabiliza.

“Em vários pontos estamos quase no final dos nossos esforços graças ao trabalho das partes”, disse Fabius.

O ministro francês destacou que “este não é o texto final” e convocou uma reunião plenária às 19h, para que as diferentes partes da negociação possam comentar o primeiro esboço elaborado pelos ministros.

O texto reflete os compromissos que estão a surgir na reta final da negociação e, para Fabius, agora é necessário concentrar-se “nas principais perguntas sem resposta”.

Nesta fase do trabalho, as questões em aberto são as mesmas do início da negociação e, com isso, o documento ainda não está fechado no que toca a que países terão responsabilidades obrigatórias de redução de emissões de GEE, bem como de financiamento da adaptação nos países em desenvolvimento.

“Devemos ter duas longas noites de trabalho”, reconheceu Laurent Fabius. Ele espera ter, esta sexta-feira de manhã, “um acordo legalmente vinculativo, ambicioso e equilibrado” para ser aprovado na parte da tarde.

O ministro francês terminou a sua intervenção no plenário da COP21 com uma frase muito repetida nas negociações: “nada está de todo decidido até que se decida“.

Representantes de 195 países participam da Conferência do Clima, em Paris, prevista para terminar esta sexta-feira. O objetivo é chegar a um acordo que reduza as emissões de gases de efeito de estufa, principais responsáveis pelas mudanças do clima que levaram à ocorrência mais frequente de fenómenos extremos, como ondas de calor, secas ou cheias, e a elevação do nível do mar.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aquecimento global?
    Será que discutem o projecto HAARP? Ou não interessa.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/High_Frequency_Active_Auroral_Research_Program

    As cimeiras do ambiente servem para: – Desde que pagues podes poluir! – As grandes alterações climáticas devem-se à alteração da inclinação do eixo terrestre fenómeno observado de 11.000 em 1.000 anos – Precessão -.
    Se não acabem com os motores a derivados do petróleo, acabem com água com gás e refrigerantes carbonados – não acabaram com as tintas com CFC ?
    Há industrias com que não se brinca…………

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …