/

Presidenciais. Marcelo sem rival, Marisa Matias e André Ventura mais perto de Ana Gomes

Nuno Fox / Lusa

Os candidatos presidenciais Marisa Matias (BE) e André Ventura (Chega) têm ganhado intenções de votos, aproximando-se de Ana Gomes (PS), revela uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios.

Segundo a pesquisa de opinião, esta segunda-feira publicada, o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, continua a liderar as intenções de votos dos portugueses, apesar de a sua popularidade estar a baixar.

O atual Chefe de Estado, que ainda não revelou se irá concorrer a um segundo mandato a Belém, reúne 56,6% das intenções de votos, próximo do resultado conseguido por Cavaco Silva em 2011 (52,95%), mas ainda bastante longe dos números de Mário Soares, que em 1991 foi reeleito com 70,35%, o valor mais elevado de sempre em democracia

Em segundo lugar surge a socialista e antiga eurodeputada Ana Gomes, perdendo terreno para a bloquista Marisa Matias e para o líder do Chega André Ventura.

Ana Gomes soma 16,1% das intenções de votos, registando uma quebra de 1,1 pontos percentuais face à sondagem realizada em outubro.

Em sentido oposto, Marisa Matias e André Ventura conseguiram capitalizar intenções de votos no último mês: a candidata do Bloco de Esquerda soma 8,7% das intenções de voto, tendo registado a maior subida desta sondagem (2,6 pontos percentuais); segue-se depois André Ventura com 10,5%, uma subida de 2,3 pontos percentuais.

O comunista João Ferreira também desceu, somando agora 2,3% das intenções de voto.

A sondagem, levada a cabo entre 9 e 16 de novembro de 2020, contou com um total de 622 entrevistas, sendo o erro máximo de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, de cerca de 3,9%, precisa o Correio da Manhã.

Marcelo Rebelo de Sousa deverá marcar as eleições presidenciais para 24 de janeiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.