/

Marcelo deverá marcar Presidenciais para 24 de janeiro (e há uma simbologia por trás)

António Cotrim / Lusa

Na próxima terça-feira, 24 de novembro, Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar as eleições Presidenciais para 24 de janeiro de 2021. 

O Presidente da República deverá marcar as eleições Presidenciais para o dia 24 de janeiro já na próxima terça-feira. A informação foi avançada pelo deputado do PEV, José Luís Ferreira, à saída de uma reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações transmitidas pela RTP3, o parlamentar afirmou que o Presidente da República comunicou ao PEV que, no dia 24 de novembro (terça-feira da próxima semana) marcará as eleições Presidenciais para 24 de janeiro de 2021.

De acordo com o Observador, há uma simbologia por trás da data: as eleições presidenciais de 2021 são precisamente no mesmo dia do mês (24 de janeiro) em que Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições que o levaram a Belém em 2016.

Marcelo tem afirmado que só anunciará se é ou não candidato a um novo mandato depois de marcadas as eleições. Segundo o matutino, o chefe de Estado quer anunciar a candidatura após o feriado do 1º de dezembro. Este ano, a data é quase redonda, já que se comemoram os 380 anos da restauração da independência.

O Observador avança que a recandidatura deverá ser anunciada na primeira quinzena de dezembro, uma altura cheia de datas simbólicas: o 4 de dezembro, por exemplo, dia da morte e de evocar Sá Carneiro.

No dia 9 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa terá de discursar como Presidente no Seminário Diplomático e o diário escreve que o Presidente não quer “contaminar” este evento com leituras eleitorais. Assim, o anúncio da recandidatura será, previsivelmente, depois de 9 de dezembro.

De realçar que, próximo a essa data, há outra simbólica: 12 de dezembro, dia em que Marcelo Rebelo de Sousa faz 72 anos.

Para já, estão na corrida a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, o deputado único do Chega André Vendura, a eurodeputada Marisa Matias do Bloco de Esquerda, e o deputado João Ferreira do PCP.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.