Marcelo deverá marcar Presidenciais para 24 de janeiro (e há uma simbologia por trás)

António Cotrim / Lusa

Na próxima terça-feira, 24 de novembro, Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar as eleições Presidenciais para 24 de janeiro de 2021. 

O Presidente da República deverá marcar as eleições Presidenciais para o dia 24 de janeiro já na próxima terça-feira. A informação foi avançada pelo deputado do PEV, José Luís Ferreira, à saída de uma reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações transmitidas pela RTP3, o parlamentar afirmou que o Presidente da República comunicou ao PEV que, no dia 24 de novembro (terça-feira da próxima semana) marcará as eleições Presidenciais para 24 de janeiro de 2021.

De acordo com o Observador, há uma simbologia por trás da data: as eleições presidenciais de 2021 são precisamente no mesmo dia do mês (24 de janeiro) em que Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições que o levaram a Belém em 2016.

Marcelo tem afirmado que só anunciará se é ou não candidato a um novo mandato depois de marcadas as eleições. Segundo o matutino, o chefe de Estado quer anunciar a candidatura após o feriado do 1º de dezembro. Este ano, a data é quase redonda, já que se comemoram os 380 anos da restauração da independência.

O Observador avança que a recandidatura deverá ser anunciada na primeira quinzena de dezembro, uma altura cheia de datas simbólicas: o 4 de dezembro, por exemplo, dia da morte e de evocar Sá Carneiro.

No dia 9 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa terá de discursar como Presidente no Seminário Diplomático e o diário escreve que o Presidente não quer “contaminar” este evento com leituras eleitorais. Assim, o anúncio da recandidatura será, previsivelmente, depois de 9 de dezembro.

De realçar que, próximo a essa data, há outra simbólica: 12 de dezembro, dia em que Marcelo Rebelo de Sousa faz 72 anos.

Para já, estão na corrida a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, o deputado único do Chega André Vendura, a eurodeputada Marisa Matias do Bloco de Esquerda, e o deputado João Ferreira do PCP.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …