Marcelo deverá marcar Presidenciais para 24 de janeiro (e há uma simbologia por trás)

António Cotrim / Lusa

Na próxima terça-feira, 24 de novembro, Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar as eleições Presidenciais para 24 de janeiro de 2021. 

O Presidente da República deverá marcar as eleições Presidenciais para o dia 24 de janeiro já na próxima terça-feira. A informação foi avançada pelo deputado do PEV, José Luís Ferreira, à saída de uma reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações transmitidas pela RTP3, o parlamentar afirmou que o Presidente da República comunicou ao PEV que, no dia 24 de novembro (terça-feira da próxima semana) marcará as eleições Presidenciais para 24 de janeiro de 2021.

De acordo com o Observador, há uma simbologia por trás da data: as eleições presidenciais de 2021 são precisamente no mesmo dia do mês (24 de janeiro) em que Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições que o levaram a Belém em 2016.

Marcelo tem afirmado que só anunciará se é ou não candidato a um novo mandato depois de marcadas as eleições. Segundo o matutino, o chefe de Estado quer anunciar a candidatura após o feriado do 1º de dezembro. Este ano, a data é quase redonda, já que se comemoram os 380 anos da restauração da independência.

O Observador avança que a recandidatura deverá ser anunciada na primeira quinzena de dezembro, uma altura cheia de datas simbólicas: o 4 de dezembro, por exemplo, dia da morte e de evocar Sá Carneiro.

No dia 9 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa terá de discursar como Presidente no Seminário Diplomático e o diário escreve que o Presidente não quer “contaminar” este evento com leituras eleitorais. Assim, o anúncio da recandidatura será, previsivelmente, depois de 9 de dezembro.

De realçar que, próximo a essa data, há outra simbólica: 12 de dezembro, dia em que Marcelo Rebelo de Sousa faz 72 anos.

Para já, estão na corrida a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, o deputado único do Chega André Vendura, a eurodeputada Marisa Matias do Bloco de Esquerda, e o deputado João Ferreira do PCP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …