Presidência da UE. Merkel passa testemunho a “amigos portugueses” e promete apoio da Alemanha

Omer Messinger / EPA

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro António Costa

A chanceler alemã, Angela Merkel, desejou esta quarta-feira ao primeiro-ministro português, António Costa, “muito sucesso” na presidência do Conselho da União Europeia (UE), assegurando que a Alemanha “fará tudo ao seu alcance” para apoiar Portugal.

Angela Merkel, na presidência do Conselho da União Europeia (UE) até 31 de dezembro, passou esta quarta-feira virtualmente “o testemunho” a António Costa, cujo Governo assume a presidência da União Europeia a 1 de janeiro, através de uma mensagem vídeo divulgada nas redes sociais.

https://twitter.com/EU2020DE/status/1344329758318858241

Num balanço da presidência alemã, Merkel afirma que “o desafio central foi sem dúvida a pandemia do coronavírus” e afirma a importância da unidade dos 27 Estados-membros neste desafio.

“Estou convencida de que juntos seremos mais fortes do que o vírus. É o que estamos a presenciar nestes dias: em conjunto a Europa está a promover, adquirir e distribuir vacinas”, apontou, agradecendo à Comissão Europeia e assegurando que a UE está empenhada “em assegurar que as vacinas estão disponíveis em todos os países, porque a pandemia não conhece fronteiras”.

Juntos também seremos capazes de enfrentar as consequências para as nossas economias e para os postos de trabalho dos nossos cidadãos”, frisou igualmente, apontando que o orçamento plurianual da UE e o fundo de recuperação vão ajudar “a superar este momento de crise excecional”.

A chanceler afirmou que, com o fundo de recuperação, a Europa está a “investir no futuro comum”, ao privilegiar o “apoio à proteção do clima e à digitalização”, salientando que a definição da meta de redução de 55% das emissões de CO2 até 2030 mostra como os europeus querem “continuar na primeira linha do combate às alterações climáticas à escala global”.

“Passamos-vos o testemunho e fazemo-lo com os melhores votos de sucesso para as tarefas que têm pela frente”, afirmou a chanceler alemã dirigindo-se a António Costa a aos “caros amigos portugueses”.

“Desejo-vos muito sucesso para a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. A Alemanha fará tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar Portugal”, concluiu.

O primeiro-ministro, António Costa, agradeceu esta quarta-feira à chanceler alemã, Angela Merkel, “o excelente trabalho” da presidência alemã da União Europeia, frisando “a honra e enorme responsabilidade” de Portugal de “dar continuidade” a esse trabalho”.

Na mensagem, o primeiro-ministro português deu à presidência alemã “os parabéns pelo excelente trabalho ao leme da União Europeia”, salientando “a compra conjunta das vacinas” e a “sua distribuição simultânea a todos os Estados-membros”, assim como “a aprovação de uma resposta robusta aos efeitos económicos e sociais da pandemia”.

Tais avanços, considerou, “demonstram uma União Europeia próxima dos seus cidadãos, respondendo aos seus receios e correspondendo às suas expetativas”.

É uma honra e uma enorme responsabilidade para Portugal receber este testemunho das suas mãos e dar continuidade ao vosso trabalho”, afirmou.

António Costa apontou como “três principais prioridades” da presidência portuguesa, a primeira das quais “a recuperação económica e social, que terá como motores as transições climática e digital, fatores de crescimento e de criação de mais e melhor emprego”.

Uma segunda prioridade, prosseguiu, “é o desenvolvimento do pilar social da União Europeia, criando uma base sólida de confiança de que esta dupla transição será uma oportunidade para todos e a garantia de que ninguém ficará para trás”.

Em terceiro lugar, disse, Portugal aposta no reforço da “autonomia estratégica de uma União Europeia aberta ao mundo”.

Estas três metas, apontou o primeiro-ministro, desenvolvem-se em “três marcos”: “a aprovação dos planos nacionais de recuperação”, da lei do clima e do pacote dos serviços digitais”, a Cimeira Social, que vai juntar parceiros sociais, sociedade civil, instituições e Estados-membros “num compromisso comum em torno de um plano de ação para o desenvolvimento do pilar social”, e “o fortalecimento das relações de vizinhança e com os nossos parceiros estratégicos”.

“Cara Angela, cara e caros amigos, como numa estafeta, cabe-nos agora a nós dar continuidade ao vosso trabalho, com o lema da presidência portuguesa: é ‘Tempo de agir, por uma recuperação justa, verde e digital’”, concluiu.

Portugal assume a 1 de janeiro a sua quarta presidência da UE, dando continuidade ao trio de presidências iniciado pela Alemanha em 1 de julho de 2020 e que será concluído pela Eslovénia no segundo semestre de 2021.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …