Prémio para profissionais do SNS é “uma esmola”. “Mais valia terem estado quietos”

Tiago Petinga / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma “afronta” para enfermeiros.

Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a proposta aprovada pelo PSD, que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde, é uma ofensa, principalmente para os enfermeiros. A medida exclui a maioria dos profissionais e alerta para a necessidade de uma mudança de mentalidade da classe partidária, considera Ana Rita Cavaco.

“Esta proposta abrange o mínimo de profissionais de saúde, arrisco-me a dizer que exclui 80% dos profissionais de saúde“, disse a bastonária ao Observador, acrescentando que, “no caso dos enfermeiros, é de facto uma afronta muito grande”.

“Todos os outros países deram prémios a todos os profissionais de saúde, porque foi com o esforço de todos que chegámos até aqui”, sublinhou ainda a responsável, destacando o exemplo da Holanda, Espanha e Alemanha que ofereceram aos enfermeiros “ordenados na base do triplo daquilo que Portugal oferece”.

“Acho que as pessoas têm de começar a questionar se nós agora somos governados pelo centrão, porque não tenho dúvidas de que isto é combinado entre o PS e o PSD“, frisou.

Esta quarta-feira, os deputados aprovaram por unanimidade uma proposta do PSD que atribui um prémio de desempenho equivalente a 50% da remuneração e mais dias de férias para os trabalhadores diretamente envolvidos no combate à epidemia durante o estado de emergência.

Mais valia terem estado quietos. Os profissionais de saúde não estão sobrecarregados só no combate à covid-19. Estiveram em toda a linha. Eu gostava de saber o que vão dar aos restantes profissionais que estiveram nos lares e noutros locais que ajudaram no combate à covid”, atirou a bastonária, em declarações à TSF.

A representante dos enfermeiros considera que esta é mais uma forma de “destratar” o setor, lembrando as palavras de António Costa, quando afirmou que a final da Liga dos Campeões em Lisboa era um prémio para os profissionais de saúde.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Mas quê? Querem os salários igual a países como a Alemanha? haja paciência…
    Já agora porque não fazer o mesmo com as restantes classes, que apesar de não serem da área da saúde, também trabalharam durante este período para garantir o funcionamento do pais.

  2. Pois, nunca nada serve, pode ser pouco mas não se pode esperar fortunas no estado em que se está e no país que é, mas por outro lado quando se vê situações como o novo banco e a tap se calhar até têm razão!

  3. Esta “gaja” é um escroque de pessoa. Tem “tiques” de grandeza.
    Com o dinheiro dos outros eu também sou grande e magnanime.
    Se fossemos um pais rico (muita gente pensa que sim) mas não somos.

  4. Os profissionais de saúde devem ser valorizados. Não podem receber menos ou igual a uma empregada de limpeza. Andaram a estudar anos p/ quê? Para isso não estudavam, não perdiam tempo nem dinheiro, iam p/ limpezas ou p/ caixas de supermercados.
    Esta gente fala mt mas quando lhe chega ao respetivo é que vem o que deve e não deve ser. É de lamentar a mentalidade pequenina.
    Deviam era de RECLAMAR o que os politicos ganham e ROUBAM.

    • Por acaso os profissionais de saude ganham o mesmo que uma empregada de limpeza?
      E atenção que a empregada de limpeza também merecer ganhar mais do que o salário mínimo. E também corre riscos com o COVID e outras doenças (pelo menos os que trabalham nos hospitais).
      Todos merecemos ganhar mais do que ganhamos.
      A questão é que quem paga os funcionários públicos são os nossos impostos. E só uma maneira de aumentar a despesa com pessoal, endividar ou aumentar impostos.

  5. Eis um exemplo nítido da tentativa da sr.ª Bastonária da ordem dos Enfermeiros em atacar e maldizer do “bónus” só para se mostrar como defensora dos direitos dos enfermeiros. A senhora bastonária mais uma vez mostrou o que pretende, lançar a confusão na classe.

  6. 50% da remuneração e mais dias de férias
    É pouco? … e mais valia estarem queitos???
    Talvez possa fazer com os enfermeiros o que fez com ela propria aumentando-se logo que chegou ao cargo…
    Acho que os enfermeiros sao destratados mas desta vez a Sra Bastonaria perdeu uma boa hipotes de ficar calada.

  7. Concordo que os profissionais de saúde fizeram e estão a fazer um grande esforço, faz parte da sua profissão.
    Também aqueles que tiveram que ficar confinados (comerciantes, feirantes, artistas e muitos outros) fizeram um grande esforço, têm visto os seu bens desaparecerem por ordem do estado, não tendo alternativas para trabalhar, nem sequer salário tiveram.
    Muitas mais classes sociais fizeram grandes esforços e nem por isso tiveram aplausos ou outras regalias, alguns estão a passar fome.
    Nesta altura em que o estado gastou imenso com a pandemia e coisas estúpidas que fizeram, quando tem que haver um orçamento complementar ou rectificativo, o que se pensa primeiro é em gastar mais dinheiro, alguém (povo) irá pagar isso tudo…
    Chamo a isso uma “contenção de despesas negativa”.

RESPONDER

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …

Adeptos do Parma contestam regresso do Buffon "mercenário"

Faixa exibida à porta do estádio do Parma recorda saída para a Juventus, em 2001: "Saíste como mercenário". Gianluigi Buffon está de volta ao Parma, 20 anos depois. Mas nem todos os adeptos do emblema italiano …

Ex-adjunta da ministra da Justiça vai investigar corrupção no Governo

A magistrada Carolina Costa, que foi adjunta da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi escolhida para integrar o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Ora, este órgão, está a investigar vários elementos …

Coro de críticas ao "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa aumenta. Governo insiste que medida é constitucional

O Governo insiste que o "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma medida prevista na situação de calamidade, mas o coro de críticas aumenta. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a ministra Mariana Vieira …

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …