Prémio para profissionais do SNS é “uma esmola”. “Mais valia terem estado quietos”

Tiago Petinga / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma “afronta” para enfermeiros.

Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a proposta aprovada pelo PSD, que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde, é uma ofensa, principalmente para os enfermeiros. A medida exclui a maioria dos profissionais e alerta para a necessidade de uma mudança de mentalidade da classe partidária, considera Ana Rita Cavaco.

“Esta proposta abrange o mínimo de profissionais de saúde, arrisco-me a dizer que exclui 80% dos profissionais de saúde“, disse a bastonária ao Observador, acrescentando que, “no caso dos enfermeiros, é de facto uma afronta muito grande”.

“Todos os outros países deram prémios a todos os profissionais de saúde, porque foi com o esforço de todos que chegámos até aqui”, sublinhou ainda a responsável, destacando o exemplo da Holanda, Espanha e Alemanha que ofereceram aos enfermeiros “ordenados na base do triplo daquilo que Portugal oferece”.

“Acho que as pessoas têm de começar a questionar se nós agora somos governados pelo centrão, porque não tenho dúvidas de que isto é combinado entre o PS e o PSD“, frisou.

Esta quarta-feira, os deputados aprovaram por unanimidade uma proposta do PSD que atribui um prémio de desempenho equivalente a 50% da remuneração e mais dias de férias para os trabalhadores diretamente envolvidos no combate à epidemia durante o estado de emergência.

Mais valia terem estado quietos. Os profissionais de saúde não estão sobrecarregados só no combate à covid-19. Estiveram em toda a linha. Eu gostava de saber o que vão dar aos restantes profissionais que estiveram nos lares e noutros locais que ajudaram no combate à covid”, atirou a bastonária, em declarações à TSF.

A representante dos enfermeiros considera que esta é mais uma forma de “destratar” o setor, lembrando as palavras de António Costa, quando afirmou que a final da Liga dos Campeões em Lisboa era um prémio para os profissionais de saúde.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Mas quê? Querem os salários igual a países como a Alemanha? haja paciência…
    Já agora porque não fazer o mesmo com as restantes classes, que apesar de não serem da área da saúde, também trabalharam durante este período para garantir o funcionamento do pais.

  2. Pois, nunca nada serve, pode ser pouco mas não se pode esperar fortunas no estado em que se está e no país que é, mas por outro lado quando se vê situações como o novo banco e a tap se calhar até têm razão!

  3. Esta “gaja” é um escroque de pessoa. Tem “tiques” de grandeza.
    Com o dinheiro dos outros eu também sou grande e magnanime.
    Se fossemos um pais rico (muita gente pensa que sim) mas não somos.

  4. Os profissionais de saúde devem ser valorizados. Não podem receber menos ou igual a uma empregada de limpeza. Andaram a estudar anos p/ quê? Para isso não estudavam, não perdiam tempo nem dinheiro, iam p/ limpezas ou p/ caixas de supermercados.
    Esta gente fala mt mas quando lhe chega ao respetivo é que vem o que deve e não deve ser. É de lamentar a mentalidade pequenina.
    Deviam era de RECLAMAR o que os politicos ganham e ROUBAM.

    • Por acaso os profissionais de saude ganham o mesmo que uma empregada de limpeza?
      E atenção que a empregada de limpeza também merecer ganhar mais do que o salário mínimo. E também corre riscos com o COVID e outras doenças (pelo menos os que trabalham nos hospitais).
      Todos merecemos ganhar mais do que ganhamos.
      A questão é que quem paga os funcionários públicos são os nossos impostos. E só uma maneira de aumentar a despesa com pessoal, endividar ou aumentar impostos.

  5. Eis um exemplo nítido da tentativa da sr.ª Bastonária da ordem dos Enfermeiros em atacar e maldizer do “bónus” só para se mostrar como defensora dos direitos dos enfermeiros. A senhora bastonária mais uma vez mostrou o que pretende, lançar a confusão na classe.

  6. 50% da remuneração e mais dias de férias
    É pouco? … e mais valia estarem queitos???
    Talvez possa fazer com os enfermeiros o que fez com ela propria aumentando-se logo que chegou ao cargo…
    Acho que os enfermeiros sao destratados mas desta vez a Sra Bastonaria perdeu uma boa hipotes de ficar calada.

  7. Concordo que os profissionais de saúde fizeram e estão a fazer um grande esforço, faz parte da sua profissão.
    Também aqueles que tiveram que ficar confinados (comerciantes, feirantes, artistas e muitos outros) fizeram um grande esforço, têm visto os seu bens desaparecerem por ordem do estado, não tendo alternativas para trabalhar, nem sequer salário tiveram.
    Muitas mais classes sociais fizeram grandes esforços e nem por isso tiveram aplausos ou outras regalias, alguns estão a passar fome.
    Nesta altura em que o estado gastou imenso com a pandemia e coisas estúpidas que fizeram, quando tem que haver um orçamento complementar ou rectificativo, o que se pensa primeiro é em gastar mais dinheiro, alguém (povo) irá pagar isso tudo…
    Chamo a isso uma “contenção de despesas negativa”.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …