“Prémio nobre” para jornalistas? Trump continua a confundir o Prémio Nobel com o Pulitzer

Michael Reynolds / Lusa

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem confundido o o Prémio Pulitzer e o Prémio Nobel. Além disso, parece não saber quem deu o nome ao Nobel.

De acordo com o Raw Story, Donald Trump, no seu Twitter, parece ter confundido o Prémio Pulitzer e o Prémio Nobel.

“Alguém percebe o significado do que é chamado Prémio Noble (não Nobel), especialmente no que diz respeito a repórteres e jornalistas? Nobre é definido como ‘ter ou mostrar boas qualidades pessoais ou altos princípios e ideais morais’. O sarcasmo funciona?”, escreveu Donald Trump no seu Twitter.

O Prémio Nobel foi assim chamado em honra de Alfred B. Nobel, químico, engenheiro, inventor, empresário e filantropo da Suécia, que entregou a maior parte da sua fortuna para estabelecer o Prémio Nobel.

Além disso, não existe um Prémio Nobel de Jornalismo ou “Prémio Nobre”.

Segundo o Raw Story, Donald Trump parece estar a pensar no Prémio Pulitzer, que é um “prémio por conquistas em jornais, revistas e jornalismo online, literatura e composição musical nos Estados Unidos”, segundo o site. O prémio foi batizado assim em honra de Joseph Pulitzer – e nada tem a ver com Alfred Nobel.

O Presidente Barack Obama recebeu prematuramente um Prémio Nobel da Paz ao entrar para a presidência dos Estados Unidos em 2009.

Donald Trump pediu a muitos aliados internacionais para indicá-lo para o Prémio Nobel, mas nunca conseguir ganhar. Este ano, o Prémio Novel da Paz foi atribuído ao primeiro ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali. A ambientalista Greta Thunberg, o Papa Francisco, Donald Trump, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados eram os principais candidatos ao galardão.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …

Câmara de Lisboa arrisca multa de 80 milhões devido à partilha de dados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá cometido quatro violações à lei da Proteção de Dados, puníveis cada uma com uma coima até aos 20 milhões de euros. Em declarações ao jornal Público, Elsa Veloso, advogada …

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …

Época balnear abre este sábado na maioria das praias (mas com regras)

A época balnear abre oficialmente este sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19. Segundo uma portaria publicada em …