Preços das telecomunicações aumentam em Portugal mais do que na UE

Victor Dubilier / Flickr

Há cinco anos que os preços dos serviços de telefone, internet e televisão têm vindo a subir, em Portugal, mais do que no restos dos países da União Europeia, segundo revela o mais recente estudo da evolução de preços da Anacom.

O Público teve acesso ao relatório da autoridade reguladora das comunicações que conclui que “desde Março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na UE”.

A supervisora nota que estes dados não têm em conta a Irlanda, o Reino Unido, a Suécia e a Dinamarca, por falta de informação.

A Anacom avaliou a variação média anual do preço das telecomunicações, constatando que o aumento verificado é “o quinto mais elevado entre os 43 produtos/serviços considerados” pelo Instituto Nacional de Estatística. Em termos de comparação entre os preços de Março deste ano com os do mesmo mês em 2015, nota-se um aumento de 2,78%.

No entanto, a perspectiva das operadores de telecomunicações é que os preços médios praticados têm vindo a descer, enquanto a qualidade tem subido.

A Apritel, associação que representa as empresas de telecomunicações, diz que os dados divulgados pela Anacom devem ser “devidamente contextualizadas”, cita o Público.

A entidade argumenta que as operadoras têm sofrido uma “queda sucessiva de receitas” e considera que tem aumentado a oferta de serviços sem que isto se tenha repercutido num aumento proporcional dos preços.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os xulos da NOS, tiveram a lata de aumentar a mensalidade do tarifário do meu telemóvel em 0,50€ (de 9,99 para 10,49) sem me dizerem nada e depois ainda tiveram a lata de se desculparam com a inflação!!!
    Já nos patrocínios da mer@da do futebol, não de importaram de “investir” mais de 400.000.000€!!!
    Desde que a Optimus se juntou com a Isabelinha mafiosa, foi sempre a piorar!…

RESPONDER

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …