Preços das telecomunicações aumentam em Portugal mais do que na UE

Victor Dubilier / Flickr

Há cinco anos que os preços dos serviços de telefone, internet e televisão têm vindo a subir, em Portugal, mais do que no restos dos países da União Europeia, segundo revela o mais recente estudo da evolução de preços da Anacom.

O Público teve acesso ao relatório da autoridade reguladora das comunicações que conclui que “desde Março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na UE”.

A supervisora nota que estes dados não têm em conta a Irlanda, o Reino Unido, a Suécia e a Dinamarca, por falta de informação.

A Anacom avaliou a variação média anual do preço das telecomunicações, constatando que o aumento verificado é “o quinto mais elevado entre os 43 produtos/serviços considerados” pelo Instituto Nacional de Estatística. Em termos de comparação entre os preços de Março deste ano com os do mesmo mês em 2015, nota-se um aumento de 2,78%.

No entanto, a perspectiva das operadores de telecomunicações é que os preços médios praticados têm vindo a descer, enquanto a qualidade tem subido.

A Apritel, associação que representa as empresas de telecomunicações, diz que os dados divulgados pela Anacom devem ser “devidamente contextualizadas”, cita o Público.

A entidade argumenta que as operadoras têm sofrido uma “queda sucessiva de receitas” e considera que tem aumentado a oferta de serviços sem que isto se tenha repercutido num aumento proporcional dos preços.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os xulos da NOS, tiveram a lata de aumentar a mensalidade do tarifário do meu telemóvel em 0,50€ (de 9,99 para 10,49) sem me dizerem nada e depois ainda tiveram a lata de se desculparam com a inflação!!!
    Já nos patrocínios da mer@da do futebol, não de importaram de “investir” mais de 400.000.000€!!!
    Desde que a Optimus se juntou com a Isabelinha mafiosa, foi sempre a piorar!…

RESPONDER

Empresas ficam sujeitas à arbitragem em litígios de consumo até cinco mil euros

Todas as empresas estão, a partir desta segunda-feira, obrigadas a sujeitar-se à arbitragem ou à mediação nos conflitos de consumo até cinco mil euros. A lei 63/2019, publicada a de 16 de agosto, alterou a Lei …

Farmacêutica Purdue Pharma vai declarar falência

A gigante farmacêutica Purdue Pharma pediu proteção contra credores, sucumbido à pressão dos mais de 2600 processos judiciais de que é alvo, na sequência da crise dos opióides, nos Estados Unidos. A farmacêutica com sede em …

Aliança convida partidos “sem cartão dourado” para 36 debates no Youtube

No dia em que os três canais generalistas irão passar em direto o debate entre Rui Rio e António Costa, o partido de Pedro Santana Lopes lançou um convite a todos os partidos sem …

Metro do Porto e Carris reforçam fiscalização

Com a entrada em vigor dos novos passes, Metro do Porto e Carris estão a reforçar a fiscalização para tentarem baixar os números de fraude e garantir que têm o devido retorno financeiro por aderirem …

Bloco de Esquerda quer aumento gradual das pensões mínimas até ao salário mínimo

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, propôs esta segunda-feira o aumento das pensões mais baixas até ao valor do salário mínimo e defendeu que o rendimento dos filhos não deve contar na atribuição …

Associação Berardo vai contestar arresto de obras de arte

A Associação Coleção Berardo (ACB), proprietária das obras de arte do empresário José Berardo, vai contestar de esta segunda-feira a uma semana o arresto de cerca de 2.200 peças, disse à agência Lusa fonte próxima …

Netanyahu quer anexar "todos os colonatos" na Cisjordânia ocupada

Benjamin Netanyahu afirma que quer "estender a soberania a todos os colonatos", incluindo alguns que sejam importantes para a herança de Israel. Eleições são esta terça-feira. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu esta segunda-feira anexar “todos …

Trump rejeita nova acusação de abuso sexual contra Brett Kavanaugh

O Presidente norte-americano considera que a nova acusação de abuso sexual contra o juiz do Supremo Tribunal dos Estados Unidos é "mentira". Os democratas, por sua vez, pedem que Brett Kavanaugh seja destituído do cargo. De acordo …

Câmara de Cascais quer investir seis milhões de euros no forte onde Salazar caiu da cadeira

A autarquia de Cascais apresentou ao Estado um projeto que passa por dar novo uso ao Forte de Santo António da Barra durante 50 anos. Foi lá que Salazar caiu da cadeira, em 1968. A câmara …

Erros de cálculo que ignoram riscos extremos. Apontadas falhas ao estudo do Aeroporto do Montijo

O geógrafo e investigador Carlos Antunes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa critica o Estudo de Impacte Ambiental do aeroporto do Montijo, considerando que apresenta erros de cálculo e que não prevê os …