/

Preços das telecomunicações aumentam em Portugal mais do que na UE

2

Victor Dubilier / Flickr

Há cinco anos que os preços dos serviços de telefone, internet e televisão têm vindo a subir, em Portugal, mais do que no restos dos países da União Europeia, segundo revela o mais recente estudo da evolução de preços da Anacom.

O Público teve acesso ao relatório da autoridade reguladora das comunicações que conclui que “desde Março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na UE”.

A supervisora nota que estes dados não têm em conta a Irlanda, o Reino Unido, a Suécia e a Dinamarca, por falta de informação.

A Anacom avaliou a variação média anual do preço das telecomunicações, constatando que o aumento verificado é “o quinto mais elevado entre os 43 produtos/serviços considerados” pelo Instituto Nacional de Estatística. Em termos de comparação entre os preços de Março deste ano com os do mesmo mês em 2015, nota-se um aumento de 2,78%.

No entanto, a perspectiva das operadores de telecomunicações é que os preços médios praticados têm vindo a descer, enquanto a qualidade tem subido.

A Apritel, associação que representa as empresas de telecomunicações, diz que os dados divulgados pela Anacom devem ser “devidamente contextualizadas”, cita o Público.

A entidade argumenta que as operadoras têm sofrido uma “queda sucessiva de receitas” e considera que tem aumentado a oferta de serviços sem que isto se tenha repercutido num aumento proporcional dos preços.

ZAP

2 Comments

  1. Os xulos da NOS, tiveram a lata de aumentar a mensalidade do tarifário do meu telemóvel em 0,50€ (de 9,99 para 10,49) sem me dizerem nada e depois ainda tiveram a lata de se desculparam com a inflação!!!
    Já nos patrocínios da [email protected] do futebol, não de importaram de “investir” mais de 400.000.000€!!!
    Desde que a Optimus se juntou com a Isabelinha mafiosa, foi sempre a piorar!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.