Preço de um livro desce para metade se for escrito por uma mulher

Livros escritos por mulheres custam, em média, 45% menos do que os livros escritos por homens e estão pouco representados em géneros habitualmente mais prestigiados.

Investigadores do Queens College, em Nova Iorque, analisaram mais de dois milhões de obras literárias e concluíram que os livros escritos por mulheres são vendidos a quase metade do preço daqueles cujos autores são homens.

Conduzida pela socióloga Dana Beth Weinberg e pelo matemático Adam Kapelner foi publicada na PLOS One e analisou o autor, preço, género literário e tipo de edição dos livros publicados na América do Norte, entre 2002 e 2012.

Contudo, os autores concluem que os livros escritos por mulheres são desvalorizados a vários níveis. Além de os livros custarem, em média, menos 45% do que os livros escritos por homens, estão pouco representados em géneros habitualmente mais prestigiados – e, por consequência, mais caros – como é o caso da ciência.

Se considerarmos apenas os autores dentro do mesmo género literário, a investigação conclui que as mulheres recebem menos 9% do que os homens. Nas editoras independentes, as mulheres ganham menos 7% do que os autores masculinos.

Há, portanto, uma distribuição desigual de autores masculinos e femininos por género literário, uma desvalorização dos géneros escritos maioritariamente por mulheres e preços mais baixos em livros direcionados ao público feminino, escreve o Público.

Os autores consideram que este trabalho é o espelho das desigualdades salariais no mercado de trabalho e sublinham o facto de haver cada vez mais autoras que optam por assinar as suas obras com pseudónimos.

Exemplo disso é a escritora Catherine Nichols que usou  um pseudónimo masculino para contactar editoras que tinham rejeitado anteriormente as suas propostas. Depois de optar por um nome masculino, a grande maioria das respostas que obteve foram positivas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …

PCP anuncia voto contra a despenalização da eutanásia

O PCP vai votar contra os projetos de lei para a despenalização da eutanásia, anunciou, esta quinta-feira, o líder parlamentar dos comunistas. "A ideia de que a dignidade da vida se assegura com a consagração legal …