Preço de um livro desce para metade se for escrito por uma mulher

Livros escritos por mulheres custam, em média, 45% menos do que os livros escritos por homens e estão pouco representados em géneros habitualmente mais prestigiados.

Investigadores do Queens College, em Nova Iorque, analisaram mais de dois milhões de obras literárias e concluíram que os livros escritos por mulheres são vendidos a quase metade do preço daqueles cujos autores são homens.

Conduzida pela socióloga Dana Beth Weinberg e pelo matemático Adam Kapelner foi publicada na PLOS One e analisou o autor, preço, género literário e tipo de edição dos livros publicados na América do Norte, entre 2002 e 2012.

Contudo, os autores concluem que os livros escritos por mulheres são desvalorizados a vários níveis. Além de os livros custarem, em média, menos 45% do que os livros escritos por homens, estão pouco representados em géneros habitualmente mais prestigiados – e, por consequência, mais caros – como é o caso da ciência.

Se considerarmos apenas os autores dentro do mesmo género literário, a investigação conclui que as mulheres recebem menos 9% do que os homens. Nas editoras independentes, as mulheres ganham menos 7% do que os autores masculinos.

Há, portanto, uma distribuição desigual de autores masculinos e femininos por género literário, uma desvalorização dos géneros escritos maioritariamente por mulheres e preços mais baixos em livros direcionados ao público feminino, escreve o Público.

Os autores consideram que este trabalho é o espelho das desigualdades salariais no mercado de trabalho e sublinham o facto de haver cada vez mais autoras que optam por assinar as suas obras com pseudónimos.

Exemplo disso é a escritora Catherine Nichols que usou  um pseudónimo masculino para contactar editoras que tinham rejeitado anteriormente as suas propostas. Depois de optar por um nome masculino, a grande maioria das respostas que obteve foram positivas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …