Preço do azeite: Portugal começou o ano com a maior subida da UE

Portugal registou, em janeiro, o maior aumento do preço do azeite na União Europeia (UE). Subiu 69% contra os 50% da média.

O preço do azeite subiu em janeiro 69% em Portugal, naquele que foi o maior aumento homólogo do produto, que na média da UE aumentou 50%.

Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

De acordo com os dados do serviço estatístico europeu, na UE, o preço do azeite disparou na segunda metade de 2023, com um pico inflacionário de 51% em novembro, face ao mesmo mês de 2022, fomentado, principalmente, pela seca extrema.

Em dezembro de 2023, o aumento homólogo do preço do azeite abrandou ligeiramente para 47% e voltou a acelerar em janeiro.

Em janeiro, o preço do azeite aumentou em todos os Estados-membros.

Para além de Portugal (69%), também a Grécia (67%), Espanha (63%) e Estónia (52,2%) registaram taxas de inflação do azeite acima dos 50% em janeiro.

Já a Roménia (12,7%), a Irlanda (15,9%) e os Países Baixos (17,6%) apresentaram as menores subidas homólogas no preço do azeite, em janeiro.

Eurostat

Ranking da inflação do preço do azeite em janeiro de 2024

O azeite, considerado um bem essencial de primeira necessidade, era um dos produtos abrangidos pelo IVA Zero – iniciativa que esteve em vigor entre 18 de abril de 2023 e 4 de janeiro de 2024, com o objetivo de diminuir a carga financeira das famílias portuguesas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.