A perspetiva é que a seca tenha vindo para ficar e alguns representantes do setor olivícola temem um disparo de preços para valores recorde.
Portugal pode seguir o exemplo de Espanha e pedir ajuda à União Europeia para combater a seca. No país vizinho, já paira a ameaça de um aumento de preços, contagiado pelo seca que se tem vivido.
O azeite, mais precisamente, já atingiu valores recorde em Espanha. Os preços do azeite subiram quase 60% desde junho de 2022, para cerca de 5,4 euros por quilograma.
Em declarações ao ECO, representantes do setor em Portugal perspetivam um cenário preocupante, embora ainda seja demasiado prematura soar o alerta.
“A situação de seca está a verificar-se desde janeiro. Março e abril foram meses com pouca pluviosidade. A situação está complicada e a realidade é que, em maio, não deverá chover nem devemos recuperar o que não choveu“, alerta Luís Mira, secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
As temperaturas vão aumentar nos próximos dias, numa altura em que quase metade (48%) do território nacional está em situação de seca fraca, moderada ou severa, com especial incidência no Alentejo. “Se continuar assim, vai ser difícil”, lamenta Luís Mira.
A situação de Espanha “obviamente que mexe fortemente com o resto do mercado“, alerta Luís Seabra, presidente da Associação de Agricultores do Ribatejo (AAR). Espanha é o maior produtor de azeite do mundo, sendo responsável por metade da produção mundial.
De acordo com o ECO, a Casa do Azeite partilha das mesmas preocupações, recordando que Portugal já “acumula dois anos de seca”.
É importante saber se a ausência de chuvas e elevadas temperaturas neste mês de Abril, se deve à Natureza ou se está a ser provocado pelo Homem.
Estes artolas são como os dos combustíveis: quando a matéria prima sobre, sobem de imediato, quando desce, tem que se aguardar para ver a encher os bolsos.
No ano passado ou há dois anos houve um excesso de produção mas o preço não diminuiu.
É o pseudo mercado destes artolas
Vá produzir azeite e depois falamos!
Primeiro a desculpa foi o preço dos combustíveis. Agora esta baixo, a desculpa é da seca. Tudo mentira. Os intermediários estão a enriquecer com isto
tudo.