Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia.

O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na mais recente tentativa de reduzir o número de turistas e diminuir os dados irreversíveis que estão a prejudicar o principal local turístico do país.

Os indianos compõem a maioria dos 10.000 a 15.000 visitantes, em média, que visitam diariamente o Taj Mahal. Segundo o The Guardian, em 2016, cerca de 6,5 milhões de pessoas visitaram a obra-prima em mármore branco do século XVII.



Um bilhete com tudo incluído para cidadãos indianos foi aumentado de 50 rupias (0,61 euros) para 250 rupias (3,05 euros) – um aumento de 400%. O aumento do preço do bilhete para visitar o monumento construído pelo Imperador mogol Shah Jahan como um túmulo para a sua esposa Mumtaz Mahal, entrou em vigor esta segunda-feira.

Já o ingresso para turistas estrangeiros ao palácio de mármore da cidade de Agra, no norte da Índia, subiu de 14 euros para 16.66 euros, adianta o The Guardian.

“Queremos que as pessoas paguem mais para conseguimos limitar os passos”, explicou à AFP um porta-voz da Archaeological Survey of India, órgão do Governo responsável pela manutenção do monumento. “Esta medida irá reduzir o número de visitantes em, pelo menos, 15-20%, gerando receita suficiente para a sua conservação”, continuou.

Esta medida ocorre apenas alguns meses depois de as autoridades indianas terem restringido o número de turistas diário para 40 mil. Anteriormente, até 70 mil pessoas visitavam o Taj Mahal, principalmente aos fins de semana.

A verdade é que, segundo os especialistas, o fluxo excessivo de pessoas está a causar danos irreversíveis no piso de mármore e nas paredes do monumento. As autoridades lutam também para impedir que o mármore branco se torne amarelo à medida que os níveis de poluição aumentam na cidade de Agra, na Índia.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …