Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia.

O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na mais recente tentativa de reduzir o número de turistas e diminuir os dados irreversíveis que estão a prejudicar o principal local turístico do país.

Os indianos compõem a maioria dos 10.000 a 15.000 visitantes, em média, que visitam diariamente o Taj Mahal. Segundo o The Guardian, em 2016, cerca de 6,5 milhões de pessoas visitaram a obra-prima em mármore branco do século XVII.

Um bilhete com tudo incluído para cidadãos indianos foi aumentado de 50 rupias (0,61 euros) para 250 rupias (3,05 euros) – um aumento de 400%. O aumento do preço do bilhete para visitar o monumento construído pelo Imperador mogol Shah Jahan como um túmulo para a sua esposa Mumtaz Mahal, entrou em vigor esta segunda-feira.

Já o ingresso para turistas estrangeiros ao palácio de mármore da cidade de Agra, no norte da Índia, subiu de 14 euros para 16.66 euros, adianta o The Guardian.

“Queremos que as pessoas paguem mais para conseguimos limitar os passos”, explicou à AFP um porta-voz da Archaeological Survey of India, órgão do Governo responsável pela manutenção do monumento. “Esta medida irá reduzir o número de visitantes em, pelo menos, 15-20%, gerando receita suficiente para a sua conservação”, continuou.

Esta medida ocorre apenas alguns meses depois de as autoridades indianas terem restringido o número de turistas diário para 40 mil. Anteriormente, até 70 mil pessoas visitavam o Taj Mahal, principalmente aos fins de semana.

A verdade é que, segundo os especialistas, o fluxo excessivo de pessoas está a causar danos irreversíveis no piso de mármore e nas paredes do monumento. As autoridades lutam também para impedir que o mármore branco se torne amarelo à medida que os níveis de poluição aumentam na cidade de Agra, na Índia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …

Vem aí um novo filme da saga Matrix

O quarto filme da saga "Matrix" será realizado e produzido por Lana Wachowski e deverá começar a ser rodado no início do próximo ano. A saga cinematográfica "The Matrix" vai ter um novo filme, anunciaram na terça-feira …

Em momento "de vida ou morte" da empresa, Huawei tenta evitar despedimentos

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, escreveu na segunda-feira um comunicado interno no qual admite que a empresa está "num momento de vida ou morte" e pediu aos funcionários que não estão com muito trabalho …

Honduras. Ex-primeira dama condenada por desviar verbas quando marido era Presidente

Um tribunal hondurenho condenou a ex-primeira dama Rosa Elena Bonilla por desviar cerca de 600 mil dólares (540 mil euros) em dinheiro do Governo (2010-2014), quando o marido, Porfirio Lobo, era Presidente. Segundo informou esta quarta-feira …

Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump. "[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam …

Pardal Henriques desmente Marinho e Pinto. Recebeu convite mas ainda não é candidato

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou que o porta-voz do SNMMP é candidato às legislativas de outubro. Pardal Henriques confirmou o convite mas diz que ainda não tomou uma decisão. "Pardal Henriques vai ser …

Desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal continua a diminuir. O desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991. É o chamado desemprego registado que, depois de em …

Nova acusação contra Plácido Domingo. Jornalista espanhola diz que o tenor se aproximou “mais do que devia”

A jornalista espanhola Karmele Marchante acusou o tenor Plácido Domingo de se ter aproximado "mais do que devia com cara de quero, posso e mando". É um dos desenvolvimentos mais recentes do caso Plácido Domingo e …

China confirma detenção de funcionário do consulado britânico em Hong Kong

A China confirmou esta quarta-feira a detenção de um funcionário do consulado britânico em Hong Kong, Simon Cheng Man-kit, desaparecido desde 08 de agosto, numa altura de tensão diplomática entre Pequim e Londres, devido aos …