“É completamente possível” Bulgária aderir ao euro em 2023

EU2016NL / Flickr

Kristalina Georgieva

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a búlgara Kristalina Georgieva, afirmou que é “completamente possível” o seu país aderir à zona euro em 2023, depois de conversas com o Banco Central Europeu (BCE).

O objetivo de 2023 “é completamente possível”, estimou a diretora-geral do FMI e antiga presidente do Banco Mundial, em entrevista à rádio pública búlgara (BNR).

Kristalina Georgieva confirmou ter abordado esse assunto com a sua predecessora no FMI, Christine Lagarde, que é a atual presidente do Banco Central Europeu, à margem do Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça. “Christine Lagarde vê um desenvolvimento positivo relativamente à Bulgária. Ela espera que os projetos de adesão à zona euro se realizem como previsto”, disse, citada pela AFP.

A também antiga comissária europeia búlgara (2010-2016) defendeu que “a Bulgária tem interesse em entrar na zona euro para poder apoiar-se na capacidade de proteção” do BCE, num contexto em que “o mundo se torna constantemente mais turbulento”.

O ministro das Finanças búlgaro, Vladislav Goranov, anunciou recentemente que a Bulgária deverá aderir até abril ao mecanismo de taxas de câmbio ERM II (‘Exchange Rate Mechanism’, na sigla em inglês), tido como a ‘antecâmara do euro’.

O mecanismo opera a integração no quadro de regulação bancária da zona euro e do sistema de paridade cambial fixa, no qual um Estado deve permanecer pelo menos dois anos antes de entrar na zona euro.

A Bulgária, membro mais pobre da União Europeia (UE) mantém a sua moeda, o lev, indexado ao euro desde 1999 a uma taxa fixa. O mecanismo ERM II prevê que a moeda nacional de um país candidato à zona euro possa flutuar com uma margem à volta de 15% nos dois anos anteriores à adoção do euro.

O país está desde 1997 em regime de austeridade orçamental, o que lhe permite manter os indicadores macroeconómicos estáveis e um baixo nível de dívida pública (28% do produto interno bruto em outubro de 2019).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Madjer diz adeus ao futebol de praia

O internacional português, eleito cinco vezes melhor jogador mundial de futebol de praia, anunciou, esta quinta-feira, o fim de carreira e prepara-se para assumir o cargo de coordenador para a modalidade da Federação Portuguesa de …

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …