A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Michael Reynolds / EPA

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon.

O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio online da extrema-direita norte-americana, que defende várias teorias da conspiração, nomeadamente que há uma seita mundial de pedófilos satanistas entre as altas hierarquias do Governo e em Hollywood.

Durante os anos em que Donald Trump esteve à frente da Casa Branca, os apoiantes deste grupo conspiracionista realmente acreditaram que o republicano estava a travar uma guerra secreta contra esta suposta seita e que a “Tempestade”, ou o “Grande Despertar” como também gostam de lhe chamar, estava ao virar da esquina.

Mas agora, com o regresso do ex-Presidente à sua mansão na Flórida e com a tomada de posse de Joe Biden em Washington, esta quarta-feira, os conspiracionistas ficaram sem rumo.

Nada aconteceu, o que terá deixado “os apoiantes do QAnon num frenesim de confusão e descrença, quase instantaneamente destruindo a ilusão coletiva que foi alimentada e amplificada por muitos”, lê-se no artigo publicado pela estação televisiva CNN.

Para dificultar a situação, redes sociais como o Facebook e o Twitter removeram muito do conteúdo relacionado com o QAnon, logo, os seus apoiantes estão agora espalhados em sites de menor dimensão.

“Os seguidores mais ferrenhos do QAnon estão confusos. Depois de vários anos de espera pelo ‘Grande Despertar’, parecem ter ficado genuinamente chocados ao ver o Presidente Biden tomar posse. Uma percentagem significativa no meio online escreve que desistiu do QAnon, enquanto outros estão a promover novas conspirações”, explicou à cadeia televisiva Daniel J. Jones, presidente da Advance Democracy, uma organização sem fins lucrativos apartidária que monitoriza grupos extremistas e a desinformação online.

“Biden é o nosso Presidente. Está na altura de desligarmos os nossos dispositivos e voltarmos à realidade. (…) Por enquanto, vou desconectar-me de todas as redes sociais. Tem sido divertido, malta, mas infelizmente acabou”, escreveu um dos apoiantes no Telegram.

Outros acreditam que este anticlímax faz parte do plano, sugerindo que Trump apenas “permitiu” que Biden se tornasse Presidente “pelas aparências”. “Tudo o que acontecer nos próximos quatro anos é, na verdade, o Presidente Trump que está a fazer acontecer”, escreveu outro utilizador do 4chan.

“Está tudo uma confusão. A frustração começou a infiltrar-se. Há algum constrangimento, alguma raiva… Estão a surgir novas conspirações e estão a discuti-las entre si”, declarou Carla Hill, investigadora do Centro de Extremismo da Liga Anti-Difamação.

Esta quarta-feira, os Estados Unidos pararam para ver o democrata Joe Biden tomar posse, na escadaria oeste do Capitólio, como 46.º Presidente. No discurso que se seguiu, o novo chefe de Estado celebrou o facto de a democracia ter prevalecido e pediu a todos os norte-americanos, sem exceção, para que tenham espírito de união.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sem rumo já eles estavam, senão não se tinham metido nessa seita de loucos!…
    Agora é só seguir o líder e voltar para as cavernas!

RESPONDER

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …