A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Michael Reynolds / EPA

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon.

O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio online da extrema-direita norte-americana, que defende várias teorias da conspiração, nomeadamente que há uma seita mundial de pedófilos satanistas entre as altas hierarquias do Governo e em Hollywood.

Durante os anos em que Donald Trump esteve à frente da Casa Branca, os apoiantes deste grupo conspiracionista realmente acreditaram que o republicano estava a travar uma guerra secreta contra esta suposta seita e que a “Tempestade”, ou o “Grande Despertar” como também gostam de lhe chamar, estava ao virar da esquina.

Mas agora, com o regresso do ex-Presidente à sua mansão na Flórida e com a tomada de posse de Joe Biden em Washington, esta quarta-feira, os conspiracionistas ficaram sem rumo.

Nada aconteceu, o que terá deixado “os apoiantes do QAnon num frenesim de confusão e descrença, quase instantaneamente destruindo a ilusão coletiva que foi alimentada e amplificada por muitos”, lê-se no artigo publicado pela estação televisiva CNN.

Para dificultar a situação, redes sociais como o Facebook e o Twitter removeram muito do conteúdo relacionado com o QAnon, logo, os seus apoiantes estão agora espalhados em sites de menor dimensão.

“Os seguidores mais ferrenhos do QAnon estão confusos. Depois de vários anos de espera pelo ‘Grande Despertar’, parecem ter ficado genuinamente chocados ao ver o Presidente Biden tomar posse. Uma percentagem significativa no meio online escreve que desistiu do QAnon, enquanto outros estão a promover novas conspirações”, explicou à cadeia televisiva Daniel J. Jones, presidente da Advance Democracy, uma organização sem fins lucrativos apartidária que monitoriza grupos extremistas e a desinformação online.

“Biden é o nosso Presidente. Está na altura de desligarmos os nossos dispositivos e voltarmos à realidade. (…) Por enquanto, vou desconectar-me de todas as redes sociais. Tem sido divertido, malta, mas infelizmente acabou”, escreveu um dos apoiantes no Telegram.

Outros acreditam que este anticlímax faz parte do plano, sugerindo que Trump apenas “permitiu” que Biden se tornasse Presidente “pelas aparências”. “Tudo o que acontecer nos próximos quatro anos é, na verdade, o Presidente Trump que está a fazer acontecer”, escreveu outro utilizador do 4chan.

“Está tudo uma confusão. A frustração começou a infiltrar-se. Há algum constrangimento, alguma raiva… Estão a surgir novas conspirações e estão a discuti-las entre si”, declarou Carla Hill, investigadora do Centro de Extremismo da Liga Anti-Difamação.

Esta quarta-feira, os Estados Unidos pararam para ver o democrata Joe Biden tomar posse, na escadaria oeste do Capitólio, como 46.º Presidente. No discurso que se seguiu, o novo chefe de Estado celebrou o facto de a democracia ter prevalecido e pediu a todos os norte-americanos, sem exceção, para que tenham espírito de união.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sem rumo já eles estavam, senão não se tinham metido nessa seita de loucos!…
    Agora é só seguir o líder e voltar para as cavernas!

RESPONDER

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …

Autoagendamento para jovens de 16 e 17 anos termina esta sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores …

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …

Mais 10 mortes e 2581 casos. Morreu uma criança com menos de 10 anos

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 2581 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2581 novos …